O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a porta de entrada para muitas universidades públicas do Brasil. Mesmo assim, algumas pessoas têm dúvidas quanto ao Sistema, principalmente sobre como funciona a nota de corte do Sisu.
Assim como algumas universidades que realizam vestibular próprio, o Sisu, enquanto ferramenta de seleção para cursos de nível superior, tem as próprias regras. Uma delas diz respeito à nota de corte, que representa a pontuação mínima para ingressar em um determinado curso.
Para saber mais sobre o assunto, entender como funciona a nota de corte do Sisu e muito mais, siga a leitura até o final! Neste artigo, também vamos mostrar a nota de corte média de alguns cursos.
O que é Sisu?
O Sisu é um programa informatizado do Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Existem duas formas de concorrer às vagas ofertadas no programa: pela ampla concorrência ou pelo sistema de cotas. As cotas são reservadas para públicos específicos, como pessoas de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e estudantes de escola pública.
Vale ressaltar que a média utilizada no Sisu é a média alcançada pelos candidatos no Enem. Contudo, algumas universidades não utilizam a média geral do Exame, pois atribuem pesos distintos para as provas de cada área (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática) e para a redação.
Para participar do Sisu, basta ter feito a última edição no Enem e não ter zerado a redação. Não existe limite de idade para se inscrever, tampouco taxa de inscrição. A participação é totalmente gratuita e online.
Saiba que o Sisu acontece duas vezes por ano: uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre do ano letivo.
O que é nota de corte?
Para concorrer a uma vaga pelo programa federal, você precisa saber como funciona a nota de corte do Sisu.
Antes de mais nada, além de optar por um curso específico, é necessário escolher uma determinada instituição, um turno de estudo e uma modalidade de concorrência.
Como você deve imaginar, os candidatos com as melhores médias no Enem se classificam para preencher as vagas disponíveis. Nesse sentido, a média dos últimos colocados determina a nota de corte dos cursos ofertados pelas instituições no sistema do MEC.
Por exemplo, se a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) oferecer 20 vagas de ampla concorrência para o curso de Jornalismo, no turno matutino, os 20 candidatos que optarem por tais especificações e tiverem as melhores médias vão se classificar. Nesse caso, para outros concorrentes se classificarem, será necessário superar a média do vigésimo colocado.
Em outras palavras, a nota de corte representa a nota mínima que alguém precisa alcançar para ficar entre os selecionados de uma determinada vaga. Mas atenção: essa nota varia durante todo o período de inscrição (pode subir ou diminuir).
Como funciona a nota de corte do Sisu?
Se você quer entender melhor como funciona a nota de corte do Sisu, saiba que ela varia durante o período de inscrição. Essa flutuação depende da quantidade de pessoas interessadas nas vagas disponíveis para um determinado curso.
Calma, a gente explica!
O período de inscrição no SISU vai do dia 16 a 24 de fevereiro, certo? Pois bem! Enquanto esse período durar, o Sistema vai mostrar a nota de corte e a classificação parcial dos cursos ofertados, o que ajuda nas estratégias dos concorrentes.
Ter noção da nota mínima necessária para conseguir uma determinada vaga é fundamental para entender suas chances reais de se classificar. Sabendo disso, se você preferir, é possível modificar as duas opções de curso selecionadas no momento da inscrição.
Esse é o motivo da flutuação mencionada antes! Como os concorrentes podem mudar de ideia sobre os cursos escolhidos, a nota de corte para o curso de Jornalismo na UFRJ, por exemplo, pode subir.
Mas não se preocupe: assim como ela pode subir, a nota de corte pode diminuir. Isso acontece quando um candidato, já classificado, desiste de uma determinada vaga para concorrer à outra. Nesse caso, os próximos colocados sobem uma posição e abrem espaço para um novo concorrente.
Não deixe de acompanhar as atualizações feitas ao longo do dia para saber qual a nota de corte para o curso que você deseja, ok?
Notas médias pelo Sisu
Abaixo, mostramos uma lista com as notas médias pelo Sisu. Confira:
- Administração: 680 a 800 pontos.
- Arquitetura e Urbanismo: 690 a 840 pontos.
- Ciências Contábeis: 600 a 780 pontos.
- Direito: 680 a 850 pontos.
- Educação Física: 580 a 775 pontos.
- Enfermagem: 850 a 620 pontos.
- Engenharia Civil: 680 a 902 pontos.
- Engenharia de Produção: 650 a 815 pontos.
- Engenharia Elétrica: 650 a 810 pontos.
- Farmácia: 660 a 815 pontos.
- Fisioterapia: 670 a 830 pontos.
- Gestão de Recursos Humanos: 600 a 720 pontos.
- História: 570 a 800 pontos.
- Jornalismo: 640 a 815 pontos.
- Logística: 570 a 750 pontos.
- Medicina: 770 a 900 pontos.
- Nutrição: 660 a 810 pontos.
- Odontologia: 715 a 840 pontos.
- Pedagogia: 560 a 740 pontos.
- Psicologia: 660 a 850 pontos.
Agora que você já sabe como funciona a nota de corte do Sisu, que tal descobrir qual faculdade escolher?