Precisa colocar título na redação do Enem? Confira algumas boas práticas!

Ana Massêo Dicas de Redação

Às vezes dar um título à redação é uma tarefa complicada, não é mesmo? Principalmente quando o seu texto é um dos fatores decisivos para você entrar na universidade desejada. 

Pensando nisso, vamos esclarecer agora se você precisa colocar título na redação do Enem, além de te dar dicas para ajudar a elaborar um bom título. Então, vamos lá?

É necessário colocar título na redação?

Geralmente, o título só é obrigatório se for requisitado nas instruções da prova. Caso isso não ocorra, ele é opcional.    

Segundo o manual de redação do Enem 2018: “O título é um elemento opcional na produção da sua redação e será considerado como linha escrita, porém não será avaliado em nenhum aspecto relacionado às competências da matriz de referência.”

O que isso quer dizer? O título no Enem não é necessário porque ele não afeta a sua nota. Você pode até colocá-lo, mas ele não será avaliado em nenhuma das cinco competências de correção. 

Dessa forma, torna-se opcional para o autor colocar ou não um título. 

Mas atenção porque aqui vai uma dica e tanto: se optar pela utilização do título, além de perder tempo considerando ideias, você acaba utilizando uma das trinta linhas que possui para desenvolver sua redação. 

Agora, se o seu objetivo for outros vestibulares, tome muito cuidado! Leia atentamente as instruções da prova, pois colocar um título pode ser algo obrigatório. 

Na redação da FUVEST, por exemplo, um dos tópicos da instrução é: dê um título a sua redação. Nesse caso, inclusive, uma linha da folha de redação é disponibilizada especialmente para esse elemento. Então, não esqueça de adicioná-lo!

Qual o objetivo de colocar um título?

Lembra aquela expressão “nunca julgue um livro pela capa”? Apesar de ser verdade, uma capa chamativa e um título bem elaborado aumentam muito mais as chances de alguém querer ler o livro.

E qual a conexão disso com a sua redação? Bom, o título pode ser a chamada ideal para despertar a curiosidade do seu leitor, tendo por objetivo atrair e contextualizar sobre o que você vai dizer. 


Como criar um bom título?

Se você optar por colocar título na sua redação do Enem, é sempre bom ter uma ideia de como fazer isso. Por isso, vamos te passar algumas dicas para te ajudar nessa escolha!

Saia do senso comum

Você já viu que não precisa colocar título na redação do Enem e que isso pode até mesmo acabar te prejudicando. Então, se você optar por utilizá-lo, o ideal é que ele seja interessante, criativo e inteligente. Se for óbvio, comum ou clichê, só estará ali para “gastar espaço”. 

Procure demonstrar autoria e aguçar a curiosidade do leitor sobre suas ideias por meio dele. Reflita: você ficaria interessado em um texto cujo título é este que você deu? Qual é o efeito que você deseja causar com essa escolha? 

E lembre-se: ele deve ser curto e objetivo.

Não perca muito tempo com o título

Gif de um um homem surpreso olhando o relógio de pulso.

Se na hora da prova você achar muito difícil elaborar um título que seja bom, deixe para escolher no final ou abra mão de colocá-lo. Afinal, ele não é essencial! Invista no texto.

Além disso, deixando-o para o final você já terá melhor noção sobre o que falou em sua redação, ficando mais fácil elaborar um título chamativo para ela. 

Apresente o título de forma correta 

Na hora de criar o seu título, tenha em mente algumas regrinhas básicas:

  • Use letra maiúscula somente na primeira palavra; nas demais, apenas quando for obrigatório. (Ex.: Olhares que buscam o Brasil);
  • Não coloque ponto final;
  • Centralize-o na linha;
  • Não salte uma linha depois.

Seguindo elas vai ficar mais fácil garantir que você crie um bom título.

Saiba o que evitar

Pensando que o título deve ser de sua autoria, nunca use o tema da redação como título. Se não for para criar algo autoral, é melhor nem colocar!

Além disso, evite títulos com tom irônico, sarcástico ou que tenham algum tipo de trocadilho. Essa nem sempre é a melhor escolha, pois pode causar uma má impressão. 

Apesar de todo o cuidado da Banca do Enem para que a correção seja feita de forma impessoal e objetiva, estamos lidando com corretores humanos e, eventualmente, a subjetividade pode fazer diferença no resultado final.

Relacione o título ao texto

Por fim, uma última dica. Se você fizer, por exemplo, uma referência interessante como título, retome-a em algum momento da argumentação para estabelecer sentido à sua escolha e enriquecer o seu texto.

Considerando todos esses detalhes, o que você acha? Precisa colocar título na redação do Enem ou não? Se optar por colocá-lo, comece a praticar! E aqui vai a nossa última dica para você: usando a plataforma da Imaginie, você pode treinar redações de vários temas e receber a correção com base nas 5 competências do Enem. E, para você que chegou até aqui, nós separamos um desconto de 15% na compra de qualquer pacote! É só usar o cupom TÍTULONAREDAÇÃO no momento da compra. Bons estudos!

Ilustração de um cupom de desconto com o cupom "TÍTULONAREDAÇÃO", direcionando para o link: https://www.imaginie.com.br/precos-imaginie/?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=blog-post

Vamos debater sobre?

Rua Bernardo Guimarães, 2129 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-087. Telefone: (31) 3517-1717

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.