Combate ao tráfico de pessoas: referências para a redação

Beatriz Kalil Othero Dicas de Redação

Um dos problemas sociais mais negligenciados no mundo – tanto pelos governos, quanto pela sociedade – é o tráfico de pessoas. Devido à urgente necessidade de discuti-lo, o tema também está presente em propostas de redação. Assim, para que você conheça e reflita mais sobre o assunto, indicamos três fontes de estudo e referências que podem enriquecer seu texto.

Novela Salve Jorge (2012-2013) – Emissora Globo

Na produção, a escritora Gloria Perez inspirou-se em casos reais de tráfico de pessoas. Logo no começo da trama, mulheres foram enganadas no Brasil para serem traficadas na Turquia, onde foram exploradas e abusadas de várias formas.

Brasileiros no Mundo: Tráfico de Pessoas para Trabalho Forçado

A reportagem, de aproximadamente 20 minutos, foi produzida pela TV Brasil Internacional EBC em 2012, e continua muito atual. Nela, são expostos dados estatísticos, fatos e entrevistas com vítimas do tráfico de pessoas. O foco do programa foi o trabalho forçado, um dos vários contextos do problema social. Veja abaixo:

Entrevista com uma brasileira vítima do tráfico sexual

A reportagem mostra o ponto de vista da brasileira Carla (nome fictício a fim de preservar a identidade), que já foi vítima do tráfico sexual na Espanha. Ela conta como foi enganada e forçada a se prostituir por meses, o que a prejudicou de maneira irreparável. Hoje, Carla é agente social e luta contra o tráfico de mulheres, resgatando vítimas e fornecendo tratamento a elas. Leia clicando aqui.

Boa produção – e conscientização!

MOEDAS VIRTUAIS E RELAÇÕES ECONÔMICAS: REFERÊNCIAS PARA A REDAÇÃO

Vamos debater sobre?