Quer dicas de leituras de férias? Os livros são excelentes companhias para esses dias. Além de nos entreter, ainda nos ajudam a enriquecer nosso repertório sociocultural, tão importante para a redação do Enem. Seja uma leitura longa ou objetiva, os livros podem, portanto, contribuir para nosso crescimento.
Neste artigo, listamos 4 livros de leitura rápida e fácil para você que quer aproveitar ao máximo o recesso, além de aprender sobre assuntos relevantes enquanto desfruta do enredo de uma boa história. O famoso “unindo o útil ao agradável”. Confira!
Dicas de leitura de férias
Do clássico ao mais atual, os livros são companheiros para qualquer hora, principalmente nas férias, quando temais mais tempo para aproveitar a leitura.
A seguir, você vai conferir as 4 obras que separamos para você!
1. Senhora, de José de Alencar
(Reprodução)
A primeira dica para a leitura de férias é a obra publicada em 1875. Esse clássico conta a história de Aurélia Camargo e Fernando Seixas, um romance que desperta o leitor à reflexão sobre as relações humanas. Além disso, mostra como elas se dão sob a influência do dinheiro, a importância que a sociedade tende a dar a ele e como isso transforma, inclusive, o direcionamento de vida e a personalidade das pessoas.
Número de páginas: 272
2. A Metamorfose, de Franz Kafka
(Reprodução)
Já imaginou acordar e descobrir que virou um inseto? De forma curiosa e muito original, Kafka desenvolve um enredo que suscita nossa reflexão sobre perspectivas e diferentes visões de mundo. Essa dica para a leitura de férias é, inclusive, uma boa crítica à questão da intolerância social.
Número de páginas: 104
E-BOOK GRATUITO
Quer saber como usar filmes, documentários e séries na redação? Confira este e-book que preparamos com mais de 70 sugestões, separadas por eixos temáticos.
3. Sejamos todas feministas, Chimamanda Ngozi Adichie
(Reprodução)
Mais uma dica para a leitura de férias é a adaptação do discurso realizado pela autora africana feminista no TEDx Euston, visualizado no YouTube. De forma clara e muito próxima de qualquer público, Chimamanda aborda os temas como liberdade, padrões estéticos, expectativas e estereótipos, voltado à questão do feminismo.
Número de páginas: 64
4. A chave de casa, de Tatiana Salem Levy
(Reprodução)
A última dica de leitura de férias é o livro A chave da casa. Neste romance, a protagonista, ao receber do avô uma chave da antiga casa da família, na Turquia, passa a investigar sua descendência e a explorar sua identidade. Assim, temas como a morte e relações abusivas são explorados pela autora ao longo da narrativa.
Número de páginas: 208
Nossa dica é que você também pesquise sobre o livro depois de ler. Assim, irá absorver mais informações e descobrir o que passou despercebido durante a leitura.
O que achou das nossas dicas de leitura de férias? Também temos indicações legais dos filmes da Pixar! Vale conferir!