Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Saiba tudo sobre o vestibular da UFPR 2025!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O ano de preparação para o vestibular é sempre cheio de dedicação e estudo. Isso porque passar em uma universidade e iniciar uma graduação é o sonho de milhares de pessoas. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é uma referência no ensino superior e, por isso, muitos estudantes têm o objetivo de estudar lá. No entanto, ela possui um método de ingresso específico: o vestibular UFPR

Se você tem interesse em estudar em uma das maiores universidades do Brasil, que tal entender melhor como esse vestibular funciona? Neste conteúdo, você tira todas as suas dúvidas sobre a UFPR 2025. Bora lá?

Cronograma do vestibular UFPR 2025

Para quem deseja fazer o vestibular da Universidade Federal do Paraná em 2025, é fundamental ficar de olho no calendário. Confira, abaixo, as datas mais importantes:

EtapaData
Período de inscrições29 de maio a 22 de agosto de 2024
Data limite para o pagamento da taxa de inscrição23 de agosto de 2024
Primeira fase20 de outubro de 2024
Resultado dos candidatos aprovados para segunda fase05 de novembro de 2024
Segunda fase – Prova de redação01 de dezembro de 2024
Segunda fase – Provas específicas02 de dezembro de 2024

Todos os detalhes sobre datas e prazos também podem ser encontrados no edital do Processo Seletivo para o ano de 2025, já divulgado.

Por que fazer o vestibular da UFPR?

A Universidade Federal do Paraná é uma das mais antigas do país. Sua história de luta pelo ensino tem início em 1912 e, desde então, a universidade tem sido referência no estado e no Brasil

Por isso mesmo, o vestibular da UFPR é um dos mais concorridos do país

Existem, porém, três formas de ingressar na universidade. São elas:

  • Vestibular tradicional;
  • Sistema de Seleção Unificada (Sisu);
  • Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar).

Entenda mais sobre cada uma delas a seguir!

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a principal ferramenta para o ingresso em universidades públicas do Brasil. A partir dele, os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem concorrer às vagas disponibilizadas pelas universidades em diferentes cursos.

A UFPR também oferece vagas nessa modalidade. No entanto, é preciso estar atento ao fato de que a inscrição e o processo de seleção acontecem de modo distinto ao do vestibular tradicional, por meio da plataforma do Ministério da Educação.

Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar)

O Processo de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar) é uma seleção anual da UFPR para preencher as vagas remanescentes a partir do 2º ano dos cursos. O Provar atende: 

  • alunos da própria UFPR – com troca de turno e habilitação; 
  • alunos de outras instituições
  • e ex-alunos da UFPR que queiram voltar para seus cursos ou mesmo aqueles profissionais que queiram fazer outro curso de graduação.

Ou seja: essa é uma forma de ingresso para estudantes que já passaram para uma universidade pública e, por algum motivo, desejam tentar uma transferência (interna ou externa) para a UFPR.

Vestibular tradicional

O vestibular da UFPR acontece todos os anos e abre vagas para diferentes cursos de graduação. Ele é dividido em duas fases e conta com provas de conhecimentos gerais, produção de textos e conhecimentos específicos.

Para saber mais sobre o vestibular tradicional da UFPR, basta continuar lendo este conteúdo!

Quem pode fazer a prova?

Pode se inscrever para o vestibular da UFPR a pessoa que cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos:

  • Já ter concluído o Ensino Médio ou concluir o Ensino Médio no ano de realização da inscrição;
  • Ter um diploma de Ensino Superior.

Os estudantes que ainda não concluíram o Ensino Médio e não o concluirão no ano de realização da inscrição para o vestibular UFPR também podem fazer a prova. Nesse caso, é preciso inscrever-se na modalidade treineiro

Os candidatos treineiros não concorrem efetivamente a uma vaga na UFPR, mas têm a oportunidade de realizar todas as etapas da prova (se forem aprovados) e se familiarizar com o vestibular.

Como me inscrever?

Para se inscrever para o vestibular da UFPR você deve acessar o site da NC/UFPR e preencher o formulário de inscrição

Lembrando que sua inscrição só será validada após o pagamento da taxa de inscrição ou, caso você tenha direito, após a homologação da isenção de taxa. 

Para o vestibular 2025, as inscrições serão abertas no dia 29 de maio e irão até o dia 22 de agosto. A taxa de inscrição custa R$195,00.

Como solicitar a isenção da taxa de inscrição?

A isenção total da taxa de inscrição é concedida aos candidatos que:

  • estão inscritos no programa CadÚnico, do Governo Federal;
  • cursaram todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada. Nesse caso, também é preciso comprovar renda familiar per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

Para solicitar, é necessário preencher o formulário específico no site da NC/UFPR e apresentar a documentação exigida no edital. 

A relação de candidatos com a isenção aprovada é divulgada pela UFPR em data determinada no edital. Em seguida, os candidatos podem entrar com recurso caso não tenham a sua isenção deferida.

Como funciona o vestibular UFPR?

O vestibular da UFPR é composto por duas fases, ambas eliminatórias e classificatórias:

  • Primeira fase: prova de conhecimentos gerais, objetiva e com 90 questões. 
  • Segunda fase: é composta por questões dissertativas. Ela é feita a partir da compreensão de textos e acontece, usualmente, em dezembro.

Vale pontuar, ainda, que alguns cursos da Universidade Federal do Paraná exigem provas de conhecimentos específicos, além das provas objetiva e dissertativa. É o caso do curso de Música.

Para conferir todas as informações relacionadas às datas da prova e do edital basta acessar o Núcleo de Concursos Universidade do Paraná (NC/UFPR), órgão responsável por organizar as provas do vestibular UFPR.

Como funciona a primeira fase?

A primeira fase do vestibular da UFPR é composta por 90 questões objetivas que valem 1 ponto cada uma. Confira a distribuição destas questões no quadro a seguir:

DisciplinaNúmero de questões
Matemática9
Química9
Física9
Biologia9
Geografia9
História9
Língua estrangeira moderna8
Língua portuguesa6
Literatura brasileira6
Filosofia5
Sociologia5

A prova de língua estrangeira moderna possibilita que o candidato escolha entre Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Polonês, Japonês ou Italiano. 

Além disso, é eliminado o candidato que obtiver pontuação zero na Prova de Conhecimentos Gerais da Primeira Fase. 

Como funciona a segunda fase?

São convocados para a segunda fase da UFPR os candidatos com a melhor classificação na primeira fase, a depender do número de vagas disponibilizadas para cada curso. Para entender a relação de vagas disponíveis, é fundamental ficar de olho no edital. 

A segunda fase do vestibular UFPR é composta por: 

  • uma prova de produção textual, em que você deve escrever 3 textos de diferentes gêneros;
  • até duas provas específicas, a depender do curso escolhido pelo candidato;
  • duas provas específicas (uma teórica e uma prática) para os candidatos ao curso de Música (Licenciatura e Bacharelado).

As provas específicas são constituídas por 07 questões discursivas, nas disciplinas de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. Essas questões totalizam 40 pontos.

São eliminados os candidatos que obtiverem nota zero em qualquer uma das provas. Além disso, é importante que o candidato se atente às respostas (sempre em caneta preta de ponta grossa e no espaço delimitado), para evitar que as questões sejam zeradas.

Como funciona a prova de Produção de textos?

A prova de produção de textos é comum a todos os candidatos aprovados para a segunda fase do vestibular UFPR, independente do curso escolhido. Ela é composta por 3 questões dissertativas, com valor de 20 pontos cada.

Cada uma dessas questões será baseada em um texto diferente e o comando da questão vai exigir que, a partir da leitura do material disponível, o candidato produza um texto que pode ser de diferentes gêneros textuais

É indispensável que o candidato leia atentamente as instruções e não fuja à temática ou ao gênero proposto. Além disso, os textos costumam ter um tamanho reduzido. Na prova da UFPR, as suas respostas terão no máximo 15 linhas

Como me preparar para a prova de redação da UFPR?

Essa é uma tarefa que vai exigir de você bastante foco, disciplina e estudo. O que você deve fazer é conhecer bem as características dos principais gêneros textuais para não ser pego de surpresa.

De acordo com professores e especialistas em produção de textos, o ideal é que se pratique dois textos por semana. Então, vá revezando entre os gêneros e praticando o máximo que der. E lembre-se: dar uma olhada nos temas anteriores é uma forma eficaz de se preparar!

Outra dica preciosa para mandar bem em produções textuais é contar com uma plataforma online de redações. Atualmente, já existem plataformas 100% virtuais, como a Imaginie, que contam com mais de 500 temas de diferentes eixos temáticos e ainda possuem corretores competentes, que enviam a você a correção de suas redações super detalhadas e em tempo hábil. 

Como funciona a prova específica de Música?

Para os candidatos ao curso de Música (Licenciatura ou Bacharelado), a UFPR exige ainda a realização de uma terceira fase, composta por duas provas: uma teórica e outra prática.

A prova teórica é objetiva e tem duração de 1h30. Ela é formada por 16 questões, distribuídas da seguinte maneira:

  • 12 questões sobre Percepção e Teoria Musical;
  • 4 questões de conhecimentos gerais sobre História da Música Ocidental e Brasileira.

Para a prova prática, o candidato deve executar:

  • 1 peça de Confronto, 
  • 1 peça de Livre Escolha e 
  • 1 solfejo (conforme modelo disponibilizado no site do NC/UFPR).

No site do NC/UFPR o candidato também encontra a bibliografia básica e os demais materiais necessários para a execução da prova prática, conforme edital. 

A prova tem bibliografia própria?

Sim. As provas de Literatura Brasileira, Filosofia, Sociologia e Música contam com uma bibliografia específica, divulgada junto ao edital. Confira, a seguir, a lista de obras incluídas.

Literatura Brasileira: obras exigidas

  • A falência, de Julia Lopes de Almeida;
  • Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga;
  • Noite na taverna, de Álvares de Azevedo;
  • O livro das semelhanças, de Ana Martins Marques;
  • Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus;
  • O drible, de Sérgio Rodrigues;
  • O sol na cabeça, de Geovani Martins;
  • Poema sujo, de Ferreira Gullar.

Prova de Filosofia

  • Ideias para adiar o fim do mundo, Ailton Krenak;
  • Capítulos 1 a 5, Leviatã, Thomas Hobbes;
  • “Cultura e democracia”, Crítica y emancipación, Marilena Chaui;
  • “Reconhecimento sem ética?”, Lua Nova, Nancy Fraser;
  • “Pense na lagosta. Uma incursão num mundo de exageros, mau gosto, prazeres e crueldade”, Revista Piauí, David Wallace Wallace.

Os artigos estão disponíveis na internet e os links de acesso podem ser encontrados no edital. 

Prova de sociologia

  • Pioneiras da sociologia: mulheres intelectuais no século XVIII e XIX, Veronica Daflon e Luna Campos;
  • Racismo e cultura, Frantz Fanon;
  • Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber, Tania Quintaneiro e Maria Ligia Barbosa;
  • “O processo sociocultural”, O povo brasileiro: formação e sentido do Brasil, Darcy Ribeiro.

Os artigos estão disponíveis na internet e os links de acesso podem ser encontrados no edital. 

Como funciona a nota da UFPR?

Os candidatos da UFPR são organizados e classificados de acordo com as notas obtidas nas provas de primeira e segunda fase, considerados os devidos pesos e critérios de cada curso escolhido. A classificação acontece da seguinte forma:

  1. Soma-se os pontos obtidos na primeira e segunda provas;
  2. Divide-se a pontuação final pela pontuação máxima das provas;
  3. Multiplica-se o resultado por mil.

Em seguida, são elaboradas listas de convocação dos candidatos aprovados, conforme o número total de vagas para os cursos escolhidos. Essa relação pode ser encontrada no edital.

Quando sai o resultado da UFPR 2025?

De acordo com o cronograma do edital da UFPR 2025, o gabarito preliminar da primeira fase acontece no dia 21 de outubro de 2024, enquanto a relação de candidatos aprovados para a segunda fase é divulgada oficialmente no dia 05 de novembro de 2024.

O resultado final dos aprovados no vestibular da UFPR, no entanto, será divulgado no dia 17 de janeiro de 2025. 

O que levar para a prova?

O candidato que prestar o vestibular da UFPR deve levar, para a prova, apenas os materiais que serão usados, o comprovante de ensalamento e um documento oficial de identidade com foto recente

Dentre os materiais permitidos, estão: lápis, apontador, borracha e caneta esferográfica de material transparente, tinta preta e ponta grossa (no mínimo 0.07mm). 

Também recomendamos que os candidatos levem lanches leves e uma garrafa de água, para evitar passar as horas da prova sem nenhum tipo de alimentação. 

Como se preparar para o vestibular da UFPR?

A estrutura das provas do vestibular da UFPR é bastante similar à estrutura das provas de outros vestibulares, como a Fuvest, a Unicamp e até o próprio Enem. Por isso, se preparar para essa prova não requer que o estudante desvie muito de um cronograma de estudos mais geral.

Os candidatos ao vestibular UFPR podem contar com o Programa de Prova, divulgado no site oficial da NC/UFPR. Nele, encontram-se todos os conteúdos que podem ser exigidos ao longo das provas, de modo a conseguirem se preparar melhor tanto para a primeira fase, quanto para a segunda.

É a prova de Produção Textual que chama mais a atenção dos candidatos, uma vez que ela segue uma estrutura própria. Por isso, recomendamos não só que os estudantes se familiarizem com diferentes gêneros textuais, mas também que os pratiquem com recorrência.

Para isso, a equipe da Imaginie pode ser uma importante aliada. Ao decidir estudar com a gente, você tem acesso a correções de redação em até 48h úteis, monitores para tirar suas dúvidas e até imersões em eixos temáticos para te ajudar a se preparar melhor. Não perca tempo: escolha um dos nossos planos e coloque já a mão na massa!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autores

  • Amanda Tracera

    Mestre em Letras, trabalha com conteúdo digital há 6 anos. É apaixonada por educação e tecnologia e passa o tempo livre com um livro nas mãos.

    View all posts
  • Yasmine Diniz

    Bacharel em Direito. Graduanda de Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais. Amante da educação e fã de Friends.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dez + 19 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter