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O tema de hoje é: “As consequências da pressão exercida sobre os jovens”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos cada vez mais!
Exemplo de redação sobre o tema: As consequências da pressão exercida sobre os jovens
Cobranças. Chantagens. Proibições. Esses são alguns termos que podem ser relacionados com a forma que a pressão é exercida sobre os jovens. Infelizmente, essa é uma situação muito presente no mundo, principalmente na vida de vestibulandos, o que deve ser mudado, pois, além de causar prejuízos na saúde mental das vítimas desse problema, faz com que excessos desnecessários sejam cometidos. [1] [2]
Nesse contexto, é indubitável que muita pressão sobre as pessoas é uma das grandes causas das doenças mentais. Tendo isso em mente, é válido salientar o dado obtido pelo Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (Erica) [6], o qual mostrou que 30% dos adolescentes entre 12 e 17 anos analisados têm transtornos mentais, sendo o ápice do problema atingido aos 17 anos, com 44% dos adolescentes afetados. Visto isso, pode-se perceber que pressionar os jovens, principalmente em momentos importantes da vida como o pré-vestibular, no qual as pessoas normalmente têm 17 anos, é muito prejudicial para a mente, já que, além da pressão do indivíduo sobre ele mesmo, ter-se [3] as pressões dos professores e familiares [5], torna o processo, que já não é fácil [4], muito mais difícil de lidar, podendo ainda atrapalhar o desempenho dele nas atividades propostas e torná-lo inseguro, medroso, triste e sem saúde mental.
Em segunda análise [7], é indiscutível que [8] ao serem pressionadas, muitas vezes as pessoas cometem excessos sem necessidade. À vista disso, pode-se citar a frase do poeta Robert Browning: “Menos é mais” [10]. Partindo dessa premissa, é possível perceber que assim como diz o poeta, com menos excessos prescindíveis e menos pressão muitas coisas podem ser alcançadas com mais facilidade e mais saúde física e mental, como o tempo de estudo adequado e o uso de substâncias estimulantes de forma moderada, os quais não são hábitos frequentes de pessoas que agem sobre pressão, podem tornar os processos muito prazerosos. [9]
Por isso [11], é necessário que o governo, [12] promova campanhas, em parceria com a mídia, que mostrem aos mais velhos o quanto a pressão excessiva é prejudicial aos jovens, por meio de palestras mensais nos ambientes de trabalho. Tudo isso com o intuito de formar jovens com mentes e hábitos saudáveis. [13]

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Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [3] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção!
- [4] A construção ficou confusa, refaça-a.
- [8] Não se esqueça de isolar o aposto colocando-o entre duas vírgulas.
- [12] Não se separa o sujeito ou os complementos do verbo por meio de vírgula.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [6] Muito bom! Seu repertório sociocultural foi apresentado no texto de maneira produtiva.
- [10] Invista em sua argumentação, apresente um repertório sociocultural produtivo.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [5] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!
- [9] Reorganize melhor o seu texto para que os argumentos fiquem mais conectados.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [7,11] Bom uso do conectivo!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [13] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Seu texto carece de um pouco mais de atenção, principalmente quanto ao aprofundamento argumentativo e quanto aos desvios gramaticais. Atente-se às marcações, continue estudando e não desanime, você está no caminho certo!
Nota
960
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