Veja um exemplo de boa redação sobre o tema: A crise hídrica brasileira e seus impactos na geração de energia. O candidato soube selecionar bons argumentos e conseguiu elaborar uma proposta de intervenção articulada a argumentação utilizada no texto.
Vamos conferir?
Crise hídrica: problemas interligados
Desde a Ditadura Militar, com a construção da usina hidrelétrica de Itaipu, na época a maior do mundo, o Brasil demonstra uma dependência entre água e energia. A partir do momento que o país sofre uma crise hídrica esta relação passa a ser um desafio, tanto por afetar a economia da população quanto por causar impactos ambientais.
No que diz respeito à economia, os impactos da crise hídrica na geração de energia implicaram em complicações para a população. A escassez de água nas grandes regiões do país levou a um aumento significativo nos preços das contas de luz, acompanhado do frequente risco de racionamento energético. Isso deixa claro a real necessidade de modificação do modelo energético brasileiro.
Já no âmbito da esfera ambiental, as crises hídricas e energética levaram ao acionamento de usinas termelétricas. Estas usinas liberam quantidade excessivas de gás carbônico na atmosfera, o que contribui para o agravamento do aquecimento global, além disso, utilizam enormes volumes de água para refrigeração.
Portanto, para que os impactos da crise hídrica na geração de energia sejam consideravelmente reduzidos cabe ao governo melhorar o modelo energético do país, direcionando os investimentos em fontes renováveis de energia, como, por exemplo, a solar, instalando placas em locais que seriam inutilizáveis para outras funções, como em teto de arenas esportivas e construções públicas. Outra medida seria incentivar empresas a utilizarem fontes alternativas de energia, bonificando-as com selos e reduções tributárias, tornando esta utilização um diferencial no mercado.
Bons estudos!