Quando o assunto é a mulher brasileira no mercado de trabalho sabe-se que ainda existem diversos desafios a serem enfrentados. Isso porque a igualdade de oportunidades, salarial ou até mesmo de reconhecimento profissional ainda não é uma realidade para a maioria.
Por mais que o número de mulheres presentes no mercado tenha aumentado nos últimos anos e a realidade de trabalho hoje seja mais favorável que à anos atrás, as barreiras sociais, preconceitos e tradicionalismos extremos ainda mostram-se presentes na sociedade.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “A mulher brasileira no mercado de trabalho”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: A mulher brasileira no mercado de trabalho
[12] [3] Protágoras de Abdera, filósofo grego, afirmou que o homem é a medida de todas as coisas [13] ao concluir que o indivíduo tem a capacidade de exaltar a eticidade para despertar a racionalidade moral. A partir deste pensamento, de modo a correlacionar com a atual situação da mulher no seio trabalhista, percebe-se [1] que a prática reflexiva tem promovido a extinção do preconceito em relação ao gênero e disponibilizado o sentimento de libertação feminina, visto que é notório o aumento gradual delas nos negócios laborativos; [2] todavia, ainda são excessivas e imorais as perversidades sofridas por elas.
[4] Primeiramente, cabe ressaltar a situação degradante vivenciada pelas brasileiras desde o período colonial, pois, como subsistiam em um mundo de demasiada exploração sexual e objetificação da mulher para a satisfação individual, as possibilidades de ingresso no trabalho eram escassas. [5] Hodiernamente, é indubitável que este cenário alarmante tem se modificado, porquanto políticos representativos e movimentos feministas estão a proliferar-se em prol da ocupação profissional feminina, já que o seu adverso trata-se de uma injustiça social face às pessoas que apresentam as mesmas capacidades técnico-científicas. Diante disso, a resistência provocou uma significativa e vantajosa construção da cidadania e exercício do direito, estabelecidos na Constituição, às mulheres almejantes ao respectivo mercado.
[10] [7] Em contrapartida, presencia-se a existência de leis específicas instáveis que promovem um [11] forte índice de diferença salarial, principalmente quando são negras, a extrema submissão sofrida e o assédio moral e físico em constante ocorrência; problemáticas essas que põem em crise o fundamento de [9] uma sociedade igualitária, justa e ética. [6] O romance “A Solidariedade dos Homens, de Jodi Compton, por exemplo, retrata a trajetória de uma detetive acusada de um crime que, para provar a sua inocência, teve que administrar o seu tempo com os diversos casos impostos a mesma e a objetificação do seu corpo. Paralelamente, de forma a trazer essa perspectiva para o contexto real, é notório que essas práticas retrógradas são vigentes cotidianamente, as quais tornam evidente a presença de uma patriarcal cultura misógina e depreciativa.
[8] Depreende-se, portanto, que o androcentrismo ocorrente no mercado de trabalho deixe de ser realidade. Desse modo, é integralmente necessário que escolas e universidades orientem aos seus discentes, por intermédio de debates e seminários, a importância da igualdade e do respeito na carreira profissional para que eles tenham consciência de que a mulher não é um ser inferior ou objeto. Faz-se imperativo também que o Senado Federal promulgue uma emenda constitucional para que, por meio de punições mais severas, medíocres, a partir de chantagens, não abusem as mulheres sexualmente.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [12] Excelente domínio da norma culta! Você demonstrou ter conhecimento das regras gramaticais e usou um vocabulário formal e adequado, parabéns!
Competência II: compreender a proposta
- [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [2] A tese foi inserida no local correto, na introdução. Muito bem! 🙂
- [5] Parabéns! Aqui você confirmou sua tese. Não se esqueça de fazer isto em todos os parágrafos.
- [9] O fato de ter confirmado a tese mostra que você possui domínio sobre seu projeto de texto. Sempre faça isto em todos os parágrafos.
- [10] Muito bem! Neste texto, demonstrou compreensão do tema e que possui domínio da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, apresentando uma introdução em que a tese a ser defendida é explicitada, argumentos para sustentar esse ponto de vista e conclusão, além de atender à exigência do Enem de elaborar proposta de solução. Entretanto, os argumentos podem ser melhor desenvolvidos.
- [11 ]Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [3]Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
- [4] Parabéns! Estes argumentos históricos deram relevância a seu argumento.
- [7] Parabéns por apresentar dados que denotam credibilidade ao argumento apresentado.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [6] Utilize conectivos e marcadores discursivos para relacionar as partes do texto.
- [13] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [8] Você conseguiu elaborar uma proposta, mas esqueceu-se de detalhá-la, ou seja, disse o que deve ser feito, mas se esqueceu de apresentar quem irá fazer, ou para quem, ou como será viabilizado, ou quais os meios para isto. Faltou detalhamento nas duas.
Comentário final
Boa redação! Mas, na competência 5 você deve apresentar 5 elementos, sendo o agente, ação, modo, efeito e detalhamento de uns dos elementos citados.
Nota
960
Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “A mulher brasileira e o mercado de trabalho”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!