Cai o número de notas 1000 na redação e aumenta o número de notas 0

Carla Gobb Notícias

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) na última quarta-feira (18) e os resultados da redação decepcionaram mais uma vez.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), em 2016 somente 77 participantes conseguiram alcançar a nota máxima no exame. O número é menor do que foi registrado nos exames anteriores: 104 candidatos em 2015 e 250 candidatos em 2014.

O número total de estudantes com nota zero ou que tiveram a prova anulada foi de 291.806. Os principais motivos foram:

– Fuga ao tema,

– Parte desconectada,

– Cópia de texto motivador,

– Texto insuficiente,

– Não atendimento ao gênero dissertativo-argumentativo,

– Propostas de intervenção que ferem os direitos humanos,

– Não comparecimento ao segundo dia de prova ou a apresentação da redação em branco.

A prova de redação exige do candidato a elaboração de um texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas. Os temas da última edição foram Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil (primeira aplicação) e Caminhos para combater o racismo no Brasil (segunda aplicação).

Na última edição do exame a média total dos participantes também caiu em ciências da natureza e ciências humanas, mas subiu em linguagens e matemática.

Os resultados do ENEM podem ser consultados na página do Inep (http://enem.inep.gov.br/participante) com cpf e senha. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) acontecem entre os dias 24 e 27 de janeiro.

VEJA TAMBÉM: MUDANÇAS NO ENEM 2017

Vamos debater sobre?