Como anda o mercado de trabalho do profissional de Letras

Laura Pereira Dicas para corretor de redação

O curso de Letras aborda o estudo da Língua Portuguesa e sua literatura, tal como línguas estrangeiras, em que o aluno pode optar também por inglês, espanhol, francês, italiano, alemão ou ainda escolher um idioma clássico, como o latim e o grego.

Vasto é o mercado de trabalho do profissional Letras, mas ainda muito se relaciona o graduado em Letras à sala de aula, como se para esse profissional só existisse esse possível mercado de trabalho, a licenciatura. Mas hoje, o campo de atuação para esse profissional é muito mais amplo, e inúmeros são os segmentos onde esse profissional da língua pode exercer suas habilidades. Existe um leque de opções tanto no mercado empresarial, editorial, educacional ou até mesmo como autônomo.

Mercado empresarial

No campo empresarial, o profissional de Letras pode trabalhar em empresas no departamento de comunicação, já que possui um grande conhecimento linguístico. Pode atuar para detectar problemas na comunicação de documentos, como ofícios, memorando, cartas comerciais, pautas de reunião, e-mail e redações em geral, visando manter uma boa imagem da empresa.
As empresas buscam esse profissional também pelo domínio de outra língua estrangeira, podendo, assim, atuar como secretário bilíngue ou ministrando cursos de idiomas dentro da própria firma, ou até mesmo como intérpretes no fechamento de negócios internacionais.

Mercado editorial

Nesta área, o profissional é requisitado em quase toda etapa do processo editorial. Na edição, seleção, redação e preparação de textos dos mais variados tipos, como revistas, livros, folders (mídia impressa), sites e blogs (mídia digital).
Quando nos referimos à edição, estamos falando da concepção visual, escolha acertada de elementos gráficos, perfeita redação e no conjunto de tudo isso junto. O profissional desse ramo deve ter um feeling apurado, pois é a partir de seu trabalho que de fato os materiais são publicados, por isso é uma grande responsabilidade.

Mercado educacional

Quando se opta pelo curso de Letras, logo vem em nossa mente a licenciatura, já tão desestimulada em nosso país, fator este, que desencoraja muitos a escolherem o curso. Infelizmente, a educação pública no Brasil oferece aos professores baixos salários, condições de trabalho algumas vezes insuficientes, falta de segurança em sala de aula e desprestígio profissional. Mas, dos que se formam em Letras, 90% se tornam professores do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, principalmente na rede pública.
Porém, no campo educacional não existem apenas as escolas públicas para atuação. Uma boa oportunidade de altos salários são as escolas privadas e/ou de Ensino Superior. Para ser um professor contratado em uma instituição de ensino particular, é preciso ter um bom nível de conhecimento e cursos, como especializações e pós- graduação, além de uma postura diferenciada. O profissional da área de letras possui várias opções de atuação dentro da escola particular, podendo atuar como professor de redação, gramática, literatura e idioma estrangeiro. Na rede de ensino privada, o profissional de Letras pode atuar em cursinhos, que também oferecem bons salários, mas, para isso, é preciso ter o perfil adequado e um bom conhecimento também.
Dentro do campo educacional, há ainda a chance de lecionar no Ensino Superior. Para isso, é necessário possuir títulos, como os de mestrado e doutorado. Quanto maior a especialização do profissional, maior o salário. A hora/aula desse profissional costuma ser bem alta.
Ainda dentro do mercado de trabalho educacional, é possível para o profissional de Letras trabalhar em escolas bilíngues ou escolas de idiomas que existem em grande número em nosso país.
Um outro mercado que vem crescendo são os dos cursos preparatórios para concursos públicos. Esses cursos têm muita notoriedade devido a procura das pessoas por um trabalho seguro e de bom salário.

Autônomos

Um campo que vem crescendo de forma considerável, são os dos freelancers, profissionais autônomos, muita das vezes ligados à internet, que trabalham com tradução, revisão de textos, redação de artigos para blogs e sites, correção de redações de plataformas on-line, correção e revisão de monografias, dissertações e teses acadêmicas, entre outras tantas coisas que o universo on-line oferece.
Há sites que se dedicam exclusivamente a oferecer propostas de trabalhos freelancer a esses profissionais.
Extenso é o mercado de trabalho para o profissional de Letras. Há ainda outras áreas que absorvem esses profissionais, tais como a tradução, onde é possível traduzir livros (obras técnicas e literárias), trabalhar na elaboração de audiovisuais com legendagem e redações de textos para dublagem. Dentro da área de tradução, o profissional pode trabalhar como intérprete em eventos internacionais e com legendas e tradução softwares.
Há ainda outros campos, como intérprete de Língua Brasileira de Sinais, a LIBRAS, crítico de obras literárias, agente literário, roteirista, resenhista, ensaísta, entre tantas outras possíveis atividades.

Vamos debater sobre?