Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Como avaliar o ponto de vista dos alunos?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Avaliar um ponto de vista é um dos desafios dos corretores de texto. Afinal de contas, como distinguir e analisar com isenção opiniões tão diversas, com perspectivas bem diferentes das nossas? Foi justamente pensando nisso que o blog preparou esse post, para trazer recomendações que podem ajudar você a avaliar o ponto de vista dos estudantes, sabendo indicar quais caminhos são mais adequados para corrigi-lo — especialmente, quando este traz elementos que possam prejudicar o aluno na redação do ENEM. Falaremos sobre isso logo mais, ok?
Um primeiro passo importante é identificar que a opinião do aluno se faz presente em vários momentos do texto, sobretudo, na proposta de intervenção (quando se trata de uma redação dissertativa-argumentativa, tipo de texto da prova do ENEM). Das cinco competências que são analisadas, essa é a que mais os candidatos apresentem dificuldades em pontuar. Só para se ter uma ideia, em 2013, a pontuação média entre todos os inscritos no ENEM foi de 66.9 pontos nessa competência — bem menos da metade dos 200 pontos possíveis de se conquistar.
Esse desempenho aquém do desejado se efetiva porque, na maioria das vezes, o candidato não traz ao texto ideias para solucionar o conflito singularizado no tema. Até porque a proposta de intervenção ainda é muito confundida como conclusão do texto. E aqui está a primeira dica: caso você, corretor, note que o texto não apresentou soluções à provocação constante do enunciado, é preciso sinalizar com clareza. Lembre-se que a proposta de intervenção precisa estar fundamentada em argumentos e alinhada aos tópicos que foram desenvolvidos ao longo do texto.

Além disso, recomendamos ficar de olho nessas 4 dicas práticas que podem ajudá-lo a avaliar o ponto de vista dos alunos:

Analise a conexão com o tema: perceba se a proposta de intervenção trazida pelo aluno possui relação direta com o tema e com a provocação trazida nos textos de apoio (também conhecidos como textos motivacionais). A partir deles, os estudantes aliam ao repertório sociocultural individual, o que deve lhes dar condições de apresentarem soluções viáveis e replicáveis. Uma recomendação que pode ser dada aos alunos é que estes devem sempre alinhar a proposta de intervenção aos argumentos que já foram desenvolvidos ao longo do texto. E, por isso, não se trata de tirar da cartola uma solução milagrosa! É sempre importante tranquilizá-los quanto ao objetivo da proposta de intervenção, até para que a vejam como um bicho-de-cabeças, tudo bem?

Respeite o contexto de cada um: talvez aqui esteja uma das maiores dificuldades encontradas pelos corretores ao analisar o ponto de vista em uma redação. Como os alunos vivem em contextos diferentes e, portanto, possuem repertório socioculturais igualmente distintos é preciso haver muito cuidado na avaliação destas opiniões. E isso representa nos afastar da nossa própria visão para que a análise feita no texto possua o máximo de isenção possível. Por isso, por mais diferente que seja aquele trecho de sua opinião, certifique-se de dois aspectos: 1) se o que está sendo trazido pelo autor tem conexão com o tema, como expusemos no item anterior; 2) se o ponto de vista seguem os parâmetros que alertam o ENEM, isto é, para que estes não firam os direitos humanos.

Analise se a proposta de intervenção está adequada: seguindo nessa linha de raciocínio, é imprescindível avaliar se o ponto de vista trazido na proposta de intervenção está atendo aos critérios avaliados. Trocando em miúdos: as soluções apresentadas pelos alunos devam ter dois focos: individual e global. Essas recomendações evitam que os autores fujam de propostas muito genéricas, com afirmações muito abrangentes. E, principalmente, os compromete a pensar em ações menores que podem ser potencializadas em escala global. Tenha em mente se aquilo que está sendo proposto responde a essas questões simples: quem fará o que eu estou propondo? Como será feito? Quais ferramentas ou recursos deverão ser usados? E assim por diante.

Atenção ao que pode desqualificar o texto:  um dos aspectos que podem levar a zerar a redação do ENEM é quando esta apresenta opiniões ou pontos de vista que desrespeitem os direitos humanos. Normalmente, isso ocorre quando o candidato se exalta ao apresentar suas soluções e parte para argumentos genéricos, agressivos e generalistas. Não somente a prova do ENEM, mas toda proposta de redação deve prezar pela cidadania. Até por isso é muito importante ao pensar numa solução pensar no bem da sociedade como um todo. Ao perceber isso na correção, indique que os alunos leiam bastante e aprofundem seu repertório sociocultural para que apresentem opiniões em sintonia com o tema e, principalmente, sejam viáveis na aplicação na sociedade.

Essas são recomendações importantes e que ajudam você, corretor, a estabelecer uma distância necessária para analisar, com isenção, o ponto de vista dos alunos que preparam uma redação para o ENEM. Leve em consideração essas dicas e compartilhe com a gente o quanto isso facilitou o seu trabalho! Caso tenha alguma recomendação diferente, não deixe de nos contar também (abaixo, nos comentários).

Até o próximo post!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter