Qual é a realidade da escola inclusiva no Brasil? Este tema foi abordado pelo #DesafioVem1000 e hoje nós trouxemos uma redação comentada para você se inspirar.
É só continuar a leitura para conferir!
Exemplo de redação sobre o tema: A realidade da escola inclusiva no Brasil
Segundo Thomas Hobbes, é papel do Estado manter o bem-estar social. Analogamente a isso, a escola, como parte imprescindível do Governo, deve ditar regras, a fim de minimizar a violência, os preconceitos e as desigualdades. Todavia, no século XXI, casos de bullying e homofobia, por exemplo, são frequentes nas salas de aula brasileiras, ou seja, o papel estatal não é plenamente executado.Dessa forma, a falta de inclusão, nas escolas, de indivíduos diversificados e a manutenção de pensamentos preconceituosos enraizam essa problemática.[3]
A priori, deve-se analisar o plano político, que corrobora a homogeneização da sociedade. Segundo o sociólogo polonês, Zygmunt Bauman, tudo o que é feito no mundo impacta na vida dos outros na era da Globalização.[4] Nesse contexto, os indivíduos seriam interligados, independentemente de suas diferenças. No Brasil, entretanto, o Governo pouco se mobiliza acerca da necessidade de incluir as minorias, como consequência, a área educacional também não é inclusiva e testemunha, diariamente, cenas de intolerância devido à falta de incentivos governamentais à aceitação das diferenças e ao engajamento global mencionado pelo sociólogo.[5][8]
Ademais, vale ressaltar a importância do plano social na manutenção da exclusão nas escolas. No campo de estudo antropológico, cultura é um conjunto de modos de agir e de pensar construído e transmitido no sustento da sociedade. Nesse sentido, muitas práticas consideradas culturais são, na verdade, heranças preconceituosas e intolerantes que se perpetuam no cotidiano. Dessa forma,[6] com as ideologias ultrapassadas em mente, é evidente o porquê dos altos índices de evasão escolar, já que muitos brasileiros são vítimas de agressões, diariamente, no ambiente estudantil.[7]
Por conseguinte, a falta de diversidade na educação brasileira é fundada nos planos sociais e políticos. Dessa forma, a fim de maximizar a presença das minorias na instituição escolar, o Ministério da Educação deve elaborar campanhas que enfatizem a necessidade de respeitar e acolher todo tipo de diferença, por meio de propagandas nas mídias, que são o principal meio de conscientização nacional.[1] Além disso, o Governo deve promover cursos de especialização que instruam profissionais da educação acerca de melhores maneiras de acolher, inserir e ensinar aqueles que são marginalizados pela sociedade. Dessa forma, o Estado se aproximará da teoria hobbesiana.[2]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [8] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
Competência II: compreender a proposta
- [3] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.
- [5] Excelente! Retomou o primeiro argumento mencionado no parágrafo inicial e trouxe uma fonte para confirmá-lo.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [4] Você apresenta dados que dão credibilidade ao que foi defendido. Parabéns!
- [7] Ótimo argumento, muito bem!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [6] Utilizar uma tabela de conectivos durante a elaboração da redação por ajudá-lo a aumentar seu repertório.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [1] Parabéns! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção. O segredo é sempre voltar aos parágrafos de desenvolvimento e solucionar os problemas na ordem em que foram apresentados. Acima de tudo diga o que fazer, os meios para fazer e quem irá participar da proposta. Dessa forma, seu desempenho será um sucesso!
- [2] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Ótima redação, tanto na estrutura sintática, quanto na defesa do ponto de vista e na elaboração da solução.
Nota: 960
Se você acompanha o nosso blog, já está sabendo que agora é a sua vez de produzir uma redação sobre “A realidade da escola inclusiva no Brasil” e enviar para a correção da Imaginie. Conte com a gente para alcançar a nota 1000!
Cadastre-se em nossa plataformaSão mais de 300 temas de redação para você praticar, além de dicas gratuitas de português e de redação.