Saiu o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio e tudo o que você está pensando é “tirei nota baixa no Enem”?
Nesse momento, é muito comum bater aquele desespero por acharmos que a pontuação pode dificultar a entrada no curso que a gente deseja.
Perceber que se dedicou muito e não conseguiu o objetivo esperado é algo decepcionante. Mas como lidar com esse sentimento e esse momento de frustração?
1. Tenha em mente que é possível dar a volta por cima
A forma como encaramos uma frustração faz toda a diferença. Afinal, frustrações fazem parte da vida de todas as pessoas!
Se você acredita que não conseguiu alcançar o resultado esperado dessa vez, não significa que ainda não conseguirá. Sabe aquela máxima “você não é a sua nota”? Então, adote essa frase como um lema.
O importante é continuar tentando. Afinal, quantas pessoas de sucesso falharam em seus negócios em várias tentativas antes de atingir grande objetivos? Se tivessem desanimado perante uma frustração, não teriam conseguido suas vitórias.
2. Reconheça seus esforços e competências
É importante não confundir as coisas: falhar não é um sinal de incompetência. Quando se trata de uma grande prova, como o Enem, existem uma série de fatores envolvidos em seu resultado: seus estudos, o nervosismo/ansiedade durante a prova, cobrança, etc.
Reconhecer os próprios esforços e perceber que você deu o seu melhor também é fundamental para amenizar a autocobrança excessiva.
3. Pensar sobre o que poderia ter sido feito diferente
Reflita sobre o que você faria de diferente, não para se culpar, mas para se preparar para o próximo ano de uma melhor forma.
Pense sobre:
- as horas dedicadas para estudar;
- a qualidade do estudo, as técnicas utilizadas para aprender e memorizar;
- o ambiente que você utilizou para estudar;
- se houve problemas pessoais que possam ter te influenciado, lembrando que as emoções influenciam muito no nosso aprendizado e também no momento de fazer a prova, dentre outros pontos importantes.
4. Tenha em mente que estudar nunca é perda de tempo
Conhecimento ninguém tira de você! O tempo que você usou para se preparar para o Enem facilitará a próxima tentativa. Mesmo que você esqueça detalhes das disciplinas, relembrar conteúdos é muito mais fácil do que estudar algo que nunca se tinha visto antes.
Além do mais, ter estudado tais disciplinas te trouxe conhecimento sobre diversas áreas e isso é algo precioso!
5. Analise outras possibilidades
É importante pensar o que fazer com o resultado obtido no Enem. Se não foi satisfatório para o curso na universidade que você quer, mas para uma outra instituição, será que vale a pena pensar em outra possibilidade?
Cabe a você pensar se é válido opções como entrar em um curso com esperança de pedir uma transferência posteriormente para o curso desejado. Lembre-se que não há garantia, mas existem possibilidades.
Será que uma faculdade particular seria uma opção? É algo que você pode ponderar.
Caso não consiga uma bolsa no ProUni, por exemplo, existem outros programas de bolsas por aí.
Pesquise, converse com seus familiares sobre condições de custos e investimentos em sua educação. Existem faculdades particulares de muita qualidade, analise antes de tomar uma decisão.
Coloque tudo na balança, mas o importante é saber que existem outros caminhos caso tenha pressa de começar a faculdade neste ano.
6. Pense em um grande cenário
Pode parecer que um ano da nossas vidas ou um semestre sem estar onde gostaríamos atrasa tudo na nossa vida , não é mesmo?
Mas as coisas não são bem assim. Ao visualizarmos a vida como um todo, percebemos que ainda há muito tempo pela frente para atingirmos nossas metas.
Portanto, não se desespere se você se você está pensando “tirei nota baixa no Enem”. Pegue as nossas dicas e explore as suas possibilidades! Ah, e para te ajudar nisso, nós preparamos um artigo com mais dicas para quem acha que se deu mal no Exame. Confira!