Já percebeu que algumas palavras geram bastante dúvida na hora de escrever? Bom, você não é o único a se sentir assim, com medo de errar, afinal, a ortografia na língua portuguesa é cheia de detalhes. Por isso, elaboramos este post, no qual listaremos as 15 palavras mais comuns de errar na redação, para que você já fique preparado e não cometa o equívoco quando for produzir o seu texto. Confira:
-
Exceção
Essa, com certeza, é a mais errada, por isso aparece aqui no primeiro tópico. “Excessão”, “esceção”, “escesão”, e por aí vai. São INÚMERAS as formas de erro. Mas, anote aí: o correto é EXCEÇÃO.
-
Privilégio
Geralmente, as pessoas tendem a substituir o primeiro “i” por “e”, pois sonoricamente parece mais certo dizer “prEvilégio”. Atenção!
-
Através
A tendência é colocar um “z” no lugar do “s” e, ainda, não colocar o acento. Cuidado! Ah, e não se esqueça de que essa palavra deve ser, inclusive, evitada na redação, por seu sentido de atravessar. Substitua, sempre que possível, pelas expressões “por meio de” ou “por intermédio”.
-
Simplesmente
Nós falamos “simplismente”, ou seja, com o primeiro “e” em som de “i”. Mas, na escrita, não pode ser assim. Neste advérbio, escreva acompanhando a origem da palavra: a palavra SIMPLES gera SIMPLESmente.
-
Beneficente
Esse adjetivo significa “caridoso, benéfico, bondoso, que traz benefícios”. Talvez por isso tenhamos a mania de colocar um “ciente” no final da palavra, né? Bom, fato é que está errado. Tenha cuidado.
-
Identidade
“Indentidade”. Sim, este é um erro muuuuito comum. Por quê? Porque ao falarmos a palavra, parece bastante que há um “n” logo depois do primeiro “i”. Mas não tem, então fique atento.
-
Reivindicar
Assim como no caso acima, por falarmos muitas vezes “reiNvindicar”, tendemos a escrever da mesma forma. Atenção.
-
Vincular
Aqui acontece uma confusão: muita gente escreve “veicular” no lugar de “vincular”. As duas palavras existem, mas seus contextos de uso são completamente diferentes. Veicular é transmitir, transportar. Vincular é ligar a algo, criar um vínculo.
-
Supérfluo
Ok, essa pode ser uma descoberta pra você. Pois é, não “supérFULO”, como grande parte das pessoas acreditam.
-
Empecilho
Fique atento para não iniciar com “i” só porque o som da letra “e” na pronúncia é assim. Empecilho, e não “impecilho”.
-
Paralisação
A consoante “s”, quando entre vogais, tem som de “z”. Além disso, não há uma regra para definir quando será o “s” ou “z” nesses casos, sendo necessário, então, gravar. Paralisação é com “s”, assim como o verbo do qual esse substantivo deriva: paralisar.
-
Ascensão
Aqui, a dúvida é semelhante à escrita de exceção. São muitos sons de “s” e muitas possibilidades ligadas a esse som também, como o uso “s”, “ss”, “sc”, “x”… Enfim, o jeito é internalizar com a prática.
-
Adivinhar
Muitas vezes por falta de atenção, outras por acreditar que, de fato, há um “d” mudo, as pessoas tendem a escrever “advinhar”. Tenha atenção para não cometer esse erro.
-
Mexer
Se “encher” é com ch, o correto é “mecher”? Errado! É com “X”!!!
-
Subsídio
Muita gente, além de escrever errado, também fala a palavra de um modo equivocado. Não é “subCídio”, mas sim “subSídio”. E atenção: a pronúncia do segundo “s” não é com som de “z”! 😉
Gostou? Então comenta e compartilha com os colegas para que não errem mais também! Veja mais dicas de português clicando AQUI.
[MAPA MENTAL] As 10 classes gramaticais do portuguêsEstá se preparando para o Enem ou vestibular, se deparou com as 10 classes gramaticais e não sabe como memorizá-las? Então este mapa mental foi feito para você!
Bons estudos e até a próxima 🙂