🔥 APROVEITE A BLACK NOVEMBER IMAGINIE COM 50% EM TODOS OS PLANOS

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Os 5 escritores que mais caem no Enem e temas para citá-los

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A interdisciplinaridade do Enem permite que, ao estudarmos para uma determinada prova do exame, estudamos para outras ao mesmo tempo. Um exemplo disso é a parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias. A prova contempla as matérias de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, e demanda do aluno um estudo dedicado sobre, por exemplo, fatos históricos, que poderão ser citados, posteriormente, na redação. Te ensinamos AQUI 5 alusões históricas para usar em seu texto, confira! 😉

Neste post, iremos falar sobre os autores literários que são muito citados nas provas objetivas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, suas contribuições culturais mais expressivas e quais temas possuem relação com o que eles discutem por meio das obras. Assim, você estará se preparando e internalizando informações que podem enriquecer sua redação, ao citá-los como referência. Vamos lá!

  1. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE  

Drummond foi considerado um dos maiores escritores do Brasil. O poeta, contista e cronista foi precursor do movimento modernista com a publicação de “Alguma Poesia”, em 1930. Suas obras eram caracterizadas pelas referências à sua cidade natal em Minas Gerais, chamada Itabira, portanto, o saudosismo é característico a ele, assim como o pesar de perceber a modernização do Brasil ao mesmo tempo em que sua cidade permanecia esquecida nesse processo, tornando-se “apenas uma fotografia na parede”. Drummond revelava, ainda, suas inquietações, angústias e frustrações despertadas pela modernidade, cuja evolução rápida dava a ele uma sensação de impotência e limitação. Em seu poema “Canção do Berço”, faz uma crítica à sociedade, que valoriza o imediatismo, tanto nas relações quanto nos lucros, além do caráter passageiro das relações humanas, ideia muito relacionada ao que o filósofo polonês Zygmunt Bauman teorizou em seu conceito de modernidade líquida.

Tema para citar: As relações pessoais em tempos de modernidade líquida.

  1. MACHADO DE ASSIS  

O realismo iniciou-se no Brasil em 1881, com a publicação da obra “Memórias póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis , cujo enredo é caracterizado pela ironia e crítica às convenções sociais. Ele é usualmente denominado um “autor à frente do seu tempo”, justamente por levantar questões muito contemporâneas em suas obras. No geral, discutia os conflitos da condição humana e a convivência em sociedade, no que diz respeitos às classes sociais, suas características e disparidades. A figura feminina nas obras de Machado tinham perfis marcantes, a exemplo da astuciosa e intrigante Capitu, de “Dom Casmurro”. As mulheres eram, muitas vezes, caracterizadas com um perfil dominador, manipulador, forte e decidido, cuja capacidade era de estabelecer controle diante das situações.

Tema para citar: O desafio de se conviver em sociedade.

  1. MANOEL BANDEIRA  

Manuel Bandeira foi, além de professor, tradutor e crítico literário, um poeta muito reconhecido. Sofria de tuberculose, e vivia o medo constante de morrer, o que refletia em suas obras, muito caracterizadas pela angústia e, ao mesmo tempo, a busca da alegria em meio ao sentimento. A rotina cotidiana era descrita com um tom nostálgico e melancólico, assim como as lembranças da infância. “Vou-me embora pra Pasárgada”, um dos poemas mais famosos de Bandeira (publicado em 1930 no livro Libertinagem), fala exatamente dessa fuga da realidade, o desejo do autor de alcançar um escape para um lugar melhor, sem sofrimento, o que era totalmente utópica, mas era sua maneira de expressar-se, por meio da escrita. Veja um trecho do poema:

“Vou-me embora pra Pasárgada

Aqui eu não sou feliz

Lá a existência é uma aventura

De tal modo inconseqüente

Que Joana a Louca de Espanha

Rainha e falsa demente

Vem a ser contraparente

Da nora que nunca tive”

Tema para citar: O papel da literatura na sociedade contemporânea.

  1. RUBEM BRAGA 

Rubem Braga foi considerado um dos maiores cronistas brasileiros. Seu estilo variava entre a ironia, bom humor e o tom duro e ácido para a defesa de seus pontos de vista a respeito da sociedade, das injustiças e do autoritarismo dos governos. Na Ditadura Militar, criticou a não liberdade de expressão, a manipulação e a violência, tendo sido, por isso, investigado.

Tema para citar: O poder de manipulação das mídias.

  1. OSWALD DE ANDRADE  

Este foi um dos líderes da consolidação do movimento modernista no Brasil. De caráter espirituoso e sem medo de ser polêmico, fazia críticas de forma bastante irônica à dominação europeia na cultura brasileira. Defendia o nacionalismo, a busca pelas origens e a valorização da cultura local, mas sem perder a criticidade sobre os problemas do país. O Movimento Antropófago, liderado pelo autor, tinha como princípio básico a apropriação de outras culturas, mas sem a cópia dos elementos de outros saberes.

Tema para citar: É imprescindível valorizar a cultura nacional.

Gostou? Então, é hora de praticar! Depois de produzir, mande para a IMAGINIE e receba a correção de nossos professores, com um feedback completo sobre seus pontos fortes e fracos na produção. Esse processo é importante para garantir o seu bom desempenho no Enem! Bons estudos e até a próxima! 😉

ESTRATÉGIAS PARA TIRAR MAIS DE 900 NA REDAÇÃO DO ENEM

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter