Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

8 dicas de como treinar redação de maneira efetiva e mandar bem no ENEM

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Treinar redação é mais que saber que ela deve conter 4 quatro parágrafos, com começo, meio e fim e todas as suas boas regras de construção.

Para aprender sobre todas essas coisas de fato, você só consegue escrevendo muito!

E é por isso que neste artigo vamos te mostrar 8 dicas infalíveis de como treinar redação e mandar superbem quando for fazer o Exame oficial. Bora conferir este conteúdo?

8 dicas de como treinar redação ENEM

Separamos 8 dicas infalíveis de como treinar redação do ENEM e mandar superbem nesse texto que pode subir toda a sua média no Exame! Confere só:

1. Fique antenado ao que acontece no Brasil e mundo

A nossa primeiríssima dica é: fique antenado ao que acontece no Brasil e mundo.

É isso mesmo! O ENEM gosta de cobrar atualidades na temática de sua redação. Portanto, é necessário que você:

  • assista a muitos telejornais;
  • ouça muitos podcasts de atualidades (como o Dá Ideia, da Imaginie);
  • leia muitas revistas e jornais;
  • físicos ou virtuais;
  • e mantenha-se muito bem informado sobre os acontecimentos que têm ganhado destaque no Brasil e no mundo. 

Porém, lembre-se sempre de checar a fonte e se a informação é verídica, ok? Afinal, você não vai querer citar nenhuma fake news em sua redação e perder pontinhos por isso.

Os assuntos bombantes que movimentam o ano têm uma grande chance de caírem no Exame de alguma maneira. Eles podem cair nas questões de múltipla escolha relacionadas às disciplinas ou como tema em sua redação.

Sendo assim, esteja atento a tudo que se passa durante todo o ano. Muitas vezes um assunto que foi capa de revistas e jornais no início do ano já pode ter sido esquecido por e é aí que mora o perigo, caso esse tema caia em sua redação.

Uma característica marcante da prova do ENEM é a contextualização dos conteúdos de cada área do conhecimento com o mundo real. As questões possuem sempre um grande enunciado e buscam aproximar o conteúdo teórico de cada disciplina à sua aplicação em situações reais.  

Portanto, às vezes dá até para usar algumas informações que estarão presentes em suas questões de múltipla escolha em sua prova de redação. Então, fique bem atento às questões, para não perder essa chance de ouro!

treinar redação: gif de um homem afirmando com a cabeça

2. Conheça bem as características do gênero dissertativo-argumentativo 

A redação do ENEM pertence ao gênero dissertativo argumentativo. Logo, treinar redação passa por conhecer e saber de cor e salteado as características do texto dissertativo-argumentativo.

Pois bem, conheça agora as principais características desse gênero:

  • texto que possui introdução, desenvolvimento e conclusão;
  • texto em que se deve utilizar argumentos válidos para a defesa de seu ponto de vista;
  • texto que deve ser escrito em norma culta;
  • texto em que se deve concatenar as ideias de maneira coerente e por meio dos conectivos.

3. Faça duas redações por semana

A nossa terceira dica para treinar redação é: faça duas redações por semana.

Aquele velho e conhecido clichê: “a prática leva à perfeição” deve ser considerado um verdadeiro mantra se você quer se dar bem na redação do ENEM.

Mas você deve sempre praticar com diferentes temas e eixos diferentes, ok? Nada de ficar praticando com um só tema, mesmo porque todos os anos os participantes encaram uma nova proposta para ser desenvolvida. 

Então, procure fazer muitas produções textuais ao longo do ano e sempre redações com temáticas distintas. Dessa maneira, você estará treinando também sua versatilidade e diminuirá muito as chances de incidir em um grave erro: o tangenciamento do tema.

Você vai perguntar: “tangenciamento do tema?”. 

treinar redação: gif com pessoas falando "what", "o que" em português?

Se você ainda não sabe o que é isso, eu explico: tangencia-se o tema quando, ao invés de tratar o tema em si, o candidato apresenta uma estratégia argumentativa de maneira muito genérica e superficial. 

Por exemplo, se o exame propõe que você disserte argumentativamente acerca do assunto “as dificuldades do acolhimento de refugiados”, você deve buscar argumentos que defendam o seu posicionamento sobre especificamente esse recorte temático. Porém, se por acaso você trata de um acolhimento dos países em relação a imigrantes em geral, você incidirá no tangenciamento. 

 


4. Treine a introdução

Treinar redação também passa por escrever bem a introdução. Isso porque é na introdução da sua redação que você irá delinear a sua tese (o seu ponto de vista) e ainda apresentar o tema de maneira clara e coerente, prendendo a atenção do leitor. 

Para isso, você poderá lançar mão de modelos diferentes de introdução. Por exemplo, você pode:

  • utilizar uma citação relacionada à temática;
  • uma exemplificação;
  • uma definição;
  • uma comparação
  • uma alusão histórica. 

É importante, no entanto, que qualquer que seja sua estratégia, ela esteja em consonância com o tema. Afinal, de nada adianta fazer uma alusão histórica que nada se relaciona com o recorte temático. 

Seria interessante que você adotasse um novo modelo de introdução a cada nova redação. Assim, você treina estratégias diferentes, não deixe seus textos repetitivos e ainda vai pegando a manha de deixar sua introdução cada vez mais completa, prendendo a atenção do leitor. 

5. Treine o desenvolvimento

Em quinto lugar de nossa lista de como treinar redação temos: treine o desenvolvimento.

Você deverá reservar dois parágrafos para desenvolver sua tese e apresentar argumentos válidos que tragam autoridade à sua redação e embasem o seu ponto de vista.

Selecionar e organizar os argumentos é um dos pontos mais importantes de toda a sua redação. E para saber fazer isso de maneira adequada só com muito treinamento.

Para a defesa de seu ponto de vista você deve buscar por:

  • fatos e exemplos reais;
  • dados estatísticos;
  • comparações;
  • contextualização histórica;
  • citação de especialistas
  • outros argumentos que fundamentem, ou seja, que corroborem a sua posição a respeito do tema específico. 

Todas essas estratégias argumentativas são consideradas válidas, e irão trazer autoridade à sua redação. Elas vão te ajudam a defender o seu ponto de vista com segurança, já que há indícios de que mais pessoas pensam como você. 

6. Treine a conclusão

Você também deverá treinar, e muito, a conclusão de sua redação. 

Isso porque a redação ENEM, diferente de outros textos dissertativos-argumentativos, exige que, além de concluir o seu texto, você ainda apresente uma proposta de intervenção

Sua proposta de intervenção deverá apresentar uma ação que possua agente, meio, efeito e detalhamento para todos os desafios apresentados por você durante os parágrafos do desenvolvimento. 

Bom, e para apresentar uma proposta de intervenção completona que não viole os direitos humanos, você já sabe: só treinando muito!

Dica extra: sua proposta de intervenção não tem que resolver os problemas, mas ela tem que tentar minimizá-los!

7. Saiba como se apropriar dos textos de apoio sem copiá-los

Outra dica valiosa para treinar redação de maneira assertiva é saber como se apropriar dos textos de apoio sem copiá-los. E você só vai conseguir isso na prática, treinando muito e fazendo 2 redações por semana. 

Os textos base estarão na sua prova de redação para te ajudar a se guiar a respeito do tema, mas eles não podem, em hipótese alguma, ser copiados parcial ou integralmente. É claro que os dados que eles trazem podem sim ser usados por você para enriquecer e ajudar a defender seu ponto de vista. 

Porém, você deverá fazer isso de modo consciente, se apropriando dos dados, mas fazendo uma reflexão com suas próprias palavras sobre eles, enriquecendo sua tese. O que você DEVE fazer também é ler, interpretar e se apropriar daquilo que achar mais válido e com suas próprias palavras. Assim, você vai passar à sua redação a análise daquilo que achou mais importante nos textos de apoio. 

Lembre-se sempre que os corretores de sua redação querem ver qual o seu conhecimento a respeito da temática, ok?

treinar redação: gif de uma pessoa falando "yes", "sim" em português.

8. Conte com a Imaginie Redação para corrigir seus textos

A nossa última e valiosíssima dica para treinar e consequentemente mandar bem no ENEM é: conte com a Imaginie Redação para corrigir seus textos!

O quê? Ainda não conhece a plataforma de correção online Imaginie? 

treinar redação: gif de uma pessoa dizendo "no", "não" em português.

Ah, tudo bem, se você ainda não conhece eu faço questão de te apresentar! 

A Imaginie Redação é uma plataforma online, que oferece mais de 300 temas diferentes de todos os eixos temáticos, além de contar com corretores que fazem uma correção super detalhada do seu texto. 

Isso significa que será possível treinar redação de maneira realmente assertiva, com vários temas diferentes, o que vai te ajudar a não tangenciar o tema e a não ser superficial, Já que você terá corretores que indicaram se você está conseguindo dissertar e argumentar de maneira realmente efetiva.  

Isso porque os corretores-professores da Imaginie Redação são supercompetentes e expõem aos estudantes os seus erros de maneira clara e empática. Além disso, eles ainda dão elogios, o que te ajudará a se manter animado e motivado e ainda a conhecer os seus pontos fortes.

E aí curtiu conhecer as 8 dicas de como treinar redação e mandar bem quando o Exame oficial chegar? Se você quiser saber como colocar o nono segredo em prática agora mesmo, conheça melhor a Imaginie Redação e escolha o seu pacote!

Cadastre-se em nossa plataforma

São mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

16 + 4 =

Posts relacionados

Estude com a Imaginie

Tenha suas redações corrigidas de maneira detalhada por especialistas em 24 horas

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter