Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: Automedicação em debate no século XXI [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A ingestão de remédios sem prescrição médica é um problema de saúde pública que deve ser enfrentado. Pensando nisso, no desafio #vem1000 de hoje, trouxemos o seguinte tema: Automedicação em debate no século XXI.

Veja um exemplo de redação sobre o tema:

Exemplo de redação sobre o tema: Automedicação em debate no século XXI

A série estadunidense “Euphoria” acompanha a jornada da adolescente Rue, que consome diferentes medicamentos não prescritos como forma de escapar da realidade. Análogo ao quadro vivenciado no programa, na atualidade brasileira, mostra-se crescente o número de pessoas que utilizam remédios sem indicação médica, sendo gerador de várias patologias, designando um problema de saúde pública. Nesse contexto, entre as principais causas que evidenciam a problemática, pode-se citar o elevado índice de desinformação bem como o interesse de grandes farmacêuticas. [1] [2] [8]

Cabe mencionar, em primeira análise, que muitas pessoas desconhecem os efeitos colaterais dos medicamentos. Conforme o filósofo grego Paracelso, todo remédio é um veneno, o que difere é a dose. Seguindo essa linha de raciocínio, indivíduos, ao sinal de quadro de mal-estar, ingerem fármacos sem a indicação de um profissional da saúde e, como consequência, podem vir a sofrer graves problemas de saúde a curto e médio prazo decorrentes do uso da medicação. [3] Sob esse viés, é necessária a consulta com algum profissional qualificado para prescrever um medicamento, o qual leva em conta os prós e contras.

Vale ressaltar, em segunda análise [6], que grandes indústrias farmacêuticas usufruem da mídia para aumentar o número de vendas. Segundo George Orwell [7], a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa. Sob essa ótica, empresas do ramo elaboram propagandas a fim de atingir o público-alvo, promovendo produtos com propostas milagrosas. Por conseguinte, parte do corpo social brasileiro adquire medicamentos por conta própria, muitas vezes [9] ignorando a bula e sofrendo efeitos colaterais. Tal ação aumenta a chance de futuros problemas de saúde e minimizam a qualidade de vida da população.

Diante da discussão elencada, são notórios os malefícios da automedicação. Para alterar o cenário vigente, o Ministério da Saúde, associado à mídia, deve elaborar panfletos informativos sobre os efeitos colaterais de medicamentos, com o intuito de informar a população sobre os riscos de automedicar-se por conta própria. Além disso, o Governo necessita ampliar as normas relacionadas a publicidade e propaganda de fármacos no meio televisivo e na internet, por meio da criação de novas leis, objetivando diminuir a idealização de determinadas medicações. Com tais medidas, situações semelhantes a da série poderão ser evitadas. [4] [5]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [8] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no Enem.
  • [9] Expressão intercalada deve vir entre vírgulas.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  •  [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [3] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns! 
  • [7] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [6] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [4] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
  • [5] Apresentou o agente da proposta. Muito bem!

Comentário final

Apenas tente embasar sua tese com fatos e dados, não apenas com argumentos que, mesmo sabendo que são reais, precisam ser provados. 

Nota: 1000

Quer escrever sobre o tema “Automedicação em debate no século XXI” e receber feedbacks completos dos nossos corretores? Basta contratar um plano de correções da Imaginie e enviar a redação pela nossa plataforma. 

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter