8 estratégias para aumentar a sua nota na redação do Enem

Roberta Rinaldi Dicas de Redação

Sabemos que tirar 1000 não é fácil e que o número de candidatos que alcançam a nota máxima diminuiu bastante desde 2014, quando 250 candidatos conseguiram total. Em 2015, o número caiu para 104. Em 2016, foram 77. Em 2017, apenas 53, e em 2018, 55 candidatos conseguiram os tão sonhados 1000 pontos, lembrando que são milhões de inscritos! Isso demonstra que o nível de exigência tem sido aprimorado a cada ano, fazendo com que sejam cada vez mais escassas as notas máximas.

Já te demos inúmeras dicas para tirar nota 1000 na redação (acesse uma delas clicando AQUI), mas neste post iremos abordar as estratégias que você deve aprimorar para garantir as notas mais altas, para ficar mais perto da possibilidade de tirar o total. Confira 😉

VEJA MAIS DICAS DE PORTUGUÊS

      1 – PRATIQUE SEMANALMENTE  

Quanto mais textos você praticar, mais preparado vai estar. Ok, isso parece um pouco óbvio demais, mas funciona! Internalizar a metodologia da escrita ajuda a fazer o seu texto cada vez melhor.

      2 – TENHA UM FEEDBACK  

Não adianta escrever muitos textos e não receber um retorno profissional sobre ele. Para quem estuda por conta própria, plataformas como a IMAGINIE ajudam bastante no processo, pois oferecem um feedback de forma cômoda e completa. Procure uma forma de receber informações sobre seus erros e acertos.  

      3 – TENTE CONHECER O MAIOR NÚMERO DE TEMAS POSSÍVEIS  

Adivinhar qual será o tema do Enem não é uma tarefa fácil, claro. Mas quanto mais propostas você praticar, mais chances terá de “esbarrar” com o assunto ou com o que se relaciona a ele. No ano passado, por exemplo, o tema sobre a manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet foi inesperado, mas apesar de ninguém ter pensado nessa proposta, quem praticou os perigos das fake news na era da informação teve contato com uma parte do assunto e pôde fazer inferências relevantes na redação. Portanto, tente fazer o maior número possível de temas.  

      4 – CONHEÇA AS FALAS DE PENSADORES RELEVANTES

A Filosofia e Sociologia nos ajudam a refletir, criticar e argumentar sobre o conhecimento, as verdades e a vida em sociedade, tanto nos planos concretos quanto nos subjetivos. Por isso, é importante estudar teorias de personalidades da área e ter como “carta na manga” alguma de suas citações para relacionar ao tema em discussão. Veja AQUI um exemplo de post sobre um filósofo importante e suas citações mais relevantes.

      5 – CONHEÇA SEU TEMPO DE PRODUÇÃO  

Conhecer o seu processo de produção textual irá ajudá-lo a administrar o tempo gasto para cada prova do exame. Por isso, treinar e cronometrar é uma estratégia importante, para que você não corra o risco de dispor um longo tempo na redação e ser prejudicado nas questões fechadas, ou vice-versa.

      6 – ESTUDE A GRAMÁTICA  

Atenção à norma culta na hora da escrita. Mesmo que sejam cometidos poucos erros, eles podem comprometer sua nota em 40 ou 80 pontos, por exemplo, o que diminui as chances de ficar acima dos 900. Estude tudo o que você usualmente nota ter mais dificuldade, como crase e vírgula, frequentemente usadas.

      7 – ESTABELEÇA O MELHOR CAMINHO ARGUMENTATIVO PARA SEUS TEXTOS 

Se você tem facilidade para desenvolver os textos por causa e consequência, defina este o modelo padrão para sua escrita. Assim, você conseguirá otimizar muito mais o seu tempo de escrita, por adequar automaticamente a temática à forma de argumentação usualmente aplicada às suas produções.

      8 – FAÇA UM ROTEIRO DE CHECAGEM

Há detalhes imprescindíveis que você não pode deixar de checar ao final de todos os textos, por exemplo, se você respondeu ao comando do tema, se apresentou uma tese clara ou se no final há propostas completas e viáveis. Uma boa forma de garantir isso é formular um roteiro de checagem, que com a prática você irá gravar, e sempre irá observar quando terminar de escrever, não correndo o risco de deixar pontos importantes passarem despercebidos.

Coloque essas dicas em prática no seu processo de estudo e garanta uma boa nota no exame! Pra começar a colocar a mão na massa, veja nossos 5 possíveis temas de redação do Enem 2019.

VEJA MAIS DICAS DE PORTUGUÊS

Vamos debater sobre?