Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já pensou na importância de adotar ações sustentáveis para preservar os recursos naturais? Para discutir o assunto, no desafio #vem1000 de hoje, trouxemos o tema: A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil.

Veja uma redação comentada sobre o assunto:

Exemplo de redação sobre o tema: A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil

No contexto social brasileiro, desde a conferência internacional Rio+20 ocorrida no Rio de Janeiro em 2012 [3], muito se debate sobre condutas para o desenvolvimento sustentável. No entanto, o insuficiente reconhecimento social e governamental da importância de tais medidas inviabilizam essa necessária atitude preservacionista no Brasil. Logo, urgem ações engajadas dos agentes adequados, com o escopo de modificar essa deletéria conjuntura. [1] [2]

Em verdade, a negligência social, no que tange ao desenvolvimento sustentável [12] é verificada, sobretudo, no descarte descompromissado e excessivo de resíduos sólidos no ambiente. [4] Nesse sentido, observa-se que o consumismo característico da sociedade moderna associado à falta de princípios éticos acerca da preservação corrobora essa situação, inviabilizando práticas como reutilização e reciclagem de objetos. Por consequência, nota-se a crescente contaminação de recursos naturais [5], a exemplo da água no curso do Rio Tietê, no estado de São Paulo, circunstância que diverge do princípio da responsabilidade pensado pelo alemão Hans Jonas [6], tendo em vista o comprometimento do uso desse bem pelas gerações futuras.

Ademais [7], ressalta-se que a omissão governamental é notória nesse cenário, principalmente, no que diz respeito ao cumprimento de acordos internacionais como o próprio Rio+20 [8], muitas vezes por questões de ordem econômica e lucrativa. Nessa perspectiva, percebe-se que tal contexto é agravado devido às fontes primárias de geração de energia no país, baseadas na queima de combustíveis fósseis, os quais liberam grandes quantidades de gases poluentes causadores do aquecimento global [9] e da inversão térmica nos grande centros urbanos. Em face disso, constata-se que a restrição de ações de preservação e a harmonia entre homem e natura são notadamente impossibilitadas, configurando uma caótica situação de progresso no país.

Destarte [10], é essencial alterar esse quadro de irrelevância do desenvolvimento sustentável, promovendo medidas para sua implantação no país. Para tanto, é impreterível que a comunidade, mediante mobilizações de ONGs e de grupos nas redes sociais, incentive e oriente a necessidade de atitudes benéficas ao desenvolvimento sustentável , tais como reciclagem, coleta seletiva e preservação de recursos naturais, a fim de garantir a manutenção do meio ambiente e o desenvolvimento social para as gerações futuras. Ainda, é imprescindível que o Poder Público cumpra compromissos políticos, no que tange à temática em questão, por meio da ampliação do uso de fontes alternativas de energia, como energia eólica e solar, com o fito de minimizar efeitos nocivos ao planeta e associar o crescimento econômico com a preservação. [11]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Contextualizou o assunto de forma clara e objetiva.
  • [2] Você explicitou a tese que será defendida na introdução. Parabéns!

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [3] Muito bem! Estes dados deram credibilidade ao argumento.
  • [4] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática. Parabéns!
  • [5] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática. Parabéns!
  • [6] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
  • [8] Parabéns por apresentar dados que denotam credibilidade ao argumento apresentado.
  • [9] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática. Parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [7] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [10] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

Comentário final

Excelente redação! Boa introdução, com contextualização e tese corretas. Seu desenvolvimento está muito bem fundamentado. A sua conclusão contém agente, ação e finalidade da ação. Há poucos desvios de norma culta. Bons estudos!

Nota: 960

Que tal receber feedbacks completos sobre o tema “A importância do desenvolvimento sustentável no Brasil”? Basta escolher um plano da Imaginie e enviar a redação para os nossos corretores. Aproveite para descobrir seus pontos fortes e fracos!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter