O que todo profissional deseja é aumentar sua produtividade e otimizar suas horas de trabalho, porque quanto mais se produz e de forma eficaz maior é o ganho, satisfação pessoal e do cliente. No caso dos corretores, compreendemos que quanto maior a produtividade, maior é o retorno monetário.
Por isso, te ajudaremos com 9 técnicas para aumentar a produtividade nas suas correções. Fique atento a elas!
1- Organize seu tempo: com certeza seu tempo é um bem valioso, e como diz o ditado, ‘tempo é dinheiro’, por isso não o desperdice.
Estruture sua agenda diária, gerencie com inteligência seus afazeres do dia a dia, determine um tempo para cada atividade do seu dia, comece pelas prioridades e vá desenvolvendo o resto. Chegada a hora determinada para fazer suas correções, faça somente isso, de preferência que essa atividade seja realizada sempre no mesmo horário, assim seu cérebro já fará um pré-aquecimento para que quando chegada a hora esteja totalmente preparado, isso se chama condicionamento e é de grande valia para você e sua mente para aumentar a produtividade no trabalho.
2- Disciplina: não adianta nada estabelecer diariamente os horários que fará as correções e não cumpri-los. É claro que exceções, atrasos e mudanças de planos são permitidos, mas disciplina é um fator importante para se obter sucesso e claro aumentar sua produtividade.
3- Estabeleça metas realistas: estabelecer metas diárias é uma ótima técnica, desde que essas metas sejam realistas. Só você pode dizer do que realmente é capaz, se consegue ou não. Se estabeleceu que corrigirá dez redações por dia, cumpra e você verá que com o tempo poderá aumentar esse número, é tudo questão de prática, organização e boa vontade.
4- Evite a procrastinação: procrastinar um trabalho é um péssimo hábito, mas muitos profissionais o possuem. Portanto, fuja da procrastinação, não adie seu trabalho e nem suas metas de correções diárias. Deixar para depois uma tarefa laborativa pode ser prazeroso momentaneamente. Quem não prefere se divertir ao invés de trabalhar? Mas, as conseqüências da procrastinação são acúmulo de trabalho, desorganização e bagunça da vida profissional.
5- Evite distrações e mantenha o foco: num mundo onde as redes sociais e a internet dominam o interesse das pessoas fica difícil se concentrar de fato em uma atividade. A curiosidade de ver as atualizações das redes sociais, a vontade, quase incontrolável de ficar navegando à toa na internet, ou aquela impulsão de ficar respondendo as mensagens do celular ou atendendo ligações são quase inevitáveis. Por isso, é necessário nas horas destinadas as suas correções se abster dessas distrações. Desligue o celular ou coloque-o no silencioso, saia de suas redes sociais ou desative o alerta de atualizações, desligue a TV e afaste tudo que possa tirar sua atenção e mantenha o foco sempre. Atenção, calma e concentração são essenciais para que não se perca o foco, gerando assim maior produtividade diária.
6- Utilize um sistema de recompensas a você: o sistema de recompensa funciona da seguinte forma, toda vez que você cumprir uma meta preestabelecida por você, então, você se premiará. Exemplo, você determinou que passará uma hora ininterrupta corrigindo suas redações, então você se concederá 15 minutos de descanso para poder fazer o que quiser, caminhar, comer um doce, navegar em suas redes sociais, qualquer coisa que te dê prazer. Isso funciona, e te ajuda a te manter motivado e focado em suas atividades.
7- Ambiente de trabalho favorável: escolha bem seu ambiente de trabalho, opte por um lugar arejado, calmo, sem muitas distrações, como barulho e tráfego de pessoas. Fatores externos, como o ambiente, influenciam diretamente na qualidade e produtividade de seu trabalho.
8- Fique atento aos prazos: quase sempre nessa área um prazo é preestabelecido na entrega do trabalho. Procure sempre cumpri-los, pois a falta de comprometimento com as datas põe em risco o profissionalismo, podendo haver perda da credibilidade, além de tornar escassas suas propostas de trabalho. Uma boa dica é ter em mente ou fixar em lembretes visíveis a data de devolução de seu trabalho menos 2 ou 1 dia da verdadeira data, assim estará sempre um passo a frente.
9- Autoconhecimento: é muito importante que você se conheça bem e veja o que realmente funciona ao seu estilo de vida, pois cada um tem sua própria forma de trabalhar. Veja o que funciona para você e adeque a sua rotina, mas sem perder o foco em suas metas.
Espero que essas 9 técnicas possam te ajudar a aumentar a produtividade em suas correções e que seus resultados sejam otimizados.