Corretores, ao contrário do que muitos alunos pensam, não são máquinas e, muito menos, dicionários e gramáticas ambulantes. Por isso, é super compreensível que cometamos erros. O que não devemos é persistir no erro, certo? Pensando nisso, trouxemos esse post objetivo para alertá-los sobre os cinco equívocos mais recorrentes nas correções na Competência 1, seguindo o modelo ENEM. Confira abaixo:
ADVÉRBIO
O advérbio possui a vírgula facultativa, ou seja, cabe ao aluno decidir se quer ou não usá-la. Entretanto, é muito comum observarmos nas correções pedidos dos corretores tanto para inserir a vírgula quanto para retirá-la, o que não é pertinente. Atenção!
GOVERNO FEDERAL
Vemos com frequência a cobrança de “governo federal” com iniciais maiúsculas. Trata-se, porém, de um substantivo comum, logo, deve ser grafado com inicial minúscula.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL
O que poucas pessoas sabem é que o nome do documento é Constituição Federativa do Brasil, logo, sempre que o aluno utilizar uma expressão não oficial, como usualmente fazem ao escreverem na redação sobre a “Constituição federal de 1988”, a palavra “federal” deve ser grafada com inicial minúscula.
ISSO PORQUE / ISSO, POIS
Apesar de ambas as construções serem semelhantes e serem possíveis de empregar no mesmo contexto, é muito importante salientar que a primeira não admite o uso da vírgula, enquanto a segunda, sim.
“VISTO QUE” SEGUIDO DE VÍRGULA
Na maioria das vezes, a estrutura “visto que” não será acompanhada de vírgula. Acontece somente quando for seguida de um período deslocado, uma oração acessória ou um período explicativo, havendo, assim, a necessidade de vírgula. Logo, é imprescindível ficar atento(a) a essas questões para não errar a cobrança ao aluno.
Essas são algumas das inadequações que encontramos em muitos textos. Vale lembrar que o conhecimento precisa ser buscado, principalmente quando se trata de uma língua tão complexa como a nossa. Mas e você, já cometeu alguma gafe dessas? Ficou com alguma dúvida? Lembre-se de que, sempre que precisar, basta enviar um e-mail para o nosso time educacional para esclarecê-las. 🙂 Até a próxima!