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Desafio #vem1000: A relevância da educação midiática no Brasil atual [Redação pronta]

  • Bruna Antunes
  • 03/16/2023
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Olá, estudante! Bora para o desafio #vem1000 da semana? 

O tema de hoje é: “A relevância da educação midiática no Brasil atual”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos cada vez mais!

Exemplo de redação sobre o tema: A relevância da educação midiática no Brasil atual

No seriado televisivo “Gossip Girl”, adolescentes recebem mensagens, por meio [9] de um blog, sobre rumores das vidas dos estudantes mais populares do colégio, no entanto em momento algum é questionada a veracidade de tais fatos. Não obstan-te da realidade, toma-se [1] a ficção como um reflexo da atualidae, na qual destaca-se a relevância da educação midiática no Brasil. Nesse viés, faz-se necessário discus-sões acerca da base educacional lacunar e da alienação da população.

Primeiramente, analisa-se, de acordo com Vera Maria Candau, educadora, que o sistema educacional moderno está preso nos moldes do século 19, [2] portanto não oferece propostas significativas para as inquietudes modernas. Nesse sentido, no-ta-se que a base educacional atual é obsoleta, ao passo que se finca na falta de prestígio às matérias mais dinâmicas de importância moderna para formação cívica, como a educação comunicativa atrelada ao espaço digital. [3] Dessa forma, retém-se que as atuais lacunas acadêmicas não passificam as problemáticas advindas com o meio globalizado.

[4] Outrossim, observa-se, segundo Hannah Arendt, filósofa alemã, que a sociedade sofreu um processo de massificação, que formou indivíduos incapazes de realiza-rem julgamentos morais, tornando-se alienados e aceitando situações sem antes as questionar. Nesse prisma, evidencia-se a alienação da população frente à [5] impren-sa, em que os seres passam a tomar medidas passivas quanto à informações [6] obti-das pelas redes ao não buscarem a autenticidade dos fatos, como foi visto [7] nas elei-ções brasileiras de [8] 2022, onde um [13] grande número de fake news foram espalhados. Destarte, conclui-se que a sociedade, permeada pela mídia, atua como um bloco não pensante, que publica e republica posts nem sempre fidedignos.

Por fim, em vista dos fatos supracitados, medidas devem ser feitas para garantir a [14] educação midiática no Brasil. Logo, cabe ao Ministério da Educação, por meio de planos fiscais, fazerem reformas na base educacional, que visem a implementação de aulas de comunicação social na grade curricular, na qual seriam abordados a [10] ne-cessidade da busca de fontes confiáveis e a responsabilidade individual, na [11]inter-net, para com o coletivo, com o intuito de formar cidadãos mais conscientes. Assim, poder-se-ia fragmentar os moldes seculares da educação.

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VEJA OS TEMAS

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
  • [5] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção!
  • [6] Erro de grafia, cuidado. Esta palavra não é escrita desta forma.
  • [7] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção!
  • [10] Erro de grafia, cuidado. Esta palavra não é escrita desta forma.
  • [11] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção!

Competência II: compreender a proposta

  • [9] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [13] Você poderia ter explorado um pouco mais este argumento. O texto deve ser autossuficiente, por isso indique os desdobramentos necessários de sua ideia para complementar a argumentação, tudo bem? =)

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [2] Uso indevido do conectivo, procure estudar seu significado e relação no texto.
  • [3] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [4] Bom uso do conectivo!
  • [8] O conectivo ‘onde’ só pode ser utilizado para indicar lugar/espaço físico. Ex.: A casa onde moro é amarela.

Competência V: Elaborar a proposta de solução para o problema abordado

  • [14] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.

Comentário final

Redação com ótima estrutura.

Nota

920

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