🔥 UTILIZE O CUPOM IMGBLOG E GANHE 35% DE DESCONTO EM TODOS OS PLANOS IMAGINIE

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Por que e como priorizar a proposta de intervenção?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A proposta de intervenção é um dos maiores desafios dos alunos quando estão diante da prova de redação do ENEM. Até porque esta competência está bem ligada ao desafio que vai muito além do que simplesmente concluir o texto; cabe ao candidato, defender uma ideia e justificá-la. Mas para fazerem isso com propriedade — e conquistarem os 200 pontos possíveis nesta quinta competência exigida no teste — é necessário desenvolver neles o repertório sociocultural, construído ao longo da vida escolar.

E é justamente aí que mora o problema: muitas vezes os alunos chegam para as séries finais do Ensino Médio com essa habilidade menos desenvolvida. Outro bom desafio é a pouca ênfase em prática de texto, o que faz com que eles condicionem que um texto deve ter (tão-somente) começo, meio e fim, confundindo, com frequência, a proposta de intervenção com o ato de encerrar o texto. Se a sua realidade é essa, saiba que não está sozinha ou sozinho! É um desafio presente em várias escolas, mas que é possível de ser solucionado.

Aqui, vamos trazer algumas recomendações possíveis de serem adotadas, pensando em amenizar esse problema em médio e em longo prazo:

Solução que passa por uma ação multidisciplinar: o primeiro passo para desenvolver essa competência nos alunos é tratar do tema com a coordenação pedagógica, aproximando outros professores desse desafio. Afinal de contas, quando se fala em fomentar o repertório sociocultural, estamos dizendo de uma traçar um plano de aulas conjunto, uma vez que a melhoria dessa habilidade representa um ganho para o desenvolvimento do aluno como um todo e não numa disciplina específica.

Preocupação desde as séries iniciais: se sua escola contemplar todas as fases da educação básica, essa preocupação pode ser estendida à coordenação pedagógica das séries iniciais. Estes estudantes serão os candidatos do ENEM do amanhã. Por isso, ações que os apoiem desde cedo, fortalecerá essa bagagem tão necessária que o aluno vá construído para ter mais informações para abastecer o repertório sociocultural, ao longo da vida escolar.

Identifique ações de grande impacto nos alunos: muitas vezes, saber quais atividades podem despertar o interesse em ampliar esse repertório nos alunos torna mais fácil o repasse informações (e amplia o engajamento deles). Nós fizemos um post específico, que demonstra uma sequência didática sugerida para desenvolver a proposta de intervenção nos alunos. Isso passa por busca de soluções como rodas de leitura, cinema na escola e prática de texto — alternativas de fácil acesso ao contexto escolar.

Desmistificar a proposta de intervenção: outro meio de fortalecer esse ponto nos alunos é alinhar com eles o que se espera dos candidatos nesse quesito. Muitas vezes, essa competência é vista como uma coisa de outro mundo, quando na verdade trata-se de trazer ao texto uma proposta que tenha conexão com os argumentos desenvolvidos ao longo da redação. Para facilitar a compreensão deles no tema, instigue-os a questionar: “O que a sociedade pode fazer para resolver esse problema”/ “Como viabilizar isso”. Ao ter em mentes essas questões, fica mais fácil não cair na armadilha de propor soluções genéricas ou, então, que vão contra os direitos humanos (motivo pelo qual uma redação pode ser anulada por inteiro).

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo e que possa ajudá-lo em sua grande missão. Continue ligado aqui no blog que traremos mais conteúdo que o ajudarão no desafio de desenvolver os alunos, preparando-os para elaborar uma ótima proposta de intervenção na prova do ENEM.

Até a próxima!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter