Se você está se preparando para o Enem, uma ótima forma de entender como fazer uma boa redação é lendo textos que obtiveram uma boa nota. Por isso, separamos uma redação pronta sobre o tema “Violência infantil: como garantir os direitos da criança e do adolescente?” para você conferir a seguir.
Exemplo de redação sobre o tema: Violência infantil: como garantir os direitos da criança e do adolescente?
É sabido que a violência infantil – manifestada em diferentes formas, como física, psicológica e sexual – é um paradigma a ser rompido na sociedade. Isso porque a ocorrência de atos danosos ao estado psíquico e físico de crianças e de adolescentes compromete a saúde, o desempenho escolar e o processo civilizatório da vítima. Diante desse cenário, é imprescindível que alternativas sejam buscadas, a fim de priorizar o desenvolvimento comunitário e de garantir os direitos a esse público.[1]
Primeiramente, é válido considerar que nos dias atuais um contexto capaz de marcar a violência infantil é a Guerra na Síria. Baseando-se no relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF), 5,5 milhões de crianças são afetadas pelos confrontos e são privadas de proteção, de alimentação e de educação. Esses traumas profundos revelam a transgressão aos direitos internacionais das crianças, aprovados pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1959,[2] e mostram que a união dos Governos e dos civis é caminho eficaz para mudar a hostilidade vivida. Dessa forma, os acordos que cessam os fatores motivadores da violência infantil podem ser feitos, no intuito de promover o bem-estar e a segurança dos menores de idade, e consequentemente, a paz e a tranquilidade deles. [3]
Ademais, deve-se mencionar outra modalidade persistente de violência infantil que são os abusos sexuais. No Brasil, por exemplo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 5% dos adolescentes entre 13 e 15[4] anos são alvos de ataques e de relações sexuais forçadas. Ao detalhar a pesquisa, constata-se que a maioria dos agressores são parentes, dificultando,[5] muitas vezes, a identificação dos casos. Desse modo, é fundamental que os pais, maiores responsáveis pelos filhos adolescentes, orientem sobre a importância da denúncia e cobrem das autoridades judiciais a punição – com prisão – dos criminosos. Logo, a impunidade será diminuída e os adolescentes serão resguardados. [6]
Fica evidente, portanto, que a violência infantil causa transtornos para a comunidade e precisa ser combatida. Nesse sentido, é indispensável o acompanhamento psicológico das vítimas, visto que a reconstrução da vida requer a superação dos sofrimentos. Com isso, as prefeituras municipais, por intermédio das Secretarias de Saúde, podem disponibilizar consultas psicológicas, remédios – quando necessário – e reuniões em grupos para conceder o apoio e o suporte exigido em um momento delicado, como o da violência infantil. Nesse sentido,[7] as crianças e os adolescentes poderão viver de maneira mais digna e harmônica e os seus direitos serão praticados não apenas em teorias, mas também no cotidiano de cada um.[8]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [4] É indicado que o número seja escrito por extenso.
- [5] O gerúndio é uma forma nominal do verbo que empobrece o texto. Evite seu uso.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Muito bem! Você confirmou na introdução a tese a ser defendida.
- [2] Parabéns pelo uso produtivo da citação. Dessa forma, demonstrou sua capacidade de relacionar seu conhecimento de mundo ao tema proposto.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [3] Parabéns! Estes argumentos históricos deram relevância a seu argumento.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [6] O seu texto está muito bem articulado, logo, é possível perceber a informação que você gostaria de repassar ao leitor. Parabéns!
- [7] Demonstre que o seu repertório vocabular é variado, não repita palavras ou expressões próximas. Procure e estude sinônimos.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [8] O que é a proposta de intervenção? É a resolução dos problemas apresentados durante a argumentação, ela resolve o problema apresentado na tese, dizendo o que fazer, como fazer e quem irá participar da proposta para cada um dos problemas. E você fez isso muito bem. Parabéns!
Comentário final
Olá, seu texto ficou muito bom! Apresentou um ótimo repertório sociocultural. Observe todas as marcações que fiz no corpo do texto a fim de corrigir os desvios cometidos. O sucesso é uma meta! Siga sempre em frente. Até breve!
Nota: 960
Se você quiser escrever sobre o tema “Violência infantil: como garantir os direitos da criança e do adolescente?” e receber o seu texto corrigido, é só escolher o melhor plano da Imaginie para garantir a sua nota 1000.