Agora que o primeiro dia de Enem passou, sabemos que você deve estar ansioso para saber se foi bem no Exame. Por isso, reunimos uma equipe de professores para resolver as questões de Linguagens e Ciências Humanas e lançar um gabarito Enem.
Lembre-se apenas que o gabarito Enem da Imaginie é extraoficial. O gabarito oficial será disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 27 de janeiro.
Para saber quantas questões você acertou, basta continuar a leitura. Aproveite!
Como funciona o Enem?
O Enem é dividido em quatro grandes áreas: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias; e Matemática e Suas Tecnologias.
Ao todo, a prova apresenta 180 questões de múltipla escolha, divididas entre todas as áreas do conhecimento mencionadas acima, além de uma redação dissertativa-argumentativa. Sobre as questões, são 45 enunciados para cada área.
Como a prova é muito extensa, os participantes têm dois domingos consecutivos para resolver tudo. No primeiro dia, a prova apresenta 45 questões de Linguagens e 45 questões de Humanidades, além do texto dissertativo-argumentativo. Já no segundo dia, a prova apresenta 45 questões de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.
Vale ressaltar que nem todos os estudantes realizam a mesma prova. No dia de aplicação, os avaliadores distribuem quatro provas distintas, que podem ser diferenciadas pela cor do Caderno de Questão. As provas têm as mesmas questões, mas em ordens diferentes para evitar qualquer tipo de cola.
Gabarito Enem extraoficial
Sabendo que a ansiedade dos alunos pelo gabarito Enem é grande, após o primeiro dia de prova, que aconteceu no último domingo, a Imaginie reuniu alguns professores para divulgar um gabarito extraoficial.
Como mencionamos, nem todos os participantes do Enem realizam a mesma prova. Na edição de 2020, foram quatro provas distintas: azul, amarela, rosa e branca. Isso significa que há quatro gabaritos diferentes, e a Imaginie divulgou todos para você.
Para saber quantas questões você acertou, basta acompanhar a resolução que corresponde ao seu Caderno de Questão. Você pode conferir o gabarito Enem da Imaginie clicando aqui.
Como funciona a correção?
O Enem conta com um método de correção chamado Teoria de Resposta ao Item (TRI). Mas como isso funciona na prática?
Bom, como você sabe, a prova conta com 180 questões divididas por quatro áreas do conhecimento. Para entender a TRI, você precisa saber que essas questões são divididas em três níveis: fácil, médio e difícil.
Nesse sentido, a TRI considera o nível de dificuldade de cada questão e o padrão de acerto dos estudantes, para determinar se eles acertaram porque realmente sabiam ou porque chutaram. Se os algoritmos da TRI determinarem que você chutou algumas questões, você não receberá pontuação cheia.
Em outras palavras, mesmo com o gabarito Enem, você não tem como saber quanto vai tirar em cada área do conhecimento. Se quiser ter certeza, o ideal é esperar a divulgação oficial dos resultados, que será feita no dia 29 de março.
Quanto à correção da redação, o texto dissertativo-argumentativo é corrigido de forma manual por dois avaliadores, que analisam cinco competências distintas.
O que fazer com o resultado final?
Após conferir o resultado final do Enem 2020, você pode usar sua nota para conseguir uma vaga no ensino superior. Essa nota pode ser usada em uma série de processos seletivos, como você pode conferir abaixo:
- Sistema de Seleção Unificada (Sisu): você pode se inscrever no Sisu para concorrer a vagas em universidades públicas.
- Programa Universidade para Todos (ProUni): com o ProUni, você pode concorrer a bolsas de estudo para universidades particulares. Basta apresentar todos os requisitos exigidos.
- Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): além das opções apresentadas acima, você pode usar a nota do Enem para financiar os seus estudos em uma universidade particular.
Para ter uma noção da sua nota, não deixe de conferir o gabarito Enem extraoficial da Imaginie.
E aí, gostou de acompanhar o gabarito Enem extraoficial? Agora, que tal passar para nosso próximo artigo e entender como funciona o Sisu?