5 passos para escolher uma profissão

Elisa Mourão Dicas para estudar

Escolher uma profissão não é tarefa fácil, mas o pensamento crítico pode te ajudar nessa questão. Ele nada mais é do que um jeito de refletirmos sobre uma pergunta de forma que nos permita quebrar a situação em pedaços, revelando as questões escondidas e nos ajudando a tomar a melhor decisão. Se a parte “crítica” soa negativa, é porque em certo aspecto não deixa de ser. Ao invés de escolher uma resposta porque soa correta, uma pessoa que usa o pensamento crítico sujeita todas as opções disponíveis a uma avaliação e a questionamentos. No post de hoje, o QG do ENEM separou 5 passos importantíssimos para você trabalhar o pensamento crítico em você:

Qual é a sua pergunta?

Você tem que saber o que está procurando. Por exemplo, ao decidir os cursos que quer prestar no vestibular, qual é a sua razão para estar na dúvida entre mais de um? Um curso vai te dar salários mais altos e o outro vai te dar a possibilidade de trabalhar em diversos lugares do país, por exemplo. Mas o que de fato você quer ter com a sua escolha? Uma carreira estável, salário alto, possibilidade de fazer concurso público, trabalhar sozinho, aumentar seu conhecimento em certa área etc. Você terá que passar por cada um desses tópicos e pensar criticamente sobre eles para, assim, ver qual opção de fato supre suas necessidades e desejos futuros.

Pesquise

Somos bombardeados com informações diariamente, mas o que é de fato relevante? Se você está pensando em escolher uma profissão dentro de Engenharia, mas não sabe qual, você pode procurar pessoas dos cursos que te interessam, como, por exemplo, um engenheiro civil e um engenheiro ambiental. Procurar, também, por estudantes dos cursos para saber como são as aulas e juntar informações te ajuda a pesar as diferentes opções e ver qual vai te levar mais próximo ao seu objetivo.

Refletindo sobre a questão

Quais questões estão em jogo? O que eu estou assumindo com essas informações? A minha interpretação do que pesquisei faz sentido? O que molda minha vontade de exercer aquela profissão? O curso escolhido vai me dar o que eu espero da minha carreira profissional?

As consequências

Imagine que é seu primeiro dia na faculdade e você escolheu um curso baseado na ementa que leu. Nela estava escrito que você faria matérias sobre o meio ambiente. Inicialmente, isso soou ótimo. Mas ao longo prazo? Você acha que estará exercendo uma profissão que envolva cooperar com o meio ambiente, ou estará preso em um escritório vendo plantas de prédios que irão desmatar áreas florestais? Como você vai aplicar aquele conhecimento? O fato de você estudar algo que te interessa na faculdade não significa necessariamente que sua profissão envolverá aquilo ou envolverá da forma que imagina, portanto, pense nas consequências.

Ouça os outros

Escute o ponto de vista de pessoas que escolheram cursos completamente diferentes das suas opções. Mesmo que você não concorde com nada, observando o ponto de vista de outra pessoa, você pode acabar vendo o motivo de certos cursos não serem uma boa opção para você, mesmo que sejam para outros. Isso te ajudará a explorar alternativas também, a aplicar o pensamento dos outros na sua situação. Além disso, pode te ajudar a ver as coisas de uma perspectiva nova, avaliando suas opções e, por fim, te ajudando a tomar atitudes mais concretas.

Vamos debater sobre?