No manual do Enem há inúmeras recomendações sobre como garantir a excelência na competência 4, e uma delas diz respeito à capacidade que o aluno deve demonstrar ao articular o texto de forma a não repetir muito as palavras.
O método mais comum é trocá-las por pronomes demonstrativos. Os mais usados pelo alunos são “este”, “esse” e “aquele”. Cada um possui um sentido específico na oração, e confundí-los pode comprometer a coesão do texto. Portanto, é importante ser criterioso na cobrança dos alunos e saber instruí-los bem para que não persistam no erro.
Observe o exemplo abaixo:
-
Na escola há inúmeros professores. Alguns deles são estes: Maria, Tiago e Sônia. Esta de matemática, esse de história e aquela de biologia. Esses foram premiados com o título de melhores professores ano passado.
Agora vamos destrinchar o exemplo e analisar a função de cada pronome:
-
“Na escola há inúmeros professores. Alguns deles são estes:”
Repare, no trecho acima, que o pronome estes indica que algo ainda será dito, não está retomando nenhum termo, pelo contrário, eles ainda serão apresentados.
-
“(…) Maria, Tiago e Sônia. Esta de matemática, esse de história e aquela de biologia.”
Há três termos anteriores que precisam ser retomados. Na ordem, o esta retoma o último termo citado (Sônia), o esse retoma o termo do meio (Tiago), e o aquela retoma o primeiro termo da oração (Maria).
Obs.: caso a oração só apresente dois termos para serem retomados, só usamos “este”, para o último citado, e o “aquele”, para o primeiro citado.
-
“Esses foram premiados com o título de melhores professores ano passado.”
Neste caso, o pronome esses retoma tudo o que já foi citado anteriormente.
Obs.: se o aluno optar por colocar um substantivo sinônimo a professores, como o termo docentes, depois do pronome, o correto seria “estes”, já que há um referente. Portanto: Estes docentes foram premiados.
Agora vejamos o uso dos três pronomes em relação ao tempo.
- “Este momento de crise que o país enfrenta afeta, principalmente, as famílias mais pobres.” > O pronome indica tempo atual, presente.
- “Os economistas afirmaram que esse ano que passou seria o melhor em termos de investimento, mas não foi o que aconteceu.” > O pronome indica tempo posterior próximo.
- “Naquela época, a principal atividade econômica da França era a agricultura.” > O pronome indica um passado bem distante.
De maneira geral, indique quando for a retomada por contexto ou por enumeração (ou seja, termos específicos), além dos casos de retomadas de tempo. Atente-se ao uso dos pronomes nos textos e, caso o aluno cometa o erro, cobre apenas na competência 4.