Com a chegada do fim do ano, é natural que a gente comece a refletir sobre tudo o que aconteceu. Desde a nossa lista de metas pessoais até os melhores e piores momentos, precisamos relembrar acontecimentos-chave para nos preparar melhor para o ano que se inicia.
Com o vestibular, não seria diferente: para começar 2025 com o pé direito, é fundamental relembrar os grandes eventos de 2024. Afinal, um bom conhecimento sobre as atualidades — do Brasil e do mundo — é fundamental para uma boa redação, não é mesmo?!
Por isso, a equipe Imaginie construiu uma retrospectiva completa do ano, dividida em duas partes. Aqui, abordaremos os principais acontecimentos do 1º semestre, ocorrido entre janeiro e junho. Vamos lá?
Janeiro/2024
O mês de janeiro é marcado principalmente pelos efeitos do aquecimento global, pelos avanços na saúde pública e pelas manifestações populares.
Recorde de temperaturas
Em janeiro de 2024, foram registradas as maiores temperaturas do ano até aquele momento. O dia 8 de janeiro entrou para a história como o dia mais quente do ano na Terra.
Nos Estados Unidos, por outro lado, as temperaturas extremas eram negativas: o frio chegou a causar dezenas de mortes, muitas por hipotermia ou acidentes de trânsito. Além das temperaturas baixas, diferentes regiões também foram atingidas por tempestades intensas de neve e ventos fortes.
Vacinação contra a dengue
No Brasil, a vacina contra a dengue foi disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde no dia 03 de janeiro. A iniciativa era parte de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o laboratório japonês Takeda.
Lei de criminalização do bullying
Foi sancionada a Lei n. 14.811, que tipifica a prática de bullying e prevê punição para quem praticar o crime. O projeto tinha como objetivo a proteção de crianças e adolescentes, principalmente em ambientes escolares.
Manifestações populares
Em Paris, ativistas do clima jogaram sopa no quadro da Mona Lisa, no Louvre. As duas mulheres integravam o grupo Riposte Alimentaire e trouxeram à tona o debate sobre o direito à alimentação saudável e sustentável.
A Alemanha, por sua vez, começou o ano com atos contra a ultradireita, que ganhava força no país. Cerca de dez mil pessoas se reuniram no Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto para protestar contra a ascenção de atos políticos extremistas.
A guerra de Israel contra a Palestina
Em janeiro de 2024, o mais recente conflito iniciado por Israel contra o Estado palestino já tinha começado. A Corte Internacional de Justiça da Organização das Nações Unidas determinou, então, que fosse permitida a entrada de ajuda humanitária em Gaza.
Fevereiro
No mês de fevereiro, os focos estão na saúde pública, nos avanços tecnológicos e em mais questões ambientais. A política também entra em evidência, com diferentes conflitos ganhando destaque pelo mundo.
Surto de dengue
O Brasil registra mais de meio milhão de casos de dengue em fevereiro. De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o número é quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período, em 2023.
O surto da doença chamou a atenção sobretudo por acontecer depois de iniciada a vacinação contra a dengue. Indicou, assim, a baixa disponibilidade da vacina, sobretudo para a população de risco.
Inteligência artificial nas eleições
O Tribunal Superior Eleitoral discutiu o uso da inteligência artificial nas eleições municipais de 2024. Como consequência, foi proibida a manipulação e fabricação de conteúdos falsos — fake news — para substituir a imagem ou a voz dos candidatos.
Também foi aprovada a restrição do uso de chatbots e avatares para mediar a comunicação das campanhas eleitorais com pessoas reais. Os descumprimentos dessas medidas poderiam levar à cassação das candidaturas.
- Leia também: O que está acontecendo no mundo: ChatGPT
Desfile das escolas de samba
A Unidos da Viradouro foi declarada campeã do Carnaval carioca de 2024 com o enredo “Arroboboi, Dangbé”, que abordava aspectos da cultura ocidental do continente africano.
Em São Paulo, a campeã foi a Mocidade Alegre, com a sua homenagem ao escritor brasileiro Mário de Andrade.
Incêndios na América Latina
As queimadas florestais no Brasil, Venezuela e Bolívia geraram as maiores emissões de carbono dos últimos 20 anos: foram mais de 4,1 milhões de toneladas, 5,2 milhões de toneladas e 300 mil toneladas, respectivamente. Os dados são do Copernicus, o monitor climático da União Europeia.
Tensão entre Brasil e Israel
O Ministro do Exterior israelente acusou o presidente Lula de um “grave ataque antissemita” após as críticas brasileiras às ofensivas em Gaza. De acordo com o líder do poder executivo do Brasil, “o que está acontecendo em Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando Hitler resolveu matar os judeus”.
A fala de Lula aconteceu durante a Cúpula da União Africana. Como consequência, o presidente passou a ser considerado persona non grata em Israel.
Morte de civis em Gaza
Após a instrução do primeiro-ministro israelense para que os militares planejassem a retirada segura de civis de Gaza, foi realizado um bombardeio na região. A área de Rafah era um dos maiores centros urbanos da cidade e abrigava 1,3 milhão de refugiados.
Dois anos da Guerra da Ucrânia
O confronto iniciado pela Rússia no território ucraniano completou dois anos e seguiu em andamento. Em protesto ao aniversário do conflito, diferentes cidades europeias foram palco de manifestações de solidariedade à Ucrânia.
Março
Em março, questões ambientais voltam ao centro das atenções. Além delas, a política ganha foco dentro e fora do Brasil.
Chuvas intensas
A região serrana do Rio de Janeiro foi palco de novas catástrofes relacionadas à chuva. Dessa vez, quatro pessoas morreram soterradas. Além disso, uma criança de quatro anos foi resgatada após passar cerca de 15 horas embaixo dos escombros.
- Leia também: Entenda como a relação do homem com o meio ambiente impacta a nossa vida [+ Redação pronta]
Atualização do caso Marielle Franco
Em março, após seis anos do assassinato da ativista e política brasileira Marielle Franco, a Polícia Federal prendeu os suspeitos de mandar matá-la. Os irmãos Domingos e Chiquinho Brazão foram apontados como mandantes do crime.
Além deles, o chefe da Polícia Civil do Rio à época, o delegado Rivaldo Barbosa, também foi preso sob suspeita de obstruir a investigação.
Auxílio a Gaza
Ao longo do mês de março, diferentes países enviaram apoio aos refugiados em Gaza:
- A Alemanha enviou, por via aérea, cerca de quatro toneladas de alimentos.
- Do Chipre, um barco carregando cerca de 200 toneladas de comida partiu em direção à Gaza.
- Estados Unidos e Jordânia realizaram um lançamento de alimentos suficiente para cerca de 11.500 refeições por via aérea.
Abril
Abril é um mês com alguns eventos extraordinários: além do falecimento de um importantíssimo autor brasileiro, nossa atenção se volta para o céu — por bons e maus motivos.
Falecimento de Ziraldo
O escritor e cartunista Ziraldo, um dos maiores nomes da literatura brasileira, morreu aos 91 anos. Ele é mundialmente reconhecido por seus personagens, como o Menino Maluquinho.
Eclipse solar total
Um evento astronômico interessante aconteceu no hemisfério norte em 2024: a lua se posicionou entre o Sol e a Terra, criando um eclipse solar. Estima-se que cerca de 32 milhões de pessoas observaram o fenômeno.
Conflito entre Irã e Israel
Em abril, teve início uma troca de ataques entre Irã e Israel, em razão dos conflitos iniciados por Israel em Gaza. A tensão entre os países ficou maior após ameaças israelenses e promessas de retaliação iranianas.
Israel também bombardeou a embaixada do Irã na Síria e, como resposta, drones militares foram lançados em direção a Tel Aviv.
Maio
O mês de maio foi marcado por mais desastres naturais, notícias do mundo da música e grandes avanços na política internacional.
Enchentes do Rio Grande do Sul
Mais de 450 cidades foram afetadas pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. De acordo com os dados da Defesa Civil, foram mais de 2 milhões de pessoas impactadas pela tragédia — a pior da história do estado.
A mobilização brasileira foi intensa, com pontos de doações estabelecidos nos diversos estados do país.
Copa do Mundo Feminina acontecerá no Brasil
Ainda em maio, foi anunciado, durante o Congresso da Fifa, que a Copa do Mundo Feminina acontecerá no Brasil, no ano de 2027. É a primeira vez que o país sediará o evento.
- Leia também: O papel da mulher no futebol [Redação pronta]
O caso Anitta de intolerância religiosa
A divulgação da música “Aceita”, da cantora carioca Anitta, foi motivo de críticas entre os fãs. Ao tratar da sua religião, o candomblé, a cantora foi vítima do discurso de ódio e chegou a perder 200 mil seguidores.
O tema da intolerância religiosa já foi tema de redação do Enem, em 2016. No entanto, os casos de preconceito continuam se repetindo.
- Leia também: Exemplo de redação sobre o tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
Show da Madonna no Rio de Janeiro
Uma ação do Banco Itaú trouxe a tour Celebration, da cantora Madonna, ao Rio de Janeiro. O show foi gratuito e reuniu cerca de 1,6 milhão de pessoas na praia de Copacabana — o maior público em 40 anos.
Reconhecimento do Estado palestino
Diferentes países europeus, como Espanha, Noruega e Irlanda, reconheceram o Estado da Palestina. Essa ação fortalece a causa Palestina ao nível global, enquanto, simultaneamente, afeta a relação desses países com Israel.
Donald Trump condenado
O então ex-presidente americano, Donald Trump, foi considerado culpado por falsificar documentos para encobrir um suborno antes das eleições de 2016. Com isso, ele se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado por um crime.
Junho
Em junho, tivemos mais queimadas e discussões políticas importantes.
Queimadas no Pantanal
O Governo do Mato Grosso decretou situação de emergência devido às queimadas no Pantanal. De acordo com informações oficiais, as principais causas são o aumento do clima seco e o crescimento dos focos de calor.
Peeling de fenol
Um homem morreu após realizar um procedimento estético com uma influencer sem formação médica. O fato trouxe novamente à tona o impacto das redes sociais e a necessidade de cuidado e atenção antes de consultas com os “médicos de Instagram”.
Discussões sobre direitos reprodutivos
O Código Penal brasileiro não estabelece prazo para a realização de aborto em casos de abuso sexual. No entanto, o Projeto de Lei 1904/24, também conhecido como “PL do aborto”, impõe o limite de 22 semanas de gestação para o procedimento.
O descumprimento do prazo geraria pena de homicídio simples — condenação maior do que a imputada a estupradores.
- Leia também: Redação pronta: A questão do aborto no Brasil
Surto de coqueluche
A Secretaria de Saúde de São Paulo informou que houve aumento dos casos de coqueluche durante a primeira metade do ano. Foram notificadas 139 contaminações, um aumento de 768% em comparação ao ano passado.
A coqueluche é uma doença que pode ser evitada a partir da vacinação, já disponível no Sistema Único de Saúde. O Ministério da Saúde promoveu ações para a ampliação desse procedimento.
Descriminalização da maconha
O Supremo Tribunal Federal descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal — ou seja, de até 40 gramas. No entanto, o uso da droga em público continua sendo proibido. As punições passam a ser com advertências.
Agora é a sua vez!
Agora que você já viu tudo o que aconteceu no primeiro semestre de 2024, que tal colocar esses conhecimentos em prática? Para isso, basta escolher um dos muitos temas de redação disponibilizados gratuitamente na plataforma da Imaginie e começar a praticar!
E, para ter a sua redação corrigida em até 24 horas, além de contar com monitorias ilimitadas e até imersões temáticas, você também pode conhecer os nossos planos e escolher aquele que mais se adequa aos seus objetivos. Vamos começar 2025 juntos?