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#DesafioVem1000: Os desafios da produção artística no Brasil [Redação pronta]

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A arte pode ser expressada de diversas formas e faz parte da cultura de um país. Entretanto, a sua produção enfrenta diversos obstáculos, como a desvalorização, por exemplo. Por isso, o Desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema: Os desafios da produção artística no Brasil.

Veja, a seguir, uma redação comentada sobre esse assunto:

Exemplo de redação sobre o tema: Os desafios da produção artística no Brasil

Os desafios da produção artística não são problemas novos no Brasil. Já no início do século XX, o dadaísmo surgiu como uma quebra de paradigmas quando se trata a definição do conceito de arte.[1] A famosa exposição de um mictório[2] que pretendia ser reconhecido como expressão artística demonstrou a dificuldade que a sociedade brasileira tem de reconhecer e consequentemente[3] valorizar a produção de arte. Esse impasse demonstrado ainda no século passado[5] continua a ser um desafio e deve ser vencido. [4]

Toda a produção artística depende de um aporte financeiro para que possa se tornar realidade. Uma vez que[6] esse financiamento depende da aprovação e valorização do público para com determinada obra, percebe-se a grande influência que a população possui sobre a produção da arte. Um povo que possui uma visão limitada nesse aspecto, portanto,[7] irá colaborar para o enfraquecimento da diversidade artística, apontando para a necessidade de pluralizar o conceito no âmbito nacional.

Outrossim,[8] ao afirmar que o homem é aquilo que a educação faz dele, o filosofo Immanuel Kant[9] corrobora para a ideia de que é possível ampliar a visão do que é considerado arte pela educação. Responsabilidade da família, escola e sociedade, o caráter coercitivo que possui o processo de educar pode tanto favorecer a mudança do pensamento quanto a perpetuação de um conceito antiquado. Deve ser utilizado, dessa forma, para a introdução de um conceito mais amplo e inclusivo.

Evidente o é, dessa forma, que o MEC – ministério da educação e cultura – deve tornar obrigatório o ensino de história da arte e suas multiplicidades desde o ensino fundamental, visando a afirmação do respeito e apreço por diferentes manifestações artísticas. De igual maneira, a Câmara e o Senado devem aprovar por pressão popular o destino de maior verba dos impostos, por parte da Receita Federal, para projetos que visem o estímulo à produção cultural.[10] Apenas com o esforço da sociedade civil e do governo, será possível viabilizar uma produção de arte plural.[11][12]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [5] Faltou vírgula.
  • [11] Não há desvios gramaticais graves e há ocorrência de vocabulário mais formal.

Competência II: compreender a proposta

  • [12] Muito bom domínio do texto dissertativo-argumentativo com proposição, argumentação e conclusão. Desenvolveu o tema por meio de argumentação consistente, em defesa de um ponto de vista.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [1] É sempre bom citar contexto histórico relacionado para sustentar o ponto de vista defendido, muito bem!
  • [2] Fato usado para sustentar o ponto de vista defendido, excelente!
  • [4] Boa introdução, parabéns!
  • [9] Boa menção usada para sustentar o ponto de vista defendido, ótimo!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [3] Bom conectivo!
  • [6] Excelente conectivo!
  • [7] Outro bom conectivo!
  • [8] Outro excelente conectivo!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [10] Tente detalhar como, exatamente, devem ser feitas e aplicadas as medidas propostas.

Comentário final

Excelente texto, parabéns! Para que fique impecável e atinja a nota máxima, procure detalhar completamente sua proposta de intervenção. Apresente o que deve ser feito, como deve ser aplicado, com qual finalidade e especifique exatamente por quem. Assim, ficará completa. Boa sorte!

Nota: 960

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