Para tirar o tão sonhado 1000 na redação do ENEM, além de praticar, é necessário ter argumentos fortes e autorais. Aproveitando que o fim de semana está tão próximo, que tal aproveitar para ver filmes com temas que podem ajudar a criar esses argumentos em seus textos?
O cinema nacional está cheio de bons exemplos! A equipe Imaginie escolheu 5 filmes que tem ideias interessantes para você curtir no fim de semana e refletir sobre alguns tópicos que são assuntos recorrentes em nossa sociedade.
Podemos pegar a pipoca?
O ano em que meus pais saíram de férias
Dirigido por Cao Hamburger, (2006, 110 min.)
Ambientada em 1970, a obra relata a separação de uma criança de seus pais por uma justificativa aparentemente simples: eles saíram em férias. No entanto, já nas primeiras cenas descobre-se que a justificativa dada pelos pais era uma mentira. Eles não estão de férias, mas em fuga do aparelho repressivo da Ditadura militar, pois são militantes contra o regime político. A criança é deixada na casa de seu avô, que morre no mesmo dia de sua chegada. Às voltas com um mundo novo, Mauro (interpretado por Michel Joelsas), deve aprender a lidar com tudo à sua volta. Mauro é fascinado por futebol e o esporte tem um papel importante na construção da narrativa.
É um ótimo filme para se refletir sobre os impactos da Ditadura Militar, a relação do brasileiro com o futebol e o sentimento de nacionalidade.
Hoje eu quero voltar sozinho
Dirigido por Daniel Ribeiro (2014, 96 min)
Leonardo (interpretado por Guilherme Lobo) é um estudante de ensino médio cego, que passa por uma série de conflitos comuns a todos os adolescentes brasileiros. Pensando em se tornar independente, Leonardo e sua amiga Giovana (interpretada por Tess Amorim) discutem sobre a vida e sobre as questões universais. Contudo, essa amizade pode ser abalada com a chegada de Gabriel (Fabio Audi), por quem Leonardo acaba se apaixonando. Nesse filme, vamos ver o problema do Bullying, a questão da falta de acessibilidade para deficientes visuais nas cidades e nas escolas e a superproteção dos pais. Também é abordada a questão da homossexualidade, fato que ajuda a quebrar muitos tabus e a discorrer sobre diversos temas de redação.
Cidade de Deus
Dirigido por Fernando Meirelles (2002, 130 min.)
Um dos mais prestigiados filmes brasileiros, Cidade de Deus concorreu a 4 Oscars em 2004. Nele, temos a história de vários personagens, moradores da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro (Boa parte dos atores não eram profissionais ainda e moravam na comunidade! :o). No enredo do filme, temos uma retratação do crime organizado, do tráfico de drogas e da violência, feita de forma realista e chocante. Contudo, podemos ver o outro lado da moeda dessa história, já que a vida dos personagens é mostrada de forma íntima. O preconceito, a ambição e o medo estão presentes na trama e nos fazem refletir sobre esse difícil tema.
Vidas secas
Dirigido por Nelson Pereira dos Santos (1963, 103 min.)
Baseado na obra de Graciliano Ramos, o filme Vidas Secas revolucionou o cinema brasileiro. A história da família retirante que busca uma vida melhor longe da seca, no sertão nordestino, ganhou vida nas telas. O longa foi indicado pelo British Film Institute como uma das 360 obras fundamentais em uma cinemateca. Nesse sentido, a esperança de melhorar de vida e a natureza agreste são marcas dessa obra já antiga, mas tão fundamental. Sendo assim, a temática da migração, que já apareceu no ENEM, é a discussão central, mas também é apresentada a questão da desigualdade social e da seca que aflige algumas partes do país.
Edificio Master
Dirigido por Eduardo Coutinho, (2002, 110 min.)
Você gosta de assistir documentários? Caso a resposta seja afirmativa, você irá adorar assistir Edifício Master! Se não gostar, esse documentário vai mudar essa história, pois é impossível não se apegar a cada uma das histórias apresentadas. O cineasta grava depoimentos dos moradores desse famoso prédio no Rio de Janeiro, mostrando a relação deles com o prédio e com a vida. Cada depoimento é emocionante e muitas vezes acabamos nos identificando com as experiências vividas. Questões como o individualismo, o preconceito e os problemas da vida urbana estão presentes nesse filme.
Que horas ela volta?
Dirigido por Anna Muylaert (2015, 112 min.)
Protagonizado por Regina Casé, o filme retrata os conflitos que acontecem entre Val (Regina Casé), uma empregada doméstica, e seus patrões de classe média alta. A chegada da filha de Val, Jessica (interpretada por Camila Márdila), intensifica esses conflitos, já que ela é questionadora e inteligente e, consequentemente, abala a estrutura já estabelecida na casa. Repleto de críticas à divisão regional e social do país, a trama irá te ajudar a fundamentar os seus argumentos ao longo do texto, além de ser um excelente filme para assistir no fim de semana.
Com essas dicas de filmes, ficou fácil curtir o fim de semana e usar essas belas obras de arte para escrever as redações, concordam?
Saiba como tirar 1000 na redação do Enem e ser aprovado(a) no curso dos seus sonhos! Ebook Gratuito