Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Hoje trouxemos um exemplo de redação sobre “O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo”, que foi tema do #DesafioVem1000!

Confira agora um podcast sobre esse tema e analise uma redação nota 920 com comentários!

Exemplo de redação sobre o tema: O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo

A Revolução[1] Verde[2], ocorrida na segunda metade do século XX, foi responsável por introduzir técnicas inovadoras de produção no campo, como a transgenia de alimentos e o uso de agrotóxicos.[3] Em primeira instância essas mudanças foram positivas, uma vez que aumentaram a produtividade agrícola, entretanto com o uso desregulado de agrotóxicos, os impactos ambientais foram atenuando-se paralelamente aos riscos à saúde humana, pois, sendo necessário instituir políticas mais severas quanto à liberação de novos tóxicos, a fim de preservar os ambientes e processos que envolvem a cadeia produtiva da agricultura.[4]

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o uso de insumos tóxicos gera um grave desequilíbrio ecológico e coloca em risco o bem estar, não apenas do ser humano mas também de diversos outros seres vivos. Nesse sentido é perceptível que a contaminação ocorre por meio de duas maneiras: a primeira através do contato direto, sujeita a agricultores responsáveis por aplicar o veneno e a trabalhadores do campo, a segunda por meio do contato indireto, como o consumo de alimentos. Em ambos os casos a presença de resíduos tóxicos no organismo pode causar a falência respiratória, câncer e lesões renais,[5] tal como apontado pela Organização[6] Mundial[7] da Saúde[8] “OMS”. Em adição, tais problemas no ambiente natural acarretam na morte da fauna e alteram de maneira drástica as relações ecológicas em equilíbrio.

Dessa forma,[9] surge a problemática da possibilidade de ocorrer o aparecimento de pragas mais resistentes e imunes aos agrotóxicos. Pois de acordo com o princípio da “Seleção Natural” de Charles Darwin, os pesticidas podem ou eliminar predadores naturais de outros seres vivos que podem vir a se tornarem pragas, ou realizar a seleção de insetos mais resistentes gerando sua posterior reprodução em larga escala. Não obstante, esse cenário tende a ser minimizado nos países da Europa e nos Estados Unidos, em razão de que os mesmos proibiram o uso de diversos defensivos agrícolas. Em contrapartida, o Brasil apresenta preocupante flexibilização quanto à liberação de novos agroquímicos, incluindo alguns até mesmo proibidos em outros países, tal como apresentado pela pesquisadora da USP[11] Larissa Mies, especialista em agrotóxicos.[12]

Em síntese,[13] a fim de evitar que os impactos na sáude[14][15] humana e no meio ambiente sejam acentuados é preciso que o ministério[16] da agricultura[17] proiba[18] o uso de insumos tóxicos classificados de alto risco e que não sejam extremamente essenciais à agricultura, isso deve ser feito buscando referência internacional analisando os agrotóxicos já proibidos por outros países. Ademais uma alternativa a ser aplicada é o uso do controle biológico de pragas,[19] e incentivo à agricultura familiar, em quase sua totalidade isenta de agrotóxicos, por fim, diminuindo os riscos à sauide[21] humana e ao meio ambiente.


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Esta palavra é grafada com letra maiúscula.
  • [2] Esta palavra não é grafada com inicial minúscula.
  • [6] Esta palavra é grafada com letra maiúscula.
  • [7] Esta palavra não é grafada com inicial minúscula.
  • [8] Esta palavra é grafada com letra maiúscula.
  • [11] É usual, quando se cita uma sigla pela primeira vez, descrever o que ela significa. Apesar de haver discordância entre professores, pois se trata também de estilo, é melhor evitar perda de pontos por algo tão simples.
  • [14] Cuidado com a acentuação das palavras! Esta palavra requer acento.
  • [15] Acentuar inadequadamente uma palavra pode comprometer a ideia que se quer passar. Ex.: Sabiá ≠ Sabia.
  • [16] Esta palavra não é grafada com inicial minúscula.
  • [17] Esta palavra é grafada com letra maiúscula.
  • [18] Esqueceu-se de acentuar a palavra.
  • [19] Retire a vírgula.
  • [21] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção!

Competência II: compreender a proposta

  • [4] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [3] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
  • [5] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
  • [10] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante e retira um possível caráter clichê do texto. Parabéns!
  • [12] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [9] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [13] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [20] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Olá, aluno (a)! Você iniciou sua redação com uma citação e isso ajudou muito em sua nota, além de fazer ótimos usos de dados estatísticos que deram grande credibilidade para sua argumentação. Excelente escolha no uso dos conectivos, seu texto ficou muito coeso. Ótima proposta de intervenção. Ao fazer o uso de siglas, descreva seu significado. E por fim fique atento aos erros de pontuação, acentuação, grafia e no uso da letra maiúscula, ademais, parabéns, seu futuro será brilhante, continue assim. Bons estudos!

Nota: 920

O que você achou do exemplo de redação sobre “O uso de agrotóxicos no Brasil e no mundo” que trouxemos para você? Agora é a sua vez! Basta escolher o seu pacote da Imaginie e produza o seu texto também!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter