Você sabia que há verbos que apresentam mais de uma regência e, por isso, mais de um sentido de acordo com a preposição usada? É muito importante que você saiba isso para não correr o risco de confundir e mudar a ideia que quer passar. Elaboramos esse post com os principais verbos que possuem mais de um significado de acordo com a preposição que o complementa ou quando vier sem ela, dependendo da transitividade. Confira:
1) Verbo AGRADAR:
- Quando for transitivo direto tem sentido de Ex.: “A mãe agrada carinhosamente o rosto do bebê.”
- Quando for transitivo indireto tem sentido de satisfazer, e pede a preposição “a”. Ex.: “A mãe agradou à criança com um doce.”
2) Verbo ASSISTIR:
- Quando for transitivo direto tem sentido de Ex.: “O médico assistiu rapidamente a vítima.”
- Quando for transitivo indireto tem sentido de ver, e pede a preposição “a”. Ex.: “Ele ficou assistindo ao filme até muito tarde.”
3) Verbo ASPIRAR:
- Quando for transitivo direto tem sentido de inalar. Ex.: “Aspirar a fumaça do cigarro faz mal para a saúde.”
- Quando for transitivo indireto tem sentido de desejar, e pede a preposição “a”. Ex.: “Ela aspirava ao cargo de gerente.”
4) Verbo VISAR:
- Quando for transitivo direto tem sentido de olhar, mirar. : “Visava a filha de longe.”
- Quando for transitivo indireto tem sentido de ter como objetivo, e pede a preposição “a”. Ex.: “Ele tomou essa decisão porque visava ao bem estar de todos.”
5) Verbo IMPLICAR:
- Quando for transitivo direto tem sentido de ter como consequência algo. Ex.: “A confusão na sala de aula implicou a suspensão de três alunos.”
- Quando for transitivo indireto tem sentido de ter antipatia, e pede a preposição “com”. Ex.: “Ele implicava com o chefe.”
Entenda bem o significado de acordo com a transitividade e use os verbos corretamente, para que não haja problemas com a significação de ideias em seu texto.
ESTUDE TAMBÉM: REGRAS DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Veja mais dicas AQUI. Bons estudos! 😉