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Veja um exemplo de redação sobre o tema: Violência Infantil – como garantir os direitos da criança e do adolescente?
[1]A incidência da violência infantil não é algo restrito à atualidade, desde a Revolução Industrial,[4] ela já existia na forma de trabalho compulsivo. Hoje, apesar do Estatuto da Criança e do Adolescente garantir leis que os protegem, agressões físicas, sexuais e emocionais ainda ocorrem devido à ineficácia da fiscalização. Por conseguinte, graves problemas são condicionados, como o risco à saúde corporal e psicológica desses alvos.
[3]Em primeira instância, a exposição a traumas físicos contínuos é inaceitável independente das circunstâncias, uma vez que acarreta graves sequelas aos mais jovens e, em situações extremas, pode levar à morte. A exemplo do caso de Isabela Nardoni, a qual, possuindo apenas cinco anos, faleceu após sofrer agressão e ser jogada pela janela de um edifício.
Ademais, as consequências psicológicas desse problema devem ser ressaltadas, já que crianças violentadas apresentam maior tendência à depressão e criminalidade, o que gera uma cadeia de dificuldades sociais.[2]
Contudo, a efetividade do combate à violência infantil é impossibilitada em razão da escassez de denúncias para que essas ações sejam punidas. Somando a isso, de acordo com o filósofo Immanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele; logo, ao crescer em um ambiente onde atos violentos são vistos como normais, a criança torna-se suscetível a ser uma agressora no futuro, o que fomenta esses atos na sociedade.
Faz-se evidente, portanto, um ciclo de irregularidades o qual necessita de uma intervenção. Para isso, cabe ao Estatuto da Criança e do Adolescente, em parceria com a mídia, a promoção de campanhas que incentivem a realização de denúncias a fim de que esses crimes sejam punidos e minimizados. Como também, as prefeituras devem disponibilizar acompanhamento psicológico gratuito em postos de saúde para vítimas de agressões, visando a redução dos traumas advindos dessas experiências. Desse modo, a integridade e os direitos infantis serão mais respeitados.[5]
Análise da redação do aluno:
O aluno escreveu um ótimo texto. Apresentou bom entendimento sobre o tema, boas ideias e argumentos bem estruturados.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:
O texto apresenta bom domínio da normal culta padrão.
Competência II – Compreender a Proposta:
[1] Ótimo parágrafo introdutório, apresentando o tema e sua problemática de forma clara e objetiva.
[2] Bom parágrafo de desenvolvimento, com argumentação lógica e objetiva.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
[3] Ótimo parágrafo de desenvolvimento, com linha argumentativa completa.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[4] Eliminar a vírgula para melhor fluidez do texto.
[5] Texto com ótimo domínio dos mecanismos linguísticos.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
[6] A proposta de solução se apresentou coerente e bem estruturada ao tema.