Para um trabalho de revisão de qualidade, é essencial desenvolver habilidades técnicas para uma avaliação completa do texto. Entenda como se preparar para essa área!
Quem gosta de trabalhar diretamente com textos — analisando sua estrutura, se cumpre a proposta e, principalmente, se segue as normas da língua portuguesa — pode fazer carreira como revisor. A questão é que não se trata de uma atividade restrita apenas à identificação de erros: você deve analisar todo o sentido do que está escrito, tornando-se necessário desenvolver algumas habilidades técnicas.
Isso porque a ideia é fazer um controle de qualidade do texto, orientando, inclusive, o autor a como melhorar para que ele entenda, de maneira clara, suas falhas.
Se você quer atuar nessa área como revisor freelancer, especialmente com redações do Enem e grandes vestibulares, vai gostar das dicas que reunimos neste post. Continue a leitura e descubra 9 habilidades que vão ajudá-lo a entregar um bom trabalho na área.
1. Prática da leitura crítica
Uma das habilidades técnicas que vai diferenciar o trabalho do revisor é fazer uma leitura crítica. Estamos falando de uma revisão em que você realmente se engaje naquilo que o autor escreveu, trazendo questões, como:
- o que ele quer transmitir?
- qual sua tese?
- quais argumentos justificam a ideia apresentada?
É, portanto, analisar o que foi apresentado, ou seja, ir além do apontar erros de gramática ou de repetição de palavras.
Na situação da correção de uma redação do Enem, a leitura crítica vai permitir avaliar o ponto de vista do aluno, especialmente na proposta de intervenção, quer dizer, nas soluções que ele traz para a problemática do texto. O que ele sugere é algo viável?
Nessa hora, é importante avaliar se o estudante conseguiu fazer a conexão com o tema, especialmente com os argumentos trabalhados ao longo do texto. É fundamental ainda ter atenção se a opinião apresentada não fere os direitos humanos, pois isso zera a redação.
Como treinar a leitura crítica? Você pode ler outros materiais — como livros de ficção e não-ficção, notícias, editoriais e até mesmo trabalhos acadêmicos — para exercitar o seu olhar a fim de entender o que o texto quer transmitir. Acompanhar resenhas de livros também é indicado para aprimorar essa habilidade.
2. Conhecimento em linguística do texto
Ter o conhecimento em linguística textual vai permitir que o revisor realize um trabalho com uma perspectiva interacional. Isso porque os trabalhos que serão corrigidos, como a redação do vestibular, é muito mais que uma sequência de palavras e frases.
O campo da linguística se volta para a unidade básica de sentido e para entender as intenções do autor, já que trabalha com a ideia de que não há um texto neutro, visto que o autor escreve a partir das suas opiniões e também de seu lugar social, o que inclui suas crenças, valores, repertório sociocultural e visões de mundo.
Analisa ainda a coesão, a ligação entre as partes do texto, e a coerência, o sentido amplo do que foi apresentado. Para trabalhar com a linguística textual, torna-se essencial realizar a leitura crítica como mostramos no tópico anterior.
3. Conhecimento em sintaxe
Sabemos que um texto deve comunicar alguma ideia e, para isso, precisa seguir algumas regras para fazer a associação correta de palavras nas orações e períodos, estabelecendo, assim, uma relação lógica entre elas. Estamos falando da sintaxe, um dos conhecimentos essenciais de um bom revisor.
As palavras devem estar relacionadas de modo a construir um enunciado concreto. Somente dessa forma o texto cumprirá sua função, que é o de ser compreendido pelo leitor. Dessa maneira, é função do revisor analisar as sequências no conteúdo apresentado: se o sujeito, verbo e objeto estão dispostos da maneira certa, transmitindo assim a ideia da frase.
4. Conhecimento lexical e de figuras de linguagem
Ter o conhecimento lexical significa compreender as palavras existentes na nossa língua. Mas você pode estar pensando: “é claro que um revisor vai compreender bem as palavras da língua portuguesa”.
Contudo, diferentemente de ter um amplo vocabulário, o conhecimento do léxico é dinâmico, pois inclui os termos que passam a integrar o idioma, como estrangeirismos, jargões e gírias. Com a crescente comunicação pelos meios digitais, muitas novas palavras podem surgir e é importante acompanhar esses novos termos.
No caso da correção das redações do Enem, é essencial ter uma análise crítica para saber se a palavra empregada é adequada, especialmente se o aluno escolher uma gíria. Muitas delas já estão incorporadas em nossa língua e podem ser bem empregadas mesmo nesse tipo de texto, como “abrir o jogo” ou “fazer vista grossa”.
Porém, não confunda considerar o léxico, que é dinâmico, com o uso de termos de trocas de mensagens digitais (o “internetês”), como substituir o “você” por “vc” ou “verdade” por “vdd”. Isso não é adequado e está em desacordo com a norma culta. Cabe, portanto, avaliar cada situação.
Figuras de linguagem
Nesse contexto, ter um bom entendimento sobre figuras de linguagem, como metáfora, metonímia, personificação e outras também é uma habilidade técnica que o revisor deve ter. Assim, antes de considerar que um enunciado não foi bem escrito, é preciso perceber esse jogo de palavras, que pode até mesmo enriquecer a redação, deixando-a mais expressiva.
5. Consideração ao estilo do autor
Falamos da necessidade de o revisor perceber o sentido do texto como um todo e ser crítico ao analisar o posicionamento do autor. Contudo, isso não quer dizer modificar trechos que estão corretos por simples questão de estilo.
O trabalho de revisão, nesse ponto, deve ser imparcial, ainda mais quando se trata de uma redação do Enem. É preciso cuidado na hora de avaliar o texto para que os apontamentos transmitam os erros ao aluno. Imagine ele achar que precisa modificar o estilo da escrita por conta de um feedback nesse sentido?
6. Análise do texto de acordo com a proposta
Aqui o habilidade técnica se refere a revisar de acordo com cada trabalho. O Enem, por exemplo, traz uma lista de 5 competências que é preciso analisar na hora de corrigir a dissertação do aluno. Envolve diferentes aspectos, como o domínio da norma culta da língua portuguesa, compreensão da proposta de redação, organização dos argumentos para defender um ponto de vista, proposta de solução para o problema abordado, entre outros.
Dessa maneira, antes de começar a revisão, é recomendado conhecer os critérios de avaliação de cada trabalho, já que a correção da redação do Enem acaba abordando fatores diferentes de uma redação da Fuvest ou Unicamp.
7. Definição do tipo de correção a ser utilizada
Na hora de revisar a redação, é importante que o profissional conheça os tipos de correção que pode adotar. São elas:
- correção resolutiva — é quando você reescreve termos ou trechos inteiros para transmitir a ideia do aluno. Muitos professores não utilizam essa abordagem pelo fato de o aluno conseguir assimilar pouco sobre o que foi corrigido, já que a “resposta” veio pronta;
- correção indicativa — é o tipo de correção mais aceita, porque consiste em sinalizar na margem da folha o que precisa ser revisto ou modificado. Nesse caso, é o aluno que corrige o que precisa ser ajustado, exigindo um esforço maior dele, como pesquisa em livro ou a procura de alguma palavra no dicionário;
- correção classificatória — é como a correção indicativa, porém se vale de códigos para indicar o que precisa ser ajustado. Pode ser utilizado depois que os alunos passam a entender as sinalizações utilizadas.
Reforço positivo na correção
É natural que o trabalho de revisão seja focado em encontrar erros e em buscar melhorias para um texto, no entanto é preciso ter atenção também aos pontos positivos da dissertação.
É importante que, em suas marcações, você reforce os pontos em que o aluno se saiu bem, destacando suas potencialidades, o que vai aumentar a autoconfiança dele na hora de redigir a próxima redação.
8. Elaboração de feedbacks
Saber como dar feedbacks também é uma das habilidades técnicas importantes dessa área. Imagine o aluno não entender os pontos que ele errou na redação? Então, para que ele entenda, de fato, o que está errado, seja bem claro nas marcações, evitando comentários vagos.
Assim, além de apontar os erros de acentuação, vírgula, pronome, entre outros, o profissional pode indicar algum material de estudo sobre o tema. Isso porque, muitas vezes, a dificuldade do aluno está justamente em utilizar o pronome demonstrativo correto. Ele precisa, portanto, estudar melhor esse tópico.
Caso você identifique que o ponto fraco da dissertação está na solução proposta para a problemática, oriente o aluno a ler mais e a acompanhar o noticiário a fim de que ele fique a par das atualidades e também amplie sua bagagem cultural.
9. Domínio de tecnologias da área
Por fim, uma das habilidades técnicas que o revisor precisa dominar é utilizar os editores de texto, como Word, Google Docs e até a como fazer marcações em arquivos de PDF. Os trabalhos na área são digitais e é necessário ter agilidade para lidar com os programas para otimizar sua produção.
Se você é da área de Letras ou tem bastante experiência com revisão pode direcionar sua carreira para a correção online de redações de vestibulandos que estão se preparando para o Enem. É importante desenvolver algumas habilidades técnicas para entregar um trabalho de qualidade, ou seja, uma correção que auxilie os alunos.
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Este post foi feito pela Comunidade Rock Content, parceira da Imaginie!
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