Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: A importância da educação financeira na vida do cidadão [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já refletiu sobre a importância da educação financeira na nossa vida? Pense em como seria mais fácil cumprir metas e evitar dívidas, se nos ensinassem a organizar finanças desde cedo. Com isso em mente, no desafio #vem1000 de hoje, trouxemos o assunto por meio do tema: A importância da educação financeira na vida do cidadão.

Veja abaixo um exemplo de redação sobre o tema:

Exemplo de redação: A importância da educação financeira na vida do cidadão

Segundo Platão, “O importante não é viver, mas viver bem”. [1] Para o filósofo, a qualidade de vida é tão importante que ultrapassa o valor da própria existência. Entretanto, no Brasil, milhares de pessoas têm seu bem-estar afetado em decorrência da falta de educação financeira ao longo de sua vida, situação que existe devido a ignorância familiar sobre o assunto [2] além de ser algo pouco abordado no currículo básico escolar. Assim, [4] hão de ser analisados tais fatores para mitigá-los de maneira eficaz. [3]

A priori, pais com pouca instrução financeira não sabem a importância de tal conteúdo para seus filhos. De acordo [5] Émile Durkheim, o indivíduo é construído socialmente a partir de suas experiências e aprendizados até a fase adulta. Nesse sentido, se uma criança cresce aprendendo que educação financeira é algo irrelevante, ela também irá propagar isso. Esse cenário, gera um exército de pessoas que não sabem lidar com dinheiro e que, consequentemente, entram para estatísticas, como a noticiada pelo jornal UOL, aonde 41% dos brasileiros em fase adulta fecharam o ano de 2018 com seu nome negativado em decorrência de dívidas. [6]

Posteriormente, [7] saúde financeira é algo negligenciado nas escolas. Conforme pensamento de Kant, [10] o progresso de uma nação está intrinsicamente ligado à autonomia social dos cidadãos que a compõem. Sob essa visão, é possível afirmar que uma pessoa bem instruída durante seu processo educacional será um indivíduo menos dependente do Estado durante sua vida adulta, pois aprendeu a gerir melhor os vários âmbitos da sua vida. Desse modo, fica evidente que uma pessoa sem conhecimento de finanças terá pouco progresso financeiro e contribuirá menos para o progresso da nação.

Diante do exposto, [9] medidas exequíveis são necessárias para melhorar a educação financeira dos brasileiros. Logo, urge que o Governo Federal implemente aulas de educação financeira no currículo escolar obrigatório, além de promover projetos de finanças pessoais nas comunidades, visando atingir indivíduos já adultos levando conhecimento até essas pessoas; tais ações devem ser realizadas por meio de projeto de lei – que é a melhor maneira de tomar decisões e beneficiar a população -, para que, assim, as pessoas possam ter total controle da sua vida financeira e consigam buscar a máxima apontada por Platão. [8]

Comentários sobre a redação

Veja os comentários do redator sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [2] Insira uma vírgula.
  • [7] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do Enem!

Competência II: compreender a proposta

  • [3] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  • [6] Excelente! Retomou o primeiro argumento mencionado no parágrafo inicial e trouxe uma fonte para confirmá-lo.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [1] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
  • [10] Muito bem! Esses dados deram credibilidade ao seu argumento.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [4] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribui para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [5] Utilize conectivos e marcadores discursivos para relacionar as partes do texto.
  • [9] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [8] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Parabéns aluno, sua redação foi excelente! Atente-se aos comentários feitos. Até logo!

Nota: 960

Para enviar uma redação sobre o tema “A importância da educação financeira na vida do cidadão”, basta contratar o melhor plano da Imaginie para você e garantir sua nota 1000! Na Imaginie, enviamos as redações corrigidas em até 24h e destacamos os principais pontos do seu texto, identificando questões que devem ser melhoradas.

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter