O INEP disponibilizou o acesso ao espelho da redação para os candidatos do Enem 2017. Para visualizar seu texto e a correção, basta acessar o portal do participante no site do INEP, informar seu CPF e a senha escolhida no momento da inscrição.
Como previsto, e informado em nosso post com as notícias sobre o resultado do Enem 2017, foram disponibilizadas, também, as notas dos candidatos treineiros, ou seja, menores de 18 anos, ainda no Ensino Médio, que fizeram a prova para conhecer o exame. Lembrando que essa nota não pode ser usada em processos seletivos de Ensino Superior.
-
Por que acessar a versão digitalizada do texto?
É importante entender o motivo da perda ou do ganho de notas por competência. Você terá acesso ao que é chamado de “vista pedagógica”. Caso não concorde com a avaliação, é possível, por exemplo, entrar com um recurso.
Lembrando que a correção de cada texto no Enem é feita por dois corretores. Caso haja discrepância entre as avaliações, uma nova é requerida. O processo é pensado para que a atribuição de pontos seja a mais justa possível.
Como funciona a correção?
Dois corretores corrigem uma mesma redação e atribuem uma nota em 0 a 200 em cada uma das 5 competências. No final, soma-se cada nota atribuída. Se entre as duas notas finais dos corretores houver uma discrepância de mais de 100 pontos ou em qualquer competência mais de 80 pontos, é feito o pedido de um terceiro avaliador para esse texto.
A pontuação final se dá pela média das notas de dois corretores que não se enquadram na situação de discrepância.
Entender o que foi analisado é extremamente enriquecedor, vale a pena conferir.
Um de nossos alunos nota 1000 disponibilizou o espelho da redação! Acesse AQUI o texto dele e inspire-se para treinar também!
Até a próxima! 😉
VEJA TAMBÉM: O QUE ERA ESPERADO DO ALUNO NA REDAÇÃO DO ENEM 2017?