Quando você se deparou com a fila “Enem para Treineiros” pela primeira vez, com certeza deve achado no mínimo curioso, e se perguntou se seria o mesmo tipo de avaliação da grade “Enem” ou não, certo? A maneira de avaliar a redação nesta grade muda, sim! Nesse post, traremos as principais diferenças entre cada competência. Lembrando que é fundamental fazer a leitura da grade do exame posteriormente. Ela está disponível na plataforma de corretor. 🙂
Vamos lá?
COMPETÊNCIA I
O nível de tolerância para erros sintáticos e gramaticais, no geral, é bem maior quando se trata do exame “Enem para Treineiros”, já que esta fila é para alunos do Fundamental. Diferentemente do Enem, por exemplo, em que só se alcança os 200 pontos na C1 quando há dois erros ou menos contabilizados, a grade Enem para Treineiros permite até 5 desvios e 3 falhas sintáticas no critério.
COMPETÊNCIA II
No Enem não se alcança uma nota superior a 120 quando há, no texto, alguma parte embrionária. Já no Enem para Treineiros, é possível chegar aos 200 pontos mesmo tendo uma parte do texto não muito bem desenvolvida. Logicamente, é necessário avaliar outros requisitos, como argumentação e repertório. Dessa forma, se o repertório não for legitimado, por exemplo, e possuir um parágrafo embrionário, o aluno alcançaria 120 no Enem e 160 no Enem para Treineiros.
COMPETÊNCIA III
A C3 é avaliada de forma muito semelhante em ambos os exames. Isto porque, para se obter total, são relevados deslizes no projeto de texto e/ou no desenvolvimento, contanto que haja desenvolvimento da maior parte das informações contidas na redação.
COMPETÊNCIA IV
No Enem para Treineiros, a flexibilidade dos critérios de avaliação é demonstrada também na C4. Enquanto no Enem para se alcançar 200 na competência em questão são necessários pelo menos 2 conectivos iniciando parágrafos e pelo menos 1 conectivo dentro de cada parágrafo, no Enem para Treineiros é diferente. Para o total, é necessário apenas 1 conectivo interparágrafo e ao menos 1 conectivo intraparágrafo em dois parágrafos. É claro que é preciso avaliar as repetições, as inadequações e a diversidade dos recursos usados, mas, mesmo assim, a tolerância do Enem para Treineiros é maior.
COMPETÊNCIA V
Na conclusão, todos sabem que, para se obter os 200 no Enem, é necessário apresentar uma boa proposta de intervenção, e isso significa colocar os 5 elementos, sendo eles: agente, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento. Já na modalidade Enem para Treineiros, caso o aluno apresente 4 elementos válidos, o corretor já pode atribuir a nota máxima no critério. Não pode deixar, é claro, de avaliar se o aluno respeitou os direitos humanos!
Você sabia dessas diferenças? Essas são apenas algumas das características, pois há ainda muita distinção entre os dois tipos de avaliação. Ficou curioso em relação à modalidade Enem para Treineiros? Leia o material disponível em nossa plataforma de corretores!
Até a próxima!