Você já ficou na dúvida se determinada palavra deve ser escrita de um jeito ou de outro na redação? Inclusive, chegou a ver as duas formas e se perguntou qual delas estava correta? Isso é muito comum e, de fato, deixa a gente confuso na hora de produzir.
Se você acompanha o nosso blog, já deve ter visto diversos desses casos que abordamos por aqui, como por exemplo: demais ou de mais, acerca de ou há cerca de, dentre outros.
E hoje vamos falar sobre mais um: a fim ou afim?
Entenda quando utilizar cada uma dessas palavras de forma simples e fácil com este post. É só continuar a leitura para não errar mais!
A fim ou afim: qual é a forma certa de escrever?
Tanto “a fim” separado quanto “afim” junto existem. Porém, assim como em grande parte desses termos e expressões parecidas, elas possuem diferentes funções e também são utilizadas em contextos diferentes.
Então, vamos entender se você deve utilizar a fim ou afim?
Entenda quando usar “a fim”
“A fim” separado atua como uma locução prepositiva que dá sentido de finalidade. Por isso, você consegue substituí-la nas orações por expressões como “para”, “com o propósito de” ou “com o intuito de”.
Veja alguns exemplos:
- “A fim de modificar esta realidade, é necessário que o governo invista em educação.”;
- “Foi à festa a fim de demonstrar que havia perdoado a amiga.”;
- “A fim de esclarecer o ocorrido, ligou para o pai.”.
Releia todos os exemplos trocando “a fim” por “para” ou “com o propósito de”. Viu que todas continuaram com o mesmo sentido?
Então, este é um ótimo macete para você saber quando usar “a fim” separado: quando der para substituir por alguma das expressões acima e manter o sentido da oração, quer dizer que você está utilizando o “a fim” correto.
Mas esse não é o único caso em que o uso de “a fim” separado está correto! Podemos, ainda, utilizá-lo para dizer que se está “com vontade” de algo ou “com interesse” em alguém, por exemplo.
Confira abaixo:
- “Ele me disse ontem que está a fim de você.”;
- “Ontem eu queria brigadeiro. Hoje, porém, estou a fim de tomar sorvete.”;
- “Além disso, estou a fim de tomar um banho antes de ir me deitar.”.
Deu para entender? Então, agora que você já sabe quando utilizar “a fim” separado, vamos para o “afim” junto.
Saiba quando usar “afim”
“Afim” junto pode ser utilizado tanto como um adjetivo quanto um substantivo, dependendo da situação em que é empregado.
Como adjetivo, o termo é variável e pode aparecer no plural: afins. Nesse caso, você utilizará “afim” junto quando quiser dar o sentido de semelhante, parecido, similar, análogo, próximo.
Quer ver alguns exemplos de sua aplicação? Confira:
- “Concordamos, portanto, temos uma opinião afim.”;
- “Os filhos estudam em escolas diferentes, por isso optou por localidades afins.”;
- “Temos cores de cabelo iguais, logo, nossas características são afins.”.
Quando atua como substantivo, “afim” junto caracteriza pessoas e coisas que são parentes por afinidade ou partidarismo. Ele significa “afinidade”, “ser adepto”, “aliado”. Nesse caso ele também varia “afins” e é substantivo masculino.
Veja alguns exemplos:
- “Será uma festa pequena, porém irei convidar funcionários e afins para o coquetel.”;
- “Irei enviar o e-mail para meus colegas de trabalho e afins.”;
- “Além disso, comprarei doces, frutas e afins.”.
E aí, agora já dá para ter certeza de quando usar a fim ou afim, certo? Então, aproveite que você já está estudando para conferir o nosso artigo com 10 erros gramaticais que você pode estar cometendo sem perceber!