Aplicativos para estudar para o Enem - imagem de uma menina segurando um celular com um aplicativo aberto nele.

Conheça 10 aplicativos para estudar para o Enem

Ana Massêo Dicas de estudo, Enem e vestibulares

Se você está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio ou outros vestibulares, já deve saber que há diversas formas de estudar que fogem das tradicionais. Além dos livros, existem podcasts, sites, plataformas e aplicativos para estudar para o Enem.

Afinal de contas, aquela forma de estudar apenas lendo e relendo os conteúdos sem parar já está ultrapassada. Hoje, com tantas informações e conteúdos disponíveis na palma da mão, usar a tecnologia para te ajudar a se preparar é mais do que essencial. 

Por isso, hoje vamos te mostrar 10 aplicativos para estudar para o Enem que você pode baixar no seu celular e aproveitar qualquer tempinho de sobra para se preparar para o Exame!

1. Duolingo

Para começar, 5 das 45 questões da prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias são relacionadas a uma língua estrangeira. No momento da inscrição, você precisa selecionar se responderá questões referentes a inglês ou espanhol.

Por isso, um dos aplicativos para estudar para o Enem é o Duolingo. Além de ser gratuito, ele oferece a opção de estudar diversos idiomas estrangeiros começando do básico ou fazendo um teste de nivelamento para quem já tem algum conhecimento prévio.

2. MathBoard

No segundo dia de provas, será necessário resolver 45 questões sobre Matemática e suas tecnologias. E, pensando que essa matéria é a inimiga de muita gente, praticar exercícios envolvendo contas, fórmulas e lógica é muito importante para se preparar. 

Por isso, o segundo dos aplicativos para estudar para o Enem é o MathBoard. Através dele você consegue treinar operações matemáticas com desafios para testar o seu aprendizado. Uma forma mais divertida e prática de se preparar para o vestibular. 

3. Imaginie

Como você já deve saber, no primeiro dia de provas do Enem você deve, além de responder as 90 questões de múltipla escolha, escrever uma redação dissertativa-argumentativa

Ela é avaliada com base em 5 competências e vale 1000 pontos no total, o que pode te ajudar muito a aumentar a sua média final. 

Por isso, é muito importante que você pratique a sua escrita, algumas vezes por semana, e o aplicativo da Imaginie te ajuda a fazer isso! 

Com mais de 200 temas de redação disponíveis, você consegue enviar os seus textos e receber correções com a nota nos mesmos moldes do Enem. Os textos são corrigidos por especialistas, que inserem comentários pontuando o que você precisa desenvolver para melhorar o seu desempenho.

Fora os diversos conteúdos gratuitos que você tem acesso sobre dicas de português, de redação, de rotina de estudos e, até mesmo, sobre o Enem!

Ficou curioso? Confira os pacotes da Imaginie e comece a praticar aqui!

4. TED

Estar por dentro de assuntos atuais e debates variados, além de te ajudar nas questões fechadas é muito importante para contribuir com os seus argumentos na redação. Pensando nisso, outros aplicativo para estudar para o Enem é o TED.

Se você não conhece, o TED realiza uma série de conferências com o intuito de disseminar ideias. Então, através do aplicativo você tem acesso a diversas palestras sobre os mais variados assuntos que podem te ajudar no Enem. 

5. Pense+ (ENEM)

Para se preparar para o Enem, não adianta apenas ler vários conteúdos e não colocar os seus conhecimentos em prática. Afinal de contas, são dois dias de prova muito cansativos que você precisa estar preparado para enfrentar!

Então, outra dica de aplicativo para estudar para o Enem é o Pense+ (ENEM). Usando questões de provas antigas, esse aplicativo gera simulados, separados pelas áreas de conhecimento, para você praticar o que já estudou e analisar o que ainda precisa estudar mais.

6. Gabaritar

Quem busca uma rotina de estudos realmente eficiente, precisa se organizar e planejar suas tarefas. Pensando nisso, o aplicativo Gabaritar é feito para você planejar os seus estudos e acompanhar o seu desempenho. 

Primeiro, você procura todos os conteúdos que precisa estudar e coloca no aplicativo, considerando quanto tempo precisa dedicar a cada assunto. Depois, você liga o cronômetro enquanto estiver estudando e, por fim, analisa o seu desempenho, podendo receber dicas de como melhorar o seu aprendizado.

7. Human Anatomy Atlas

Apesar de não ser padrão, algumas universidades, no momento da seleção, dão peso diferente para a nota de determinada matéria de acordo com o curso escolhido por você. 

Então, se o seu objetivo é passar em medicina, por exemplo, tirar uma nota boa na parte de Ciências da Natureza e suas tecnologias pode te ajudar a conseguir a vaga na universidade de você deseja. 

Dessa forma, o aplicativo Human Anatomy Atlas te ajuda a aprender mais sobre diversos termos relacionados ao corpo humano e suas localizações. São várias funcionalidades disponíveis para te ajudar a se preparar melhor.

8. Leitor Rápido

Se você já realizou o Enem, deve saber que um dos grandes problemas dessa prova é o tempo. Realizar 95 questões de múltipla escolha demanda tempo e isso é algo que deve ser muito bem calculado para você conseguir responder todas e ainda passar as respostas para o gabarito oficial.   

Então, uma dica de aplicativo para estudar para o Enem é o Leitor Rápido. Através dele você consegue praticar a leitura de questões, desenvolvendo uma leitura mais dinâmica e eficiente. 

Afinal de contas, o Enem é cheio de textos e, muitas vezes, não é necessário ler tudo para conseguir responder às questões.  

9. Flipboard

Como já falamos, para se preparar para o Enem é muito importante estar ligado às notícias e atualidades para aumentar o seu repertório sociocultural. E, como são diversas informações disponíveis virtualmente, o aplicativo Flipboard te ajuda a selecionar as que mais te interessam.

Esse aplicativo para estudar para o Enem funciona como uma revista: ele filtra as principais notícias do dia de diversos sites para facilitar a sua vida. Além disso, você pode selecionar os assuntos que mais te interessam, criando o seu próprio feed de notícias.

10. Dicionário Sinônimos Offline

Como a redação é uma das provas que pode te ajudar muito a melhorar a sua média final do Enem, evitar a repetição de palavras e construir um texto com vocabulário diversificado é uma forma de garantir pontos nessa etapa.

Pensando nisso, o aplicativo Dicionário Sinônimos Offline te ajuda a buscar, de maneira fácil, sinônimos para as palavras que você perceber que costuma repetir muito em seus textos. 

Ou seja, com esses 10 aplicativos para estudar para o Enem você consegue se preparar, do início ao fim, para chegar confiante no dia do exame! E, para não ser eliminado por bobeira, confira também o nosso post sobre as regras do Enem. 😉

Vamos debater sobre?