E aí, quantas redações do #DesafioVem1000 você já fez? Em meio à quarentena do Coronavírus, o segundo tema de abril foi: Desafios na saúde pública: como lidar com epidemias no Brasil?
Como de costume, separamos uma redação nota 920 com comentários de correção para te inspirar para você escrever também. Confira!
Exemplo de redação sobre o tema: Desafios na saúde pública: como lidar com epidemias no Brasil?
Com o advento da colonização brasileira, realizada pelos portugueses em meados do século XXI, muitas enfermidades foram trazidas pelos colonos, a exemplo a varíola e a febre amarela, e, efetivamente, provocaram epidemias no País. Esse cenário epidêmico, infelizmente, ainda,[1] é notabilizado no Brasil e exige amplos esforços de setores do poder público e de estratos da sociedade civil com o escopo de combater tal situação problemática.[10]
De fato, a precaridade[2] do sistema de saneamento básico nas diferentes regiões do Brasil facilita a contaminação, por exemplo, da água e dos alimentos e, efetivamente, acarreta uma ampla disseminação de enfermidades pelo vasto território do país, visto que 48% de indivíduos não possui coleta de esgoto, conforme o Instituto Trata Brasil. A título de ilustração, em 1563, no Brasil, ocorreu uma epidemia causada pela doença varíola que agravou-se seriamente devido a[3] falta de saneamento,[4] tal enfermidade foi responsável pelo o óbito de muitos indígenas no período da colonização. Portanto, atesta ao governo a necessidade de maiores investimentos na limpezas das ruas, no descarte adequado do lixo e no tratamento de esgoto, com o fito de lidar com as pandemias em geral no país.[9]
Acresça-se, ainda, que muitos brasileiros não têm acesso a informes elucidativos ou a debates domésticos que disponham de uma abordagem franca acerca dos meios de prevenção a variadas enfermidades, a exemplo a zika e a dengue, doenças que podem são[5] contundentemente combatidas por meio do simples ato de evitar o acúmulo de água parada. Diante desse escasso repasse de informações, o enfrentamento das pandemias é fortemente dificultado. Desse modo, para minimizar os surtos de doenças em diferentes regiões do Brasil, as instituições formadoras de opinião devem contribuir para a fomentação de uma forte mentalidade de prevenção de epidemias.
Dessarte,[6] a fim de lidar com epidemias no Brasil, cumpre ao Governo Federal, no condição de responsável pela formação do orçamento da União, por meio de uma maior destinação de verbas, investir mais amplamente no sistema de saneamento básico em todo o território brasileiro, para, assim, evitar a proliferação de doenças. Além disso, cabe às famílias e às escolas, na posição de responsáveis pela conduta ética e moral dos indivíduos, fomentar uma sólida cultura de prevenção á[7] enfermidades, mediante debates em reuniões familiares e palestras, em se tratando de evitar epidemias como as ocorridas no período a colonização portuguesa no país.[8]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] Retire a vírgula.
- [2] Esta palavra foi escrita incorretamente. “Precariedade”
- [3] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
- [6] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção! “Destarte”
- [7] Atenção, o acento agudo ‘á’ é diferente da acento grave indicativo de crase ‘à’.
Competência II: compreender a proposta
- [2] O tempo verbal indica ao leitor a inferência que ele deve fazer para compreender a intenção do conteúdo do texto. Neste caso, seu uso está incorreto. “Ser”
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [9] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [4] Melhor seria colocar um ponto aqui. Você encerrou um comentário e vai iniciar outro.
- [10] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [8] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Nota: 920
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