🔥 UTILIZE O CUPOM IMGBLOG E GANHE 35% DE DESCONTO EM TODOS OS PLANOS IMAGINIE

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Entenda a problemática da adultização infantil e aprenda a escrever uma redação sobre o tema

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A infância é uma das mais importantes fases do nosso desenvolvimento. É nela que passamos a nos entender como indivíduos dotados de características, e onde aprimoramos o nosso comportamento social — aspectos que nos acompanharão ao longo da vida. Por isso, é importante que ela seja vivida de forma plena.

Com o avanço da tecnologia, porém, estamos cada vez mais diminuindo o tempo da infância nas crianças. Esse processo, chamado de adultização infantil, pode trazer uma série de consequências para o desenvolvimento — e pode, inclusive, colocar nossas crianças em risco. 

Para entender melhor o que é a adultização infantil, como ela pode impactar a vida das crianças e como esse tema pode ser abordado na redação de vestibulares, basta continuar lendo. Vamos lá?

O que é?

A adultização infantil diz respeito ao processo de aceleração das fases da vida, atribuindo às crianças mais tarefas do que o recomendado para a infância. Afinal, é nesta fase da vida que devemos ter mais tempo livre para brincar e viver experiências de autoconhecimento.

Nesse sentido, a adultização pode se manifestar tanto através de uma agenda lotada de atividades, quanto por meio do consumo de mídias sociais sem supervisão. Em ambos os cenários, a criança é exposta a um mundo “adulto”, cheio de responsabilidades, que destoa da realidade mais “tranquila” que ela deveria estar vivendo.

Quais são os efeitos da adultização infantil nas crianças?

Os impactos da adultização infantil podem ser observados sobretudo a nível emocional e cognitivo. Uma vez que as crianças ainda não estão psicologicamente preparadas para entender e lidar com as cobranças a que são submetidas quando lidam com o mundo “dos adultos”, elas podem:

  • apresentar níveis mais altos de estresse;
  • ter problemas de autoestima e de aceitação, uma vez que são “elogiadas” apenas quando dão conta de muito mais responsabilidades do que deveriam;
  • ter mais dificuldades para lidar com a vida adulta, já que não passaram pelo processo adequado de amadurecimento;
  • apresentar dificuldades para reconhecer e manifestar suas próprias emoções.

As consequências psicológicas não são, porém, as únicas atreladas à adultização. Isso porque esse comportamento — que se manifesta, por exemplo, no uso de roupas curtas, de maquiagem e mesmo de salto alto — pode fazer com que crianças sejam vistas como adultas inclusive (e principalmente) por predadores sexuais, colocando-as em risco físico.

Sobretudo nos casos em que as crianças adultizadas têm acesso sem supervisão a conteúdos midiáticos, como redes sociais, elas se tornam alvos mais fáceis para pedófilos e outros criminosos. Nesse contexto, eles tendem a se aproveitar da (errônea) noção de que aquela criança é “muito madura” para a sua idade e, portanto, poderia participar de outras atividades consideradas “adultas”.

Adultização e erotização infantil são a mesma coisa?

Não. Como explicamos, a adultização é um processo associado ao encurtamento do período da infância e à percepção desses indivíduos como capazes de realizar tarefas mais complexas do que o adequado para o momento da vida em que se encontram. 

A erotização infantil, por sua vez, está ligada ao estímulo ou exposição da criança ao mundo sensual — e configura crime. Esse estímulo é, em partes, cultural, e se manifesta através de comentários aparentemente inocentes, como quando elogiamos um menino por ter “namoradinhas” na escola ou quando dizemos que uma menina vai “dar trabalho” por ser muito bonita. 

Por outro lado, a erotização infantil também pode acontecer através de atitudes incentivadas pelos pais ou outros parentes, como o uso de roupas mais curtas, de maquiagem e até de salto alto; a realização de dancinhas em redes sociais; a exposição indevida da criança em situações ou com objetos que, para adultos, podem assumir um significado constrangedor; etc.

É importante ter em mente que a adultização infantil pode levar à sexualização e erotização de crianças por parte de outras pessoas. Assim, pode ser um comportamento facilitador para a atuação de predadores sexuais.

Como evitar a adultização infantil?

Embora pareça um problema simples, a adultização infantil é, na verdade, um sintoma de uma sociedade focada na produtividade. Afinal, quanto mais cedo começamos a realizar certas atividades, mais cedo nos tornamos cidadãos que contribuem economicamente para a sociedade.

Por um lado, portanto, podemos evitar a adultização infantil a partir de atitudes cotidianas

  • evitar que as crianças tenham uma agenda muito lotada;
  • supervisionar o uso das redes sociais;
  • evitar comentários sobre o corpo e as roupas das crianças;
  • estimular amizades da mesma faixa etária;
  • conversar de forma transparente com as crianças sobre a adultização; etc.

Por outro lado, porém, é preciso compreender como esse processo pode ser reforçado pela nossa sociedade como um todo. Para isso, é importante fazer alguns questionamentos, como: por que é esperado que crianças se comportem como adultos? Quais medidas podem ser tomadas para que essas crianças tenham acesso aos seus direitos básicos, como tempo para brincar e crescer?

Como se preparar para uma redação com esse tema?

O tema da adultização infantil envolve diferentes agentes: por um lado, é um reflexo da sociedade; por outro, pode ser evitado a partir de condutas específicas assumidas pelos pais e responsáveis.

Devido à sua complexidade e ao impacto que esse processo pode ter no desenvolvimento infantil, portanto, ele pode ser cobrado na redação de vestibular. Pensando nisso, preparamos 3 dicas simples para te ajudar a se preparar para abordar esse tema. Confira:

1. Aumente o seu repertório sociocultural

O uso de exemplos e de situações reais em temas como o da adultização pode ser benéfico na hora de defender a sua tese na redação. Por isso, que tal pesquisar alguns filmes, séries e documentários sobre o tema? Aqui vão algumas dicas para aumentar o seu repertório sociocultural:

O poderoso chefinho (2017) 

A animação nos leva a acompanhar a vida de um bebê que tem, de fato, a vida de um adulto: ele usa terno, vai trabalhar e ainda se preocupa com as contas no fim do mês. Mais que isso, ele precisa se unir ao seu irmão para impedir que os planos de um vilão se concretizem. Apesar do tom engraçado, o filme trata da questão da adultização de maneira bastante séria.

Criança, a alma do negócio (2008) 

O documentário investiga como a publicidade e as mídias afetam as crianças. Ao debater efeitos negativos da exposição às propagandas, podemos expandir a conversa sobre adultização infantil para as redes sociais.

Pequena Miss Sunshine (2006) 

O filme acompanha Olive, uma criança que decide participar de um concurso de beleza infantil. Ao contrário das outras competidoras, no entanto, Olive não se veste como uma “pequena mulher” – e nós acompanhamos o impacto dessa pressão em sua vida.

Lindinhas (2020) 

Filme francês sobre Amy, uma menina de 11 anos que entra em um grupo de dança e precisa confrontar os valores de sua família e a sua posição no mundo.

2. Conheça dados relevantes

O tema da adultização infantil está relacionado à proteção das crianças na sociedade. Por isso, conhecer alguns dados gerais sobre o assunto pode ser interessante. Alguns exemplos são:

  • O direito de brincar, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e fortalecido pela Convenção dos Direitos da Criança de 1989;
  • Casos de crianças influenciadoras, que praticamente já nascem lidando com a exposição da sua imagem na internet.

Lembre-se: utilizar dados na redação te ajuda a construir uma argumentação mais completa!

3. Pratique muito

A melhor forma de garantir que você vai conseguir desenvolver uma boa redação com o tema da adultização infantil é praticar pelo menos duas vezes na semana. Para isso, separamos alguns temas relacionados ao assunto:

Foto do post: Reprodução/Freepik

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Amanda Tracera

    Mestre em Letras, trabalha com conteúdo digital há 6 anos. É apaixonada por educação e tecnologia e passa o tempo livre com um livro nas mãos.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter