A redação do Enem é uma parte super importante do exame, já que sozinha ela vale 1000 pontos e pode subir ou comprometer toda a sua média na prova.
Ela é bastante temida pelos estudantes e pouquíssimos são os candidatos que conseguem alcançar o tão sonhado 1000 (na edição passada, Enem 2019, só 53 alunos alcançaram a nota 1000).
Mas tudo isso você também já sabe, né?
O que você ainda não sabe e que estamos prestes a te contar são os segredos da redação perfeita do Enem. É isso mesmo! Neste post, vamos te contar os 9 segredos para fazer uma redação considerada perfeita e quem sabe alcançar a nota máxima! Tá preparado? Então, vamos lá!
Quais os 9 segredos da redação perfeita do Enem?
Para fazer a redação perfeita do Enem você deve conhecer todos os seus segredos mais profundos, certo?
Bom, para te ajudar a ficar cada vez mais próximo da nota 1000, separamos 9 segredos que consideramos mais importantes e vamos te mostrá-los agora! Acompanhe!
1. Treine muito antes da prova oficial
O primeiro segredo é: treine muito antes da prova oficial.
A sua redação deve conter 4 quatro parágrafos, no primeiro você deve introduzir o tema e seria bom contextualizá-lo historicamente; os dois parágrafos que se seguem devem trazer os argumentos válidos selecionados por você para a defesa de seu ponto de vista; por fim, o último parágrafo de sua redação deve concluir o seu texto e ainda trazer uma proposta de intervenção detalhada a respeito do tema desenvolvido em sua redação.
São muitas regras não é verdade? E sabe como você vai conseguir aprendê-las, de fato? Treinando muito!
Mas o que isso significa na prática?
Isso significa que você deve fazer, pelo menos, duas redações por semana. Você deve praticar muito e com muita vontade. Aquele velho e conhecido clichê: “a prática leva à perfeição” deve ser considerado um mantra para a redação do Enem.
Mas lembre-se que para mandar bem de verdade, você deverá praticar com diferentes temas e eixos diferentes, ok? Nada de ficar praticando com um só tema, mesmo porque todos os anos os participantes encaram uma nova proposta para ser desenvolvida.
Portanto, procure fazer muitas produções textuais ao longo do ano e sempre redações com temáticas distintas. Assim, você estará treinando também sua versatilidade e diminuirá muito as chances de incidir em um grave erro: o tangenciamento do tema.
Para quem ainda não sabe, tangencia-se o tema, quando ao invés de tratar o tema em si, o candidato busca argumentos de maneira muito superficial e genérica.
Por exemplo, se o exame propõe que você disserte argumentativamente acerca do assunto “as dificuldades do acolhimento de refugiados”, você deve buscar argumentos que defendam o seu posicionamento sobre especificamente esse tema, mas se por acaso você trata de um acolhimento dos países em relação a imigrantes em geral, você incidirá no tangenciamento.
2. Esteja atento ao que acontece no Brasil e mundo
O segundo segredo da redação perfeita do Enem é: esteja atento ao que acontece no Brasil e mundo.
O Exame Nacional do Ensino Médio gosta de cobrar atualidades na temática de sua redação. Então, assista a muitos telejornais, leia muitas revistas e jornais, sejam eles físicos ou virtuais, e mantenha-se informado sobre os acontecimentos que têm acometido o nosso país e o mundo. Mas lembre-se sempre de checar a fonte e se a informação é verídica, ok?
Assuntos bombantes durante o ano têm uma grande chance de caírem no Exame de alguma maneira. Eles podem cair nas questões de múltipla-escolha relacionadas às disciplinas ou como tema em sua redação.
Isso porque uma característica marcante da prova do Enem é a contextualização dos conteúdos de cada área do conhecimento com o mundo real. As questões possuem sempre um grande enunciado e buscam aproximar o conteúdo teórico de cada disciplina à sua aplicação em situações reais.
Além de acompanhar os principais veículos de notícia, você também pode ouvir podcasts, por exemplo, para se manter informado. O Dá Ideia é o podcast da Imaginie sobre atualidades!
3. Não deixe a redação para o final
O terceiro segredo que vamos te contar para que você consiga fazer a redação perfeita do Enem é: na hora do Exame oficial, não deixe a redação para o final.
Quando chegar a hora de fazer de fato esse exame que é tão concorrido, procure fazer a redação antes de qualquer outra prova. Isso vai aumentar muito as suas chances de mandar bem.
Sabe por que? Acompanhe o raciocínio: você treinou muito para essa prova, ainda é o primeiro dia de prova e, apesar da ansiedade, sua cabeça está fresquinha. Você ainda não está cansado das 90 questões de múltipla-escolha e pode dedicar toda a sua atenção à redação e fazê-la da melhor maneira possível. Aplicando tudo que tanto estudou e praticou durante o ano.
E bom, depois de feita, você pode tirar todo o peso de suas costas e se dedicar 100% para as outras questões.
E aí, convencido de que deve fazer a redação antes de qualquer prova? Vai por mim, essa é a melhor alternativa!
4. Leia os textos de apoio com atenção, mas não os copie
Bom, outro segredo que você deve conhecer para mandar bem na redação é: leia os textos de apoio com atenção, mas não os copie.
Os textos de apoio estão ali para te ajudar a se guiar a respeito do tema, mas não para serem copiados. Os corretores de sua redação querem ver qual o seu conhecimento a respeito da temática. É claro que você pode usar algumas ideias centrais presentes nos textos, mas nunca, em hipótese alguma, copiá-los integralmente.
5. Escreva com cuidado para evitar erros gramaticais
Outro segredo que você deve conhecer para escrever a redação perfeita do Enem é: escreva com cuidado para evitar erros gramaticais.
Ter um bom conhecimento da gramática do português, saber escrever de acordo com a norma culta e ainda possuir um repertório vocabular extenso compõe a competência 1 da redação do Enem.
Então, coloque em seu cronograma de estudos a matéria: gramática e estude-a com muita atenção para evitar ao máximo cometer erros que comprometam sua nota.
Procure estudar as regras gramaticais, como questões voltadas à análise sintática, as regras de pontuação e uso da crase e mesmo a grafia correta das palavras.
Estude ainda os sinônimos, para aumentar o seu repertório vocabular e não repetir palavras e conectivos para usar durante sua redação, tudo bem?
Bom, depois de estudar e de ter terminado de escrever sua redação, dê um tempinho, cerca de 10 a 20 minutinhos, tome um ar e então releia todo texto, você verá erros gramaticais que não tinha visto na primeira leitura e então, poderá corrigi-los e evitar a perda de pontos nessa competência. Faça isso durante o treinamento e também na hora de fazer a redação oficial.
6. Utilize argumentos válidos para defender o seu ponto de vista sobre o tema
Em sexto lugar, está um dos segredos mais importantes para fazer a redação perfeita do Enem e ele é: utilize argumentos válidos para defender o seu ponto de vista sobre o tema.
Saber selecionar e organizar os argumentos que defendam o seu ponto de vista é uma das partes mais importantes da redação. Lembre-se que os argumentos de sua redação precisam ser válidos.
Mas afinal, o que isso quer dizer?
Isso quer dizer que você deve buscar por fatos e exemplos reais, dados estatísticos, comparações, contextualização histórica, citação de especialistas e outros argumentos que fundamentem, ou seja, que corroborem a sua posição a respeito do tema específico.
Todas essas estratégias argumentativas são consideradas válidas, porque trazem autoridade à sua redação. Elas te ajudam a defender o seu ponto de vista com segurança, já que há indícios de que mais pessoas pensam como você. Mas lembre-se que os argumentos devem estar estritamente ligados à temática da redação.
Dica extra: leia muito, veja filmes, séries e documentários e melhore o seu repertório sociocultural. Quanto mais você souber relacionar o tema às outras disciplinas, como a história, geografia, filosofia e sociologia, melhor será a sua nota. Os corretores querem que você pratique a intertextualidade entre a proposta da redação e a área das Ciências Humanas e suas Tecnologias.
7. Conclua sua redação propondo soluções detalhadas
Em sétimo lugar na nossa lista dos segredos da redação perfeita do Enem, a dica está relacionada à proposta de intervenção.
É isso mesmo! Para fazer uma redação perfeita você precisa estar atento à conclusão de sua redação. Ela deve conter soluções a respeito do tema ou problemática tratada por você durante o desenvolvimento de sua redação.
Na prática, isso significa que todos os problemas levantados por você durante sua argumentação, deverão ter também soluções correspondentes ao final. Elas serão consideradas completas quando apresentarem os agentes que irão executá-las, de que maneira, ou seja, o modo pelo qual elas serão realizadas, além dos efeitos que ela possivelmente irá causar.
Dica: sua proposta de intervenção não tem que resolver os problemas, mas ela tem que tentar minimizá-los!
8. Saiba se posicionar sem ferir os direitos humanos
Em oitavo lugar elegemos o segredo: saiba se posicionar sem ferir os direitos humanos.
Durante o desenvolvimento e, principalmente, durante a conclusão e proposta de intervenção de sua redação você deve manifestar claramente sua posição, mas sem ferir os direitos humanos. Esse é um ponto muito delicado, já que se por acaso você cometer esse erro, poderá zerar a competência V.
Ferir direitos humanos é propor qualquer medida que desrespeite os direitos fundamentais e a dignidade humana. De acordo com a cartilha da redação do Enem, divulgada pelo Inep, isso acontece quando o candidato propõe ações que envolvam a tortura, a mutilação, a execução sumária ou qualquer forma de se fazer “justiça com as próprias mãos”.
9. Utilize a Imagine Redação para se preparar para a redação do Enem
O nosso último segredo para conseguir fazer uma redação perfeita do Enem é: utilize a Imaginie Redação para se preparar para a redação do Enem.
A Imaginie Redação é uma plataforma online, que oferece mais de 300 temas diferentes de todos os eixos temáticos, além de contar com corretores que fazem uma correção super detalhada e por um preço bem camarada do seu texto.
Isso significa que, utilizando a plataforma, você conseguirá praticar muito e com diferentes temas, o que vai te ajudar, como já mencionamos, a não tangenciar o tema ou ser superficial.
Os corretores da Imaginie Redação são super competentes e expõem aos estudantes os seus erros de maneira clara e empática. Além disso, eles ainda dão elogios, o que te ajudará a se manter animado e motivado e ainda a conhecer os seus pontos fortes.
Superlegal não é mesmo?
Esperamos que você tenha gostado de conhecer os segredos da redação perfeita do Enem! E se você quiser saber como colocar o nono segredo em prática agora mesmo, conheça melhor a Imaginie Redação e escolha o seu pacote!