Sabemos que trabalhar em casa, que, em tese, deveria ser algo mais leve e flexível, virou sinônimo de trabalho dobrado e sem folga. Resolvemos elaborar esse post para você que ainda tem dificuldade em saber como conciliar a rotina de professor com a de freelancer. Elaboramos algumas dicas e é muito importante que você, primeiro, analise sua rotina, para só então optar pelas melhores mudanças.
TENHA UM HORÁRIO FIXO
Já falamos disso algumas vezes aqui no blog, mas é muito importante reforçar. Ter um horário fixo, além de ajudar na programação da rotina, também favorece a disciplina, evitando, assim, a procrastinação.
RETIRE ALGUNS DIAS PARA ISSO
Para muitos, com a rotina de aulas, elaboração de provas, correção, aplicação de atividades e tudo mais que envolve a vida de um professor, não há como se dedicar todos os dias para a correção extra. Por isso, escolha alguns dias na semana, de preferência os mais tranquilos na sua agenda, para fazer essa atividade.
ADIANTE O TRABALHO NORMAL
Sempre que possível, faça os planejamentos necessários para o seu trabalho de carteira assinada. Não espere os prazos e não deixe para a última hora, sempre esteja um passo à frente! Isso te dará maior flexibilidade nos horários e organização.
SE ORGANIZE
Organização é essencial, não há como trabalhar programação. E, para te ajudar, nada melhor do que se planejar. Crie pastas no computador com as turmas para as quais você costuma dar aula, por exemplo, e tenha um planner com as aulas e conteúdos que dará. Anote os compromissos em uma agenda, pode ser até mesmo virtual. Reaproveite os exercícios dados no ano anterior, mas sempre fazendo modificações relevantes. Isso, com certeza, otimizará o seu tempo.
TRABALHE COM METAS
Proponha pequenas metas, como, por exemplo, corrigir 20 textos na terça-feira, 10 pela manhã e 10 à tarde. Isso irá aumentar a sua produtividade.
CUIDE-SE!
Por fim, o mais importante é não esquecer de se cuidar. Afinal, não há dinheiro no mundo que compre uma boa saúde e, por mais que ele consiga pagar bons médicos e remédios, não espere chegar a esse ponto.
E aí, o que achou dessas dicas? Temos vários posts aqui que podem ser interessantes para você, que tal dar uma pesquisada? O post “Como evitar a procrastinação na hora de corrigir textos” pode ser muito complementar na sua jornada.
Por hoje é isso, até a próxima!