A prática do bullying consiste em um conjunto de violências, como agressões verbais, físicas e psicológicas que humilham, intimidam e traumatizam a vítima.
Um em cada dez estudantes brasileiros é vítima de bullying, conforme o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015.
Para os jovens, suas consequências são prejudiciais para o desenvolvimento adequado das atividades em sala de aula e para a construção de um processo de aprendizado eficiente. Além de afetar o contexto educacional, o bullying prejudica o desempenho dos alunos e causa danos psicológicos e físicos.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “Efeitos do Bullying na sociedade”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: Efeitos do Bullying na sociedade
Sequelas a longo prazo
A agressividade, física ou psicológica, e a intolerância contra o que é considerado diferente, fazem de inúmeras crianças e adolescentes alvos fáceis do bullying no ambiente escolar. É de conhecimento que esta prática é uma problemática cada vez mais presente, uma vez [1] que é tratada como algo trivial nesta fase da vida e evidencia os preconceitos de cunho, principalmente, racista e homofóbico.
Segundo pesquisas, o bullying [9] é vivenciado por 75% das crianças e adolescentes, e muitos deles não falam a respeito disso, nem buscam soluções. Entretanto, aqueles que procuram ajuda, são subestimados e influenciados a acreditar que essas ofensas são algo normal da idade [2]. Além disso, cria-se um esteriótipo de que apenas agressões físicas, suicídios e assassinatos são casos graves de bullying, desconsiderando que brincadeiras frequentes que hostilizam o indivíduo são tão graves quanto.
Outro fator problemático, [3] é que os alvos das injúrias, [4] são em sua [5] grande maioria negros e homossexuais, disseminando a longo prazo o preconceito contra essa minoria. Um exemplo disso pode ser notado atualmente nos processos de adoções, onde um casal homo afetivo enfrenta dificuldades burocráticas para adotar uma criança [6], ou até mesmo no fato de que as pessoas preferem adotar crianças brancas do que negras, que são a maior parte.
Depreende-se que os efeitos do bullying extrapolam o ambiente escolar e causam danos de grandes proporções. Portanto, é necessário que o governo [7] introduza psicólogos nas escolas afim de amparar a vítima e incentivar a busca por apoio, além de punir o agressor através de projetos sociais e extracurriculares dentro da própria escola, ou denunciá-lo à polícia se necessário [8]. Somado a isso, o Ministério da Educação deve debater o assunto nas mídias sociais, mostrando sobretudo as consequências negativas desta prática.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [9] Correto.
Competência II: compreender a proposta
- [1] Boa introdução.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [2] Como o bullying é tratado na sociedade.
- [6] Preconceito racial.
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [3] Sem vírgula.
- [4] Sem vírgula.
- [5] Vírgulas aqui.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [7] Agente.
- [8] Exemplos concretos de propostas.
Comentário final
Atenção com a pontuação.
Nota
960
Aproveite e treine sua escrita sobre o tema “Efeitos do Bullying na sociedade”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!