Fotografia de alguns livros com alusões históricas para redação enfileirados.

Conheça 5 alusões históricas para redação

Roberta Firmino Dicas de Redação

O Enem é uma prova interdisciplinar, que exige do aluno a aplicabilidade das várias áreas de conhecimento. Na redação, essa habilidade pode e deve ser explorada para aprimorar e enriquecer a argumentação. 

Conteúdos estudados nas aulas de biologia, de geografia e, até mesmo, de matemática podem ser citados, quando coerentemente forem referências ao tema em questão. 

Um dos tipos de argumentos que você pode utilizar são as alusões históricas para redação. Inclusive, nós trouxemos 5 delas que você pode aproveitar em suas produções e nos temas em que elas se relacionam. Confira!

Entenda o que são alusões históricas

Fazer uma alusão nada mais é do que fazer uma referência a algo, lembrar ou apontar uma pessoa, um texto, um acontecimento, um período histórico, dentre outros.

Então, as alusões históricas para redação servem para enriquecer a sua argumentação ao citar algum acontecimento ou período histórico que se relaciona com o tema em questão. 

5 alusões históricas para redação

Fica muito mais fácil entender como as alusões históricas para redação funcionam se você ver na prática, certo?

Então, separamos 5 delas que, inclusive, você pode utilizar em seus próprios textos caso elas se encaixem. Vamos lá?

1. Crise de 1929

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, os países da Europa estavam destruídos economicamente, enquanto os Estados Unidos continuavam lucrando, principalmente com a exportação para o continente em crise. 

A Europa, porém, começou a se restabelecer, não precisando mais depender da indústria norte-americana. 

Os EUA não tinham, então, o que fazer com a quantidade em excesso de mercadorias, ou seja, a oferta era maior do que a procura. 

Houve diminuição do preço, queda da produção e, devido a isso, desemprego. A não obtenção de lucros e a paralisação do comércio corroborou para a queda das ações da bolsa de valores. Esta foi considerada a pior e mais longa crise econômica do século XX, e ficou conhecida como “a grande depressão”.

Como relacionar?

Esse fato histórico pode ser relacionado a temas que discutem sobre economia, instabilidade econômica e consumismo, assim como às consequências diretamente ligadas a esses problemas, como a pobreza, o desemprego e a fome.

Banner de divulgação da Comunidade Imaginie com link para: https://conteudo.imaginie.com.br/comunidade-imaginie-enem-vestibular-redacao?utm_source=blog&utm_medium=artigo-alusoes-historicas-para-redacao&utm_campaign=material-rico&utm_content=banner

2. Ditadura militar no Brasil

A ditadura militar no Brasil foi instaurada por meio de um golpe militar em 1964, com o objetivo de impedir as progressivas organizações populares do governo do então presidente João Goulart, que era acusado de comunismo.  

Esse período durou 21 anos e foi marcado pela censura à imprensa, pela restrição do direito à expressão e à manifestação, além da perseguição, morte e tortura aos que se opunham ao regime.

Como relacionar?

Esse fato pode ser relacionado aos temas que discutem liberdade de expressão, governos ditatoriais, democracia e manipulação midiática, por exemplo.

3. Movimento fascista

O Fascismo surgiu no final da Primeira Guerra Mundial, na Itália, e foi instaurado por Benito Mussolini, que conseguiu expandir o pensamento político nacionalista e antissocialista para outros países da Europa. 

Esse movimento usava a violência como meio para instaurar poder e inspirou o movimento Nazista na Alemanha, liderado por Adolf Hitler. 

Ele consistia em um conceito de superioridade da raça ariana, sobretudo em relação aos judeus, que foram exterminados em campos de concentração por serem considerados “inferiores”.

Como relacionar?

As características desse fato histórico podem ser relacionadas aos temas que discutem sobre a democracia, liberdade, perseguição, preconceito racial e manipulação.  

4. Revolução industrial

As mudanças que ocorreram com a Revolução Industrial redefiniram, de forma expressiva, a sociedade e a economia no século XVIII. 

Ela começou na Inglaterra e espalhou-se progressivamente. Houve a substituição dos meios usuais de produção industrial, com a chegada das máquinas, iniciando o processo de mecanização e possibilitando resultados em larga escala. 

Algumas consequências desse processo foram as condições desumanas de trabalho e remuneração baixa, o que incitou atos de reivindicação por parte dos trabalhadores.

Como relacionar?

Se o tema for sobre trabalho escravo, condições de trabalho, direitos trabalhistas, capitalismo e mão de obra, por exemplo, essa é uma boa alusão histórico-comparativa!

5. Crise do feudalismo

Por muito tempo, a centralização do poder e a não mobilidade das classes sociais, que eram divididas em nobreza, clero e povo, persistiram como configuração social na Europa. 

A partir do século XI, porém, começou um movimento para o declínio dessa realidade. Algumas das causas foram: 

  • o crescimento demográfico, que fez com que a burguesia surgisse e movimentasse o cenário comercial; 
  • a Revolução Burguesa; 
  • a Peste Negra, que dizimou parte da população, diminuindo drasticamente a mão-de-obra da época; 
  • as Cruzadas, que promoveram a abertura e o aumento das rotas de comércio; 
  • o Renascimento, movimento artístico, filosófico e cultural que transformou o pensamento da sociedade da época.

Como relacionar?

Temas que discutirem configurações sociais, luta de classes, movimentos artísticos ou condições de saúde contemplam a possibilidade de ter esse fato histórico referenciado.  

É claro que é necessário se aprofundar nos estudos sobre alusões históricas para redação. Assim, além de estar se preparando para essa parte da prova do Enem, você também estará aprendendo mais para as questões fechadas do Exame!

E aí, preparado para colocar as alusões históricas para redação que você aprendeu aqui em prática? Baixe a nossa folha de redação guiada gratuitamente e comece a praticar já!

Banner de divulgação do modelo de redação guiada para quem quer saber como estudar para o Enem. O banner direciona para o link de cadastro a seguir: http://conteudo.imaginie.com.br/folha-de-redacao-guiada?utm_source=blog&utm_medium=artigo-alusoes-historicas-para-redacao&utm_campaign=material-rico&utm_content=banner

Vamos debater sobre?