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Redação: Vida Urbana no século XXI: A cidade é para todos?

  • Carla Gobb
  • 30/06/2016
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Já conhece a parceria entre Imaginie e Guia do Estudante? Toda semana tem proposta de redação nova e as primeiras pessoas que se cadastrarem ganham uma correção gratuita. Fique de olho!

ESCREVA A PARTIR DESSE TEMA

Agora veja um exemplo de uma boa redação dessa parceria.

“Na última década, a população mundial tornou-se predominantemente urbana. Produto desse fato, as cidades contemporâneas abrigam um intenso fluxo de pessoas e serviços e, concomitantemente, problemas associados a tais fatores. Perante a grande e crescente população mundial, tais centro urbanos não conseguem atender, ampla e satisfatoriamente, todos os cidadãos, os quais veem seus direitos inalienáveis desrespeitados.

Em primeira instância, ressalta-se que a urbanização, no âmbito nacional, ocorreu de modo rápido e desorganizado. Por conseguinte, são recorrentes, marcadamente nas metrópoles, problemas relativos à infraestrutura e ao saneamento básico, os quais atingem, em destaque, camadas mais pobres da população. Além dos empecilhos estruturais, há a crescente população, proveniente de movimentos migratórios e da natalidade, a qual acaba acarretando uma macrocefalia urbana, que ocasiona dificuldades de vivência.

Nesse contexto, é de se salientar que, em associação à urbanização, sucede-se a instalação empresarial. A partir desta, empresas são atraídas para certas cidades, favorecendo a especulação imobiliária e a valorização de serviços no entorno. Assim sendo, a população de menor poder aquisitivo acaba não tendo acesso aos centros que concentram capitais e melhores serviços básicos, como a saúde. Ademais, evidencia-se, conjuntamente, o processo de segregação socioespacial feito justamente com tal intuito, através, por exemplo, de condomínios fechados ou de cinemas e teatros com preços elevados.

Sob tal perspectiva, acrescenta-se a problemática em torno da mobilidade urbana. Esta, comumente, apresenta-se deficitária no que tange ao transporte público, dificultando a locomoção e, por extensão, o acesso a certas áreas das cidades. Tal dificuldade atinge fortemente os indivíduos residentes nas periferias urbanas, haja vista os obstáculos de acesso, via deslocamento, a locais culturais, saudáveis e de interesse.

Portanto, percebe-se que as cidades exibem grandiosidade, mas expõem, em associação, problemas para fornecer sistemas de qualidade a todos. Assim, é essencial que o Poder Público transfira investimentos para adequar a infraestrutura urbana, ao mesmo tempo que forneça transportes com custos mais baixos à população mais pobre. A sociedade, por sua vez, deve combater a segregação socioespacial através de seus próprios hábitos, não se separando de certos cidadãos conscientemente. Desse modo, ter-se-á um meio urbano verdadeiramente para todos, com respeito ao direito destes.”

Análise da proposta:

A proposta de redação pede a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Vida urbana no século XXI: A cidade é para todos?”. Esse gênero de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações e o objetivo central é convencer o leitor de seu ponto de vista. A estrutura do texto dissertativo-argumentativo deve possuir: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução o candidato deve contextualizar o tema abordado e já assumir um ponto de vista. No desenvolvimento, apresentar os argumentos. Para construir argumentos sólidos e difíceis de serem refutados é necessário estar por dentro do assunto. Não deixe de acompanhar o noticiário, ler revistas, jornais e sites de notícias. Ao concluir o texto o estudante também precisa apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Procure apresentar propostas de intervenção que fujam do senso comum e que sejam possíveis de serem realizadas, os corretores irão analisar isso.

Fuga ao tema, desrespeito aos direitos humanos e descumprimento do gênero dissertativo-argumentativo podem anular a redação do ENEM. E, acreditem, muitos candidatos ainda cometem esse erro.

Análise da redação do aluno:

A redação é bem escrita, discute o tema com vocabulário rico e argumentos consistentes.

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta: O estudante mostrou ter domínio da norma culta e não cometeu nenhum erro grave.

Competência II – Compreender a Proposta: Abordou muito bem o tema, apresentando argumentos claros e bem fundamentados.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos: Ele soube construir bem os argumentos para defesa de seu ponto de vista, falou da urbanização rápida e desorganizada que trouxe problemas de infraestrutura que prejudicam a todos, mas principalmente a população de menor poder aquisitivo. E apresentou também o problema da especulação imobiliária que afasta algumas pessoas e cria uma segregação socioespacial.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação: Não cometeu nenhum erro grave que poderia comprometer sua nota e o entendimento do seu texto.

Dica: Em duas situações o estudante usou a locução “através de”. Essa locução significa “de uma lado a outro”, “cruzar”. Enquanto a locução “por meio de” significa “por intermédio de”. O ideal seria que o estudante fizesse essa substituição e utilizasse “por meio de”. Alguns dicionários já aceitam o uso de “através de” com o sentido de “por meio de”, mas ressaltam que o uso pode ser menos elegante. Na dúvida, é bom evitar. Vamos garantir a nota mil, não é mesmo?

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema: Por último, o aluno propôs melhorias que envolveram o poder público e a sociedade. As melhorias apresentadas são possíveis de serem realizadas e respeitaram os direitos humanos.

ESCREVA A PARTIR DESSE TEMA

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