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#DesafioVem1000: Alternativas para inclusão social dos portadores de necessidades especiais [Redação Pronta]

  • Ana Massêo
  • 01/10/2020
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É muito importante promover a inclusão de diferentes formas para, assim, garantir os direitos de cada indivíduo. Por isso, na redação comentada de hoje, separamos o tema “Alternativas para inclusão social dos portadores de necessidades especiais”. Confira abaixo!

Exemplo de redação sobre o tema: Alternativas para inclusão social dos portadores de necessidades especiais

[1] Na Roma Antiga, as pessoas que nasciam com alguma deficiência física poderiam ser executadas, abandonadas e sofriam com a constante marginalização social. Séculos depois, no Brasil,[2] mesmo havendo alternativas capazes de solucionar a exclusão dos cidadãos especiais, como exemplo a educação e as leis de inclusão, essas ainda se deparam com impasses. Assim, é preciso encontrar meios para melhorar integração dessa população no âmbito educacional, além de combater o desrespeito da sociedade para com os direitos desses cidadãos.[3]

Em primeiro lugar, é válido destacar a importância da educação para a inclusão das pessoas especiais. Nesse aspecto, é no meio educacional que o indivíduo desenvolve as relações interpessoais, em função do convívio com um maior grupo populacional, o que permite a incorporação social desse. Entretanto,[4] garantir a possibilidade de integração dos cidadãos deficientes nas escolas brasileiras é um desafio, em virtude da falta de estrutura para receber esse grupo nos prédios. Um exemplo é o resultado do Censo Escolar de 2014,[5] o qual revelou que três em cada quatro escolas do Brasil não possuem elementos básicos de acessibilidade para pessoas com restrições físicas.

Outrossim, conforme o filósofo Aristóteles, é preciso tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade. Analogamente, as leis brasileiras de inclusão são baseadas nos pensamentos aristotélicos, com o objetivo de respaldar a inserção dos deficientes. Todavia, na prática, o desrespeito para com os direitos dessas pessoas é frequente, o que determina o não cumprimento de um dos pilares fundamentais de um regime democrático: a equidade. Prova disso é o registro de mais de novecentas multas,[6] somente em um mês, relacionadas ao estacionamento inadequado em vagas destinadas às pessoas especiais, nas ruas de São Paulo.[7]

Em síntese, medidas são necessárias para melhorar a ação das formas de propiciar a inclusão dos deficientes na sociedade. Dessa forma, com o objetivo de viabilizar os benefícios do ensino às pessoas especiais, o Ministério da Educação deve promover a acessibilidade no âmbito educacional, por meio do programa Escola Acessível, o qual adapta corrimãos, pisos táteis, material didático em Braille, entre outros. Ademais, a fim de combater o desprezo aos direitos dos cidadãos com condições restritas, o Ministério da Justiça deve criar uma ouvidoria online para que todos possam denunciar casos de desrespeito às leis de inclusão, punindo os infratores de acordo com a Constituição. Não apenas, a longo prazo, os meios de comunicação, juntamente com as escolas, devem promover o conhecimento acerca da importância da inserção dos indivíduos diferentes na comunidade, a partir de palestras com especialistas e ficção engajada, destinadas à sociedade.[8]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação:

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [2] Bom uso dos apostos.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Parabéns por apresentar o tema.
  • [3] Tese bem definida.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [5] Parabéns por apresentar dados e fontes.
  • [6] Diga de onde tirou essa afirmação.
  • [7] Excelente argumentação.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [4] Bom uso de conectivos.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [8] Excelente intervenção!

Comentário final

Excelente redação, parabéns!

Nota: 960

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Autor

  • Ana Massêo
    Ana Massêo

    Formada em Letras pela UFMG e apaixonada por livros, filmes, séries e música.

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