Sabemos que, por vezes, a análise e a identificação dos elementos obrigatórios da proposta de intervenção pode ser um desafio. Grande parte dos alunos tem dificuldade de estabelecer a diferença entre cada uma dessas partes da proposta e acabam construindo intervenções frequentemente confusas, o que torna a avaliação da conclusão um processo complexo.
Mudança na avaliação da competência 5
No ano de 2021, no Material de Capacitação dos Corretores Oficiais do Enem, houve uma alteração significativa para a avaliação da Competência 5:
“A partir deste ano, a banca de correção não irá considerar os adjuntos adverbiais com especificação de lugar como detalhamento da ação ou do modo/meio. Esse adicional passou a ser considerado, agora, como complemento, assim como é considerada a indicação do público-alvo.”
Veja um exemplo que ilustra esse contexto:
Sendo assim, ONGs, em parceria com a iniciativa privada, devem organizar mutirões em praça pública e nas escolas, por meio das redes sociais, com a finalidade de oferecer o cadastramento gratuito desses cidadãos.
O trecho destacado em negrito não deve ser considerado detalhamento, mas, sim, complemento do modo/meio. Antes dessa mudança, a proposta estaria completa, porém, com essa sutil alteração, é necessário explicar ao aluno o motivo de tal construção não ser mais aceita.
Atentem-se a esse detalhe no momento da correção para que a instrução ao aluno seja clara e assertiva.
Até a próxima!