Uma correção objetiva não é, necessariamente, uma correção superficial, apesar de muitos de nós relacionarmos dessa maneira. É muito importante ir direto ao ponto, mas elaborando comentários pertinentes nas marcações realizadas, que auxiliarão os alunos a melhorarem nas próximas produções. Veja algumas dicas abaixo.
“Palavra (substituir/retirar)”
Muitas vezes sugerimos que o aluno opte por outra palavra em seu texto e os motivos podem ser diversos, como inadequação ou pleonasmo, por exemplo. Portanto, é necessário explicar a razão dessa alteração, afinal, mais do corretores dos textos, somos responsáveis pelo aprendizado desses estudante, e, sem explicações, não é possível contribuir para a sua evolução.
“Explorar mais o argumento”
Essa sentença padrão, disponível em nossa plataforma de correção, acaba sendo vista pelos estudantes como “sem coerência” e apenas uma desculpa para o corretor não atribuir total à Competência 3. Por isso, ao usar esse comentário, diga a razão de o argumento não ter sido bom o suficiente ou qual aspecto poderia ser melhor elaborado.
“Conectivo (inserir)”
Apesar de muitos estudantes terem acesso à monitoria e, através dela, conseguirem tirar dúvidas sobre qual conectivo caberia melhor em determinada situação, é muito pertinente, no comentário da correção, adicionar qual é a sua sugestão, a fim de facilitar a compreensão do aluno. Além disso, você também demonstra que se dedicou na correção, o que levará o aluno a avaliá-lo positivamente. 🙂
“Comentário final”
O comentário final deve ser claro e deve fazer sentido para os alunos. Faça um apanhado geral da produção do estudante, apontando aspectos positivos, para que ele mantenha nos próximos textos, e os pontos negativos, que servem de alerta para que ele não cometa os mesmos erros novamente.
“Inserir repertório válido”
Para que repertório seja considerado na avaliação da C2, basta que esteja presente no texto. Já na C3, ele precisa ser válido, pertinente, para conseguir embasar a argumentação. Logo, ao dizer que a citação ou a informação não foi produtiva, dê uma breve explicação do motivo. Isso, além de estimular uma linha de raciocínio e evitar erros na correção, ainda ajudará os alunos a entenderem a razão do comentário.
Esses são os comentários mais problemáticos na visão dos alunos. Esperamos que vocês tenham gostado de saber um pouco mais sobre essa percepção e possam melhorar os apontamentos nas correções.
Até breve!