Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Saiba por que não corrigir sua redação apenas com inteligência artificial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Com a popularização das inteligências artificiais, muitos estudantes têm recorrido a ferramentas como o ChatGPT para revisar e corrigir suas redações do estilo Enem e de outros vestibulares. Embora o aplicativo possa ser útil em alguns aspectos, confiar apenas na IA para esse processo traz sérios riscos.

Neste conteúdo especial, conversamos com Roberta Rinaldi, Coordenadora Pedagógica da Imaginie. Ela nos ajuda a entender os perigos de utilizar apenas a inteligência artificial na correção de redações. Vamos lá?

Entenda os riscos de corrigir a redação apenas com IA

A correção da redação de vestibular segue critérios específicos e complexos que exigem um olhar humano e pedagógico, algo que a tecnologia não consegue substituir.

Vamos entender os principais riscos de utilizar inteiramente uma IA como o ChatGPT na correção da sua redação:

Correções superficiais

A IA pode apontar erros gramaticais ou sugerir melhorias de estilo, mas muitas vezes, faz análises superficiais. Ele não segue, de forma sistemática, a matriz de correção do Enem, que envolve critérios específicos como domínio da norma culta, coesão, argumentação e proposta de intervenção. Isso pode passar a falsa impressão de que o texto já está “pronto”, quando ainda não atende às exigências da prova.

De acordo com Roberta Rinaldi, apesar de a tecnologia estar em constante evolução, ela ainda apresenta limitações importantes. “Um dos pontos mais críticos que nós observamos é que a IA nem sempre consegue identificar falhas complexas relacionadas à norma culta da língua portuguesa, como questões de coesão mais sutis, ambiguidades ou inadequações de registro. Eu mesma já testei diversas ferramentas e identifiquei inconsistências nessas análises”, afirma.

Falsa sensação de segurança

Ao usar somente a IA, o estudante pode acreditar que já domina os critérios do Enem, quando na realidade, sua redação ainda pode ter falhas graves, como fuga ao tema, proposta de intervenção incompleta ou falta de repertório sociocultural.

“Na maioria das vezes, a IA não consegue compreender plenamente a construção de repertórios socioculturais ou a pertinência de determinados argumentos no contexto exigido pelo Enem, por exemplo. Ou seja, a inteligência artificial pode ser uma boa aliada, mas ainda está em construção e não substitui o olhar humano especializado“, completa a coordenadora pedagógica da Imaginie.

Ausência de contextualização pedagógica

Professores e corretores humanos não apenas apontam erros, mas também explicam os motivos e oferecem caminhos de estudo personalizados. A ferramenta de inteligência artificial, por outro lado, tende a dar respostas genéricas, sem indicar estratégias práticas de evolução ao longo do tempo.

De acordo com Roberta Rinaldi, o papel do professor é insubstituível nesse processo. “O especialista em Língua Portuguesa e Redação consegue perceber nuances que a inteligência artificial não alcança: desde as sutilezas da norma culta, como já mencionamos, até a análise da originalidade, da pertinência e da produtividade dos repertórios socioculturais utilizados pelo estudante”.

“Mais do que corrigir, o professor consegue orientar, explicar, tirar as dúvidas e propor caminhos de melhoria personalizados para cada aluno. Isso é fundamental para o aprendizado real! Valorizar esse olhar humano significa reconhecer que a escrita envolve subjetividade, criatividade e interpretação, elementos que só um profissional capacitado consegue avaliar de forma completa”, destaca Roberta.

Inconsistência nas respostas e risco de dependência

Um mesmo texto pode receber diagnósticos diferentes dependendo da forma como o aluno pede a correção. Essa falta de padronização gera insegurança e pode confundir o estudante, que não consegue entender claramente quais pontos melhorar.

Ademais, se o aluno se acostumar a depender da IA para validar cada texto, pode perder a autonomia crítica necessária para revisar a própria produção, além da marca de autoria. Isso compromete o aprendizado real e o preparo para o exame.

A correção do Enem e de outros vestibulares é feita por humanos

Lembre-se: no Enem e diversos outros vestibulares, as redações são corrigidas por avaliadores humanos especialistas na área e treinados para aplicar os critérios exigidos pela prova. No Enem, por exemplo, cada texto passa por pelo menos dois corretores, e, em caso de grande discrepância, um terceiro é acionado.

Esse processo garante não apenas uma correção técnica, mas também uma análise contextual, capaz de considerar nuances de argumentação, adequação ao tema, repertório sociocultural e a proposta de intervenção.

Diferente de uma IA, que tende a padronizar respostas e se apoiar em probabilidades linguísticas, os corretores humanos conseguem interpretar a intenção do aluno, avaliar o desenvolvimento das ideias e oferecer um julgamento mais justo e alinhado às diretrizes oficiais da prova.

Como corrigir a redação de maneira segura?

Então, de qual maneira podemos garantir uma preparação segura e alinhada com as cobranças do Enem e demais vestibulares?

Venha ser estudante da Imaginie! Nossas correções são realizadas por professores da área de Letras, que passaram por um rigoroso processo seletivo e são acompanhados diariamente pela Equipe Pedagógica.

Cada texto corrigido acompanha um feedback detalhado, preciso e didático, que inclui:

  • Feedback geral sobre o texto
  • Pontos fortes e fracos
  • Gráfico de desempenho
  • Controle exigente de qualidade
  • Pedido de reavaliação do texto

Metodologia 900+

A metodologia 900+ é o método comprovado da Imaginie que já garantiu mais de 20 notas mil nas redações do Enem ao longo dos últimos anos. Nossa metodologia funciona toda interligada, com recursos que se completam. 

Conheça tudo sobre o nosso sistema exclusivo e tire suas dúvidas com a ajuda da Coordenadora Pedagógica da Imaginie, Roberta Rinaldi. Segundo a nossa especialista, “na hora da prova, não há tema que pegue o nosso aluno de surpresa. Ele tem todas as cartas na manga para desenvolver um excelente texto e conquistar a tão sonhada nota 900+”. 

Imersão semanal em eixos temáticos

Durante a imersão semanal do Projeto 900+, inclusa nos planos de correções ilimitadas, você tem acesso a um material de apoio de qualidade, cuidadosamente selecionado para cada eixo temático. Com os nossos recursos, você consegue desenvolver o seu repertório e aprender mais sobre o tema inédito formulado por nossa equipe pedagógica. 

“O Projeto 900+ é uma estratégia desenvolvida para preparar o aluno a desenvolver uma redação sobre qualquer tema no Enem. Ao longo do ano, são explorados diversos eixos temáticos, permitindo que o estudante aprenda repertórios socioculturais variados e aprimore sua capacidade de organizar e expressar ideias de forma clara e precisa”, apresenta Roberta Rinaldi. 

A cada semana, nossa equipe pedagógica disponibiliza um tema inédito dentro de um eixo específico – como saúde, educação ou sociedade –, que será aprofundado em nossa aula ao vivo (saiba sobre a aula mais abaixo). Além do tema da semana, selecionamos outros quatro temas relevantes para o treino, garantindo que o aluno pratique aspectos essenciais da escrita e ganhe mais experiência. 

Correções ilimitadas

A partir daí, o aluno deverá redigir seus textos e enviar para correção. Nos planos de correções ilimitadas, durante 1 ano, você tem direito a enviar quantas correções forem necessárias para alcançar o seu objetivo.

“É imprescindível que o aluno escreva sobre todos os temas propostos por nossa equipe, porque eles são pensados de forma estratégica para que o estudante passe por uma imersão em assuntos específicos”, recomenda Roberta. 

Monitoria para tirar dúvidas

Com a nossa monitoria ilimitada, você potencializa sua aprendizagem de forma personalizada. O recurso é uma chance para o aluno tirar todas as dúvidas em tempo real com a nossa equipe pedagógica sobre as suas redações corrigidas.

Queremos que você entenda direitinho cada ponto apontado pelos corretores, e é aí que a monitoria entra para te ajudar!

O recurso funciona assim: você envia uma pergunta por vez, referente à correção recebida, e os professores respondem lá mesmo!

A monitoria é um chat que fica logo abaixo do texto corrigido

Não perca essa oportunidade de buscar a vaga dos seus sonhos e transformar o seu futuro! Com planos acessíveis, por menos de R$ 1 por dia, você já consegue se preparar com a Imaginie. Inscreva-se agora mesmo e dê o primeiro passo rumo ao sucesso no Enem!

Foto do post: Reprodução/Freepik

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Beatriz Kalil Othero

    Jornalista formada pela UFMG, se interessa por temas como educação, ciência, tecnologia, e sociedade. Participou de reportagens premiadas pelo Sebrae em 2023, pela CDL/BH em 2021 e 2022, e pela Rede de Rádios Universitárias do Brasil em 2020.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter